Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura solene do Intercom 2022 reúne congressistas em noite de música e homenagens
conteúdo

Notícias

Abertura solene do Intercom 2022 reúne congressistas em noite de música e homenagens

publicado: 07/09/2022 20h28, última modificação: 10/10/2022 15h44

A abertura solene do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), ocorrido na noite da última terça-feira (06) reuniu, no Espaço Cultural, em João Pessoa, pesquisadores e estudantes de várias partes do país. 

A mesa solene foi composta pela Diretora Científica do Intercom, Nair Prata; por Juliano Domingues, Vice-Presidente do Intercom; pela Coordenadora Regional da Intercom e Professora do CCTA, Norma Meireles Mafaldo; pela Vice-Diretora do CCTA, Fabiana Cardoso de Siqueira; pelo Ex-Diretor do CCTA, José David Campos Fernandes; por Margarida Maria Krohling Kunsch, Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; pelo Vice-Chefe do Departamento de Comunicação do CCTA, João de Lima; e pela Vice-Reitora da UFPB, Liana Filgueira.

Na oportunidade, a Doutora em Letras e Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFPB, Bernardina Freire, prestou homenagem póstuma ao ex-professor de Jornalismo do CCTA, Welliton Pereira, pelas importantes contribuições deixadas por ele na pesquisa em Comunicação e na formação de profissionais e estudiosos da área. Também foi feita homenagem ao ex-professor de Radialismo do CCTA, Moacir Barbosa, que faleceu este ano e que era referência no ensino de Comunicação Social. 

O Intercom 2022 voltou a ser realizado de forma presencial após dois anos de pandemia e, para o Vice-Presidente da Intercom, Juliano Domingues esse “é um momento de reencontro este da Intercom, principalmente, que tem um componente afetivo muito forte”. Para ele é, esse é o momento para “refletir sobre o que vem pela frente, em relação a congressos científicos pós-pandemia”.  

O Congresso traz, este ano, o tema ‘Ciências da Comunicação contra a Desinformação’ e para a pesquisadora Margarida Maria Krohling, essa é uma temática crucial para o momento que estamos vivendo hoje no país e no mundo. “A comunicação tem um papel fundamental. Os professores, estudantes e profissionais da comunicação precisam trazer contribuições novas para tentar mudar essa situação”, ressaltou a professora.  

Segundo a Professora Norma Meireles, a concretização de um evento desse porte em uma universidade pública, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelos constantes cortes de verbas, demonstra “uma resistência e uma ousadia”. Ainda de acordo com ela, a 45ª edição do Intercom tem um sabor especial: “ficamos tanto tempo nos vendo por tela e hoje estamos aqui juntos nesta valorização do ser humano”. 

Diversos estudantes também estiveram presentes na solenidade de abertura, como é o caso da estudante de Jornalismo do CCTA, Gabriella Loiola, que além de monitora do evento, também participa do evento com apresentação de trabalho. A estudante contou que se sente “muito feliz e nervosa por participar de um evento tão grande e importante para a comunicação brasileira”. 

A noite solene teve a participação da Orquestra Sinfônica da UFPB, além da feira 'No Balaio' com gastronomia, arte, artesanato, decoração, moda e design.  

O Intercom segue até a próxima sexta-feira (9), com atividades UFPB, na UNINASSAU e no UNIESP. 

Mais informações e a programação completa do evento podem ser conferidas no https://intercom2022.ccta.ufpb.br/,

 

Redação: Luiza Amelia Rocha (aluna extensionista voluntária)
Edição: Débora Freire