Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB e grupo Camena fazem, juntos, concerto na Sala José Siqueira

OSUFPB e grupo Camena fazem, juntos, concerto na Sala José Siqueira

Concerto marca despedida acadêmica de professor da UFPB.
publicado: 30/10/2019 07h57, última modificação: 30/10/2019 07h57

A OSUFPB faz seu décimo sétimo concerto da temporada juntando-se ao grupo Camena para produzir o espetáculo “Vidas em Velas e Luzes”, que será apresentado excepcionalmente na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, às 20 horas. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e  R$ 20,00 (meia). Este concerto marca também o encerramento da vida acadêmica do professor Ibaney Chasin, que já tomou a decisão de se aposentar.

Neste novo projeto, o Grupo Camena se ata à OSUFPB e a artistas convidados para realizar o espetáculo musical “Vidas em Velas e Luzes”. Com cantores, instrumentos barrocos e modernos, imagens digitais especialmente desenhadas para este evento, se propõe a afirmar que o centro da arte por ele produzida é a vida humana, em seus tormentos, dores, alegrias, esperanças. “Com Chico Buarque e Claudio Monteverdi, Tom Jobim e Vivaldi, Purcell e tantos outros, saudamos a vida de ontem e hoje, que se entrelaça muito mais do que imaginamos”, explica o professor Ibaney Chasin, que no ano de 1997 fundou o Grupo Camena, juntamente com a professora Heloisa Muller.

Ao traduzir, em Vidas em Velas e Luzes, todas as canções para o português, o Camena dá um passo avante em sua trajetória, porque percebeu que ouvir as letras na nossa língua é agregar às melodias um peso e densidade que não se pode alcançar quando não compreendemos o que se fala! Viver a inteireza da música cantada é possuir e fruir seus textos, que modulados pelo canto falam de nós mesmos!

Trata-se de um espetáculo singular, porque, a um só tempo, é organicamente “erudito” e “popular”; já que mistura e funde instrumentos musicais de tempos diversos; porque desvela textos e poesias; porque se arrisca a ser completamente não convencional. Mas singular, acima de tudo, porque deseja a emoção humana, que nos torna mais sensíveis frente à vida, vida que insiste em dizer não a tudo aquilo que seja sensibilidade, universalidade, diferença.

Novo Ciclo

Este concerto é também um rito de passagem que celebra a trajetória do professor Ibaney Chasin, simbolizando o encerramento de suas atividades acadêmicas na UFPB, onde se dedicou em toda sua vida profissional de professor e músico.

“A arte é um lugar da busca de um indivíduo. “Este concerto fecha um ciclo da minha vida e abre outro, fruto de um aprendizado de muitos anos, entre erros e acertos. Um ciclo que se fecha na UFPB”, afirma o professor Ibaney, despedindo-se, em grande estilo, das salas de aula e da rotina acadêmica. Completa ainda que “estamos num momento histórico em que tempo, paciência e sensibilidade não estão de fato no nosso cotidiano. Então, Vidas em Velas e Luzes é a tentativa, talvez, de juntar o diverso e estabelecer a unidade da vida. Cantar Chico e Monteverdi, cravo e guitarra barroca, um piano, saxofone, oboé, cantores e orquestra de cordas é trazer para o palco a diversidade da vida”. Essa compreensão vem a ser a forma conceitual mais coerente que o professor Ibaney Chasin encontrou para celebrar sua trajetória, vestir-se com a dureza da realidade e anunciar as novas etapas que virão a partir de suas inquietudes de artista que busca compreender o ser humano pelo viés da história da arte, em especial, da música.

Grupo Camena

Fundado em 1997 por Ibaney Chasin e Heloísa Muller, professores do Departamento de Música da UFPB, o Grupo Camena nasce com o objetivo de pesquisar e executar o repertório dos séculos XVI e XVII. Formatado, em seu nascimento, por um trio de cantores que se fazia acompanhar por instrumentos de época, o grupo passou por formações diversas, sempre conservando o mesmo núcleo artístico, composto  um ou mais cantores e um violino, que se faziam acompanhar por um baixo contínuo formado pelo cravo, chitarrone, cello e/ou viola da gamba.

O Grupo Camena, mutante em função da busca de realizar o mais amplo repertório musical barroco é, pois, a unidade do diverso, onde canto e instrumentos se atam para tornar vivo um período musical que se caracterizou pela expressão dos afetos humanos.

A proposta musical do Grupo Camena envolve concretamente a reciprocidade desejada entre teoria e uma prática musical que sempre esteve fundada sobre reflexões teóricas a partir de uma prática que, de fato, se traduz em sua verdade maior.

O objetivo é levar às salas de concerto da cidade o repertório trabalhado nas disciplinas de Música de Camera na UFPB, durante o semestre letivo. Trata-se de transformar em extensão universitária uma atividade didático-pedagógica que se desenvolve no âmbito do Departamento de Música da instituição.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Fonte: LAMUSI