Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCTA investe em modernização do Estúdio de TV e capacitação de profissionais

CCTA investe em modernização do Estúdio de TV e capacitação de profissionais

publicado: 09/02/2021 20h40, última modificação: 09/02/2021 20h40

O Estúdio de TV do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) passou recentemente por reestruturação para acomodar novos equipamentos digitais.

Uma pintura especial para o uso de chroma key, recurso que permite o uso de cenários virtuais; a renovação de toda o revestimento para isolamento acústico antichamas, material doado pela TV UFPB; além da substituição de portas foram os primeiros passos para deixar o estúdio adequado à instalação de equipamentos essenciais para a realização de atividades acadêmicas: um sistema de controle mestre e um servidor de ingest e playout.

O sistema de controle mestre abarca um conjunto de telas e botões e é reconhecidamente o coração de uma Televisão. Por meio dele são escolhidos, através de mesa de corte, os sinais de vídeo que irão ao ar e o produto final a ser exibido. Já o servidor de ingest e playout é um sistema de gravação e reprodução de transmissão automatizada 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive de exibição de logotipo e gráficos, tudo em tempo real. Ele reproduz imagens em resoluções diversas como as em alta definição.

As novas instalações vão permitir a realização de atividades práticas dos cursos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Cinema, facilitando ainda mais o conhecimento e o acesso às novas tecnologias que são utilizadas no mercado de trabalho.

Segundo o diretor do CCTA, professor Ulisses Carvalho, a reforma no espaço e a compra de equipamentos de última geração possibilitaram a mudança de um estúdio analógico para um totalmente digital, com material de ponta. “Isso vai proporcionar uma experiência enriquecedora, única e atual aos discentes de vários cursos e aos estagiários na produção de conteúdo e no aprendizado. Nós que fazemos o Centro estamos muito felizes com mais essa conquista.”

Professores e técnicos estão recebendo treinamento para manipulação dos novos equipamentos. Vale ressaltar que, apesar de presencial, o treinamento está obedecendo todos os protocolos de biossegurança, inclusive com a divisão de pessoas por dias.

Para o professor do departamento de Comunicação, Rodrigo Martins, que participou do treinamento, a reestruturação o estúdio de TV, com a aquisição desses equipamentos, equivalentes aos utilizados em emissoras de televisão, além de proporcionar uma formação prática mais atualizada, vai possibilitar aos estudantes desenvolver trabalhos com maior qualidade, sejam eles de disciplinas, trabalhos de conclusão de curso, de pesquisa ou de extensão. “É importante sempre destacar o quanto as novas tecnologias dentro do audiovisual podem nos permitir explorar e experimentar de maneira criativa, incentivando a inovação em formatos e produtos.”

Ainda de acordo com a Direção do CCTA, o próximo passo será a compra de câmeras e acessórios, como lentes.