Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ciclo de Debates e Estudos realiza seu terceiro encontro através de live e enfoca o Teatro e a Dança na Educação Básica
conteúdo

Notícias

Ciclo de Debates e Estudos realiza seu terceiro encontro através de live e enfoca o Teatro e a Dança na Educação Básica

Teatro e a Dança na Educação Básica será tema de encontro com Professora Marcia Strazzacappa (UNICAMP/UFPB) e Professor Wellington Menegaz (UFU), nesta quinta feira, dia 30 de julho de 2020, às 18 horas.
por CCTA publicado: 28/07/2020 18h17, última modificação: 28/07/2020 18h17

O Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas é um projeto de Extensão, coordenado pela Professora Márcia Chiamulera, do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. O objetivo do Ciclo é fomentar os estudos e debates sobre temáticas no campo das Artes Cênicas. O Ciclo, já em sua terceira edição, se configura como espaço de compartilhamento e construção de conhecimentos na área de Artes Cênicas. 

O terceiro encontro será transmitido nesta quinta feira, dia 30 de julho de 2020, às 18h, através do Canal YouTube Ciclo Artes Cênicas. Neste encontro, o tema "Teatro e Dança na Educação Básica: Percursos, Políticas e  Perspectivas" será discutido pela professora Marcia Strazzacappa (UNICAMP/UFPB) e Wellington Menegaz (UFU) e contará com a mediação da professora Larissa Hobi. Confira abaixo o currículo dos docentes.

O Ciclo de Debates e Estudos está sendo realizado através de lives na última quinta feira de cada mês, sempre às 18 horas, pelo Canal YouTube. O projeto também é divulgado pelas redes sociais Facebook e Instagram que podem ser acessados buscando @cicloartescenicas. O projeto tem a coordenação da Professora Márcia Chiamulera, com a colaboração da Professora Nykaelle Barros, além dos discentes Miguel Segundo (bolsista), Aelson Felinto, Railson Almeida e Rute Prazim.

Marcia Strazzacappa é Professora Livre-Docente aposentada da Faculdade de Educação/FE (Unicamp). Atualmente é Professora Visitante Sênior do ProfARTES da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Artista da Dança e clown. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/LABORARTE/Unicamp. Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade de Paris), Mestre em Educação (Unicamp), Graduada em Dança (Unicamp) e em Pedagogia (Unicamp).  Foi coordenadora do GT Educação e Arte da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação/ANPEd, do qual foi membro do Comitê Científico. Atualmente é coordenadora do GT Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE (2018/2021). Tem várias publicações tematizando o ensino de Arte, processos criativos, educação somática e educação médica.

Wellington Menegaz é ator e Professor de Teatro. Docente do Curso de Teatro e do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-doutor, Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT UDESC). Autor do livro Teatro com Adolescentes: dentro e fora da escola (2016). Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Psicopedagogia em Contextos Educacionais pela Universidade Católica de Uberlândia. Atuou durante dez anos como professor de Arte/Teatro em escolas de Educação Básica em Uberlândia. Foi coordenador do Subprojeto Teatro PIBID da UFU (2014-2017). Sua pesquisa investiga o ensino do teatro na educação básica e em contextos comunitários; a abordagem do drama e seus desdobramentos na educação; mídias digitais e redes sociais e suas reverberações no ensino de adolescentes e jovens. Membro do Núcleo Coelhos Mordem e do GEAC/UFU.

Larissa Hobi é  artista, docente, pesquisadora e audiodescritora com mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialização em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduação em Educação Artística (Artes Cênicas) pela Universidade Federal da Paraíba. Integra, desde 2009, o Grupo de Pesquisa Teatro: Tradição e Contemporaneidade (CNPq/UFPB) na linha de pesquisa Cena e Contágio, que visa o estudo das artes cênicas, visuais e performáticas em sua interação com o universo do grotesco, da hibridização e das disfunções do corpo, da mente e do comportamento, investigando também a virtualização e a multimodalidade do corpo cênico. Atua nas áreas de arte-educação, educação especial, audiodescrição, acessibilidade cultural, formação docente e interseção teatro/tecnologias. 

Fonte: Projeto de Extensão (PROBEX/UFPB) Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas.