Você está aqui: Página Inicial > Contents > Graduação > Dança - Licenciatura

Dança - Licenciatura

por danielrocha publicado 30/06/2016 11h29, última modificação 17/04/2018 11h51

O curso visa proporcionar a formação profissional do(a) Professor(a) de Dança, através das práticas e os conteúdos específicos da dança, tornando-o apto a participar ativa e criativamente de processos artísticos e educacionais, e exercer com competência e ética os seus papéis, correspondendo ao mesmo tempo às exigências legais ao exercício da profissão.

Perfil do Profissional Egresso

Os egressos do Curso de Licenciatura em Dança estarão capacitados a atuar como professores de dança numa perspectiva interdisciplinar, plural e respeitosa à integridade física e psicológica dos seus alunos. Serão capazes de integrar teoria e prática a partir de uma reflexão ética e crítica do papel social e artístico das diversas práticas de dança. 

Ao haver experienciado teórica e praticamente os principais aspectos do processo artístico em dança, os egressos do Curso estarão qualificados a responder prontamente às exigências técnicas, metodológicas e estéticas da profissão. Ao aprofundar o conhecimento prático e teórico das danças populares, poderá atuar para o fortalecimento da cultura local e para superação de preconceitos e hierarquias historicamente construídas.  O egresso deverá valorizar os contextos sócio-culturais de modo a estabelecer um processo pedagógico significativo para o aluno. Faz parte ainda do perfil, a compreensão da importância da busca por uma permanente atualização profissional, assim como da interferência criativa no mercado de trabalho, ao propor novas formas de atuação artística e docente.

Campos de Atuação

O campo de atuação do Licenciado é constituído pelas atividades de ensino formais e informais característicos do Ensino Fundamental e Médio desenvolvidos nas escolas das redes pública e particular de ensino, também podendo agir como educador em instâncias de ensino não formal, em projetos especiais de animação cultural, de cunho terapêutico ou social, ligados às atividades de ensino. O caráter obrigatório do Ensino de Artes instituído com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) cria sólidas perspectivas de absorção dos formandos. O Licenciado em Dança também terá competências para atuar nas áreas de gestão pública para a arte, curadoria de eventos de dança, consultoria artística e pedagógica para grupos profissionais e amadores, bem como Organizações Não Governamentais que utilizam a arte como tecnologia de educação. 

Estrutura Curricular

Integralização curricular 3210 horas/aula (214 créditos)

Duração mínima do Curso: 08 períodos letivos

Duração máxima do Curso: 12 períodos letivos

Mais informações: Coordenação de Licenciatura em Dança