Você está aqui: Página Inicial > Contents > Graduação > Teatro - Bacharelado
conteúdo

Teatro - Bacharelado

por CCTA publicado 17/04/2018 10h07, última modificação 17/04/2018 11h52

Criado em 2006, o Curso de Bacharelado em Teatro da UFPB oferece uma formação interdisciplinar, integrando as atividades de ensino às atividades de pesquisa e extensão com conhecimentos das áreas das Humanidades, além de conhecimentos específicos Artes Cênicas, procurando desenvolver o perfil acadêmico e intelectual que atenda as possibilidades de ação deste profissional mercado de trabalho. Com duração de 04 anos e de turno vespertino, o curso estimula seus estudantes a participarem de ações de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela Universidade, também incentivando-os a realizarem produções artísticas.

Objetivos do Curso

  • Objetivo Geral

Promover a formação do Bacharel em Teatro conforme especificidades da área e postura criativa frente aos processos artísticos, observação da ética, compreensão de suas funções sociais e exigências legais da profissão.

  • Objetivos Específicos

- Fomentar o conhecimento histórico e artístico do teatro universal e brasileiro, considerando a produção regional;

- Estimular o exercício de princípios relativos à performance para a cena;

- Promover condições para o aprendizado dos conteúdos e metodologias;

- Pesquisar procedimentos criativos em Artes Cênicas;

- Contribuir para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva sobre o fazer artístico;

- Criar oportunidades para a participação nas etapas da criação em Artes Cênicas (figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, estudos de dramaturgia, dentre outros);

Perfil do Profissional Egresso

Os egressos do Curso de Bacharelado em Teatro estarão capacitados a atuarem enquanto artistas das artes cênicas, capazes de integrarem-se às mais diversas mídias que se utilizem dos recursos teatrais, sempre em uma perspectiva ética, plural e respeitosa em relação ao teatro enquanto linguagem artística e a seu público. Devem ser capazes de integrar teoria e prática de forma interdisciplinar a partir da reflexão crítica sobre as artes da cena e suas funções sociais.

Por terem experimentado prática e teoricamente os principais aspectos do processo artístico teatral, os egressos do Curso de Teatro estarão qualificados a responder prontamente às exigências técnicas, metodológicas e estéticas da profissão. Faz parte ainda do perfil, a compreensão da importância da busca por uma permanente atualização profissional, assim como a interferência criativa no mercado de trabalho, ao propor novas formas de atuação artística.

Estrutura Curricular

O Curso de Graduação em Teatro, Bacharelado, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Campus I, desta Universidade, se estrutura com um total de 2400 horas (duas mil quatrocentas), equivalentes a 160 (cento e sessenta) créditos, com duração mínima de 04 (quatro) anos e máxima de 06 (seis) anos equivalentes à duração mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos.

Mais informações: Coordenação do Bacharelado em Teatro