Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Mestrado em Jornalismo do CCTA lança chamada pública para livro sobre os 50 anos de carreira do jornalista Caco Barcellos
conteúdo

Notícias

Mestrado em Jornalismo do CCTA lança chamada pública para livro sobre os 50 anos de carreira do jornalista Caco Barcellos

Organização da obra tem parceria com duas outras universidades
publicado: 26/07/2021 18h42, última modificação: 27/07/2021 20h49

Os Programas de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (PPJ/UFPB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram chamada pública para o livro (versão impressa e digital) celebrativo dos 50 anos de carreira do jornalista Caco Barcellos, que começou sua trajetória em 1972, no jornal Folha da Manhã, em Porto Alegre (RS).

Caco Barcellos é um dos jornalistas brasileiros em atuação de reconhecida contribuição e trajetória profissional. Vencedor dos principais prêmios no país (Prêmio Jabuti, Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos), já foi correspondente internacional, lançou livros e comanda, desde 2006, o Profissão Repórter, na TV Globo. 

Os interessados em participar da obra deverão enviar resumos até o próximo dia 22 de outubro para o e-mail cacob2022@gmail.com

Os artigos devem ser obrigatoriamente originais (que não tenham sido integralmente publicados em outros periódicos ou livros) e têm que tratar sobre qualquer dos temas que versam sobre a trajetória e obra de Caco Barcellos, tomando como referência as linhas de atuação do jornalista: Ingresso na profissão; Jornalismo Impresso; Imprensa Alternativa; Telejornalismo; Jornalismo Investigativo; O método; Direitos humanos; Ensino de reportagem; O jornalista-escritor; A ficcionalização e Denúncia do real. 

O livro, que será lançado em 2022, é organizado por quatro professores doutores: professoras Joana Belarmino e Sandra Moura (PPJ/UFPB), professora Cárlida Emerim (UFSC) e professor Rafael Schoenherr (UEPG). 

Apesar do caráter celebrativo, a publicação cumpre também o objetivo de inventariar a vida e a obra do jornalista, contribuindo com material acadêmico que venha a enriquecer o acervo bibliográfico fundamental à formação dos novos jornalistas no âmbito do ensino universitário. 

Mais informações podem ser consultadas no link: http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/arquivos/CHAMADA_PBLICA_50ANOS_JORNALISMO_CACO_BARCELLOS.pdf .

 

Reportagem: Débora Freire c/ secretaria do PPJ/UFPB