Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Divulgados cursos do CCTA que serão avaliados no Enade 2021
conteúdo

Notícias

Divulgados cursos do CCTA que serão avaliados no Enade 2021

Prova será realizada dia 14 de novembro
publicado: 30/08/2021 09h23, última modificação: 30/08/2021 09h23

Os cursos de Licenciatura em Artes Visuais e de Licenciatura em Música, do CCTA, serão os avaliados este ano pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ferramenta de análise dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. 

O Enade analisa o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Deverão ser inscritos no Enade 2021 todos os estudantes ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas. Os concluintes são todos aqueles com previsão de término do curso entre o primeiro dia após o fim das inscrições do Enade (31/08/2021) e 31 de julho de 2022. 

Para a definição da habilitação dos estudantes transferidos de outra IES, ingressantes ou concluintes, deverá ser considerada como a data de início da graduação aquela da matrícula no primeiro curso, desde que o curso original pertença à mesma área de avaliação do Enade do curso em que o estudante está sendo inscrito no Enade 2021. 

Estudante habilitado deverá realizar o Enade independentemente de haver registro de sua participação em edições anteriores ao Exame deste ano. 

Importante ressaltar que a situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar, sendo a realização do Enade componente curricular obrigatório e, portanto, condição necessária para a conclusão do curso de graduação. 

A aplicação das provas do Enade 2021 ocorrerá dia 14 de novembro e seguirá o horário de Brasília (DF) com abertura dos portões às 12h; fechamento dois portões às 13h; início de prova às 13h30 e término de prova às 17h30. As provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal por instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O Exame será composto por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico próprio de cada área de avaliação. A parte de Formação Geral terá dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá trinta questões, sendo três discursivas e vinte e sete de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. 

O local de prova do estudante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no Sistema Enade

É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização da prova. 

É de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos estudantes habilitados acompanhar a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao Enade 2021 que forem publicados no Diário Oficial da União, informados no Portal do Inep e/ou no Sistema Enade. Além disso, as IES deverão informar ao estudante habilitado sobre sua inscrição no Exame. 

As ações de estudantes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais deverão ocorrer em ambiente de acesso restrito no Sistema Enade (enade.inep.gov.br), por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e intransferível. 

Os resultados de desempenho individuais e identificados nesta edição do Enade serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho do Estudante. Enquanto isso, os resultados de cursos, IES e áreas de avaliação serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, no Sistema Enade, no Sistema e-MEC e/ou no Portal do Inep. Todos os resultados serão divulgados dia 31 de agosto de 2022. 

As diretrizes de prova e componentes específicos da área de Artes Visuais, modalidade Licenciatura, no âmbito do Enade 2021 estão disponíveis no link https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-388-de-23-de-agosto-de-2021-340132941.

As diretrizes de prova e componentes específicos da área de Música, modalidade Licenciatura, no âmbito do Enade 2021 estão disponíveis no link https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-397-de-23-de-agosto-de-2021-340133021

Edital do Enade 2021: https://in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-36-de-12-de-julho-de-2021exame-nacional-de-desempenho-dos-estudantes-enade-2021-331807144 . 

 

Estudantes habilitados ao Enade 2021 

- Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021;

- Concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022;

- Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2021;

- Estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula (trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), estando habilitado, como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade 2021.

 

Estudantes dispensados do Enade 2021 

- Estudante de cursos avaliados pelo Enade 2021 que colar grau até o último dia do período de retificação de inscrições desta edição do Exame é considerado como não habilitado ao Enade 2021, estando automaticamente em situação regular perante o Exame, devendo tal situação ser registrada em seu histórico escolar, nos termos do art. 58 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018.

- Estudante de cursos avaliados pelo Enade 2021 que estiver sem vínculo com a IES até o último dia do período de retificação das inscrições desta edição do Exame é considerado como não habilitado ao Enade 2021, estando automaticamente dispensado desta edição do Exame, devendo tal situação, quando pertinente, ser registrada em seu histórico escolar, nos termos do inciso I do § 2º do art. 58 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018.

- Estudante concluinte habilitado, devidamente inscrito pelas IES, de curso oferecido na modalidade de educação à distância que esteja vinculado a polo de apoio presencial localizado no exterior, será dispensado de participação na prova do Enade 2021, por ato do Inep, no Sistema Enade, permanecendo a obrigatoriedade de sua participação mediante preenchimento do Questionário do Estudante.

 

Sobre o Enade 

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. 

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados.

As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação. 

 

Reportagem: Débora Freire