Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Egresso dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música do CCTA lança livro sobre educação musical e tecnologia
conteúdo

Notícias

Egresso dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música do CCTA lança livro sobre educação musical e tecnologia

Lançamento on-line será nesta sexta (30), às 20h
publicado: 29/07/2021 09h50, última modificação: 29/07/2021 09h50

Egresso dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música do CCTA, Thiago da Silva Sales lança nesta sexta-feira (30), às 20h, pelo Google Meet, o livro ‘Educação Musical: tecnologia e educação’. 

A obra é fruto da dissertação de Thiago apresentada, em março deste ano, no Mestrado em Computação, Computação e Artes (PPGCCA) da UFPB, Programa de Pós-Graduação do Centro de Informática (CI) em conjunto com o CCTA. O trabalho teve orientação da Profa. Dra. Juciane Araldi Beltrame, do Departamento de Educação Musical da UFPB. 

O livro trata da simbiose da educação musical com a tecnologia voltada para o ensino de música à distância (EAD). 

Thiago Sales conta que ainda desenvolveu a plataforma AVAMUSIC com ferramenta de inteligência artificial voltada para facilitar o ensino da música: a Manossolfa Digital. A AVAMUSIC tem código aberto, podendo ser acessada gratuitamente. 

Segundo Thiago, “com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, surgiu o aumento da demanda de ambientes virtuais de aprendizagem musical cada vez mais personalizados que pudessem suprir as necessidades e exigências do ensino de instrumento musical a distância. E o livro dialoga exatamente sobre a criação de ambientes virtuais específicos para a aprendizagem musical mais estruturados com outros mais personalizados e participativos.” 

A pesquisa, na qual resultou o livro, teve o objetivo principal de compreender a viabilidade de uma aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical na perspectiva dos professores.

 

Sobre ao autor 

Thiago Sales possui graduação em Música –  Licenciatura (Piano) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2019). Possui graduação em Música - Bacharelado (Piano) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2015). Tem experiência na área de música, com ênfase na performance pianística, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular brasileira, música erudita, jazz studies, educação musical e tecnologia. Além de pesquisas sobre tecnologia e educação, o autor vem realizando estudos sobre educação a distância (EAD), educação musical, ensino híbrido, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), desenvolvimento web (programação) com as tecnologias: HTML5, CSS3, Javascript, Python, Node.js, Express.js, MongoDB, React.js, Bootstrap, P5.js (Processing), Tensorflow.js, inteligência artificial e mais especificamente machine learning (aprendizagem de máquina).

 

Reportagem: Débora Freire