Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Evento na UFPB aborda como a convergência de mídias provoca transformações na representação dos sotaques regionais na TV
conteúdo

Notícias

Evento na UFPB aborda como a convergência de mídias provoca transformações na representação dos sotaques regionais na TV

por CCTA publicado: 29/10/2019 10h40, última modificação: 29/10/2019 10h40

Na história do telejornalismo brasileiro, pensar como os sotaques regionais são representados na TV faz parte do trabalho de jornalistas e fonoaudiólogos, em busca da boa comunicação com a sociedade.

Para os especialistas, o trabalho vocal deve garantir a boa transmissão da informação, sem desconsiderar as marcas que caracterizam as culturas regionais. Para isso, analisam aspectos que vão desde a adequação a um modelo-padrão de fala televisual à garantia da compreensão do que está sendo noticiado.

Neste século XXI, marcado pela convergência de mídias, muitas mudanças ocorrem na produção jornalística e nas relações que se estabelecem entre mídia e sociedade. Nessas transformações, a presença dos sotaques regionais na televisão ganha uma nova conotação, especialmente porque muitas vezes o telespectador assume o papel de coprodutor da notícia, gerando uma maior aproximação com as realidades regionais.

Para analisar como ocorrem essas transformações, Ana Lúcia Medeiros (pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional da Fapesq/UFPB) lança a 2ª edição do livro "Sotaques na TV” (CCTA, 2019) e debate com a fonoaudióloga da TV Cabo Branco, Celiane Ugulino, como a realidade da Paraíba se manifesta no contexto nacional e quais os desafios e as perspectivas que se apresentam neste século XXI, marcado pela convergência de mídias.

Aberto ao público, o evento será realizado às 9h da próxima quarta-feira,30 de outubro, no Auditório do Sintesp, localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.