Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Organização Mundial da Saúde disponibiliza curso gratuito para servidores públicos sobre detecção e prevenção de vírus respiratórios, incluindo a Covid-19

publicado: 06/04/2021 18h07, última modificação: 06/04/2021 18h07

O curso "Vírus respiratórios emergentes, incluindo COVID-19: métodos para detecção, prevenção, resposta e controle” é uma ação desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem o objetivo de orientar os servidores públicos para reconhecer e lidar com problemas de saúde pública dessa natureza.

Apesar de ser voltado a servidores públicos de qualquer esfera do poder, a população em geral também pode acessá-lo.

O curso, que é gratuito, está disponível na Escola Virtual.Gov (EV.G), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia, que oferta capacitação a distância em várias áreas de conhecimento.

Espera-se que, ao final do curso, o participante conheça bem: a natureza dos vírus respiratórios emergentes; como detectar e avaliar um surto; estratégias para prevenir e controlar surtos devido a novos vírus respiratórios; além de quais estratégias devem ser usadas para comunicar riscos e envolver as comunidades para detectar, prevenir e responder ao surgimento de um novo vírus respiratório.

O estudo está estruturado em 5 módulos: Módulo Introdutório; Módulo A - Introdução aos vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19; Módulo B - Vigilância aprimorada e investigações de surtos de patógenos respiratórios emergente; Módulo C - Comunicação de risco e envolvimento comunitário; e Módulo D - Prevenção e resposta a um vírus respiratório emergente, incluindo COVID-19.

O curso possui carga horária de 10 horas, com duração de 30 dias, e será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na EV.G, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para acessá-lo é preciso realizar um cadastro.

Vale ressaltar ainda que não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado.

Para mais informações basta acessar o link https://www.escolavirtual.gov.br/curso/288 .

Reportagem: Débora Freire