Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB estreia temporada com Concerto para Rabeca
conteúdo

Notícias

OSUFPB estreia temporada com Concerto para Rabeca

Rabequeira pernambucana Aglaia Costa é a solista convidada.
por CCTA publicado: 11/03/2019 12h01, última modificação: 11/03/2019 12h01

Este será um momento de rara beleza, no qual o público terá a oportunidade de presenciar, não um confronto, mas um harmonioso diálogo entre os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica e a rabeca, esse artefato popular que ainda garante os festejos dos terreiros mais longínquos do meio rural brasileiro. E esse diálogo não se dá apenas com os diferentes timbres dos instrumentos, mas também no repertório, pois, além de peças executadas a partir de ritmos populares, Aglaia nos traz a peça, “Peleja da Rabeca”, de sua autoria, que põe a rabeca para “conversar” com temas consagrados da música sinfônica universal, de compositores como Vivaldi e Mozart. No repertório, também consta Villa-Lobos, o compositor brasileiro que tanto se inspirou na cultura popular brasileira na construção da sua obra, universalizando-a. Mas, como toda agente da cultura popular no Brasil, Aglaia não esqueceu de Jackson do Pandeiro no ano de seu centenário de nascimento. O concerto também terá a peça “Um Samba Pra Jackson”, de sua autoria, mantendo viva a memória deste que é um dos maiores artistas da música brasileira de todos os tempos.

O Concerto conta ainda com a com a participação especial dos percussionistas da cena musical Pernambucana, Drica Souza e Viola Luz, trazendo sua percussão popular. Sobre este momento de tamanha riqueza musical, esclarece Aglaia: “Concerto para Rabeca preserva a autenticidade e diversidade da cultura musical nordestina. Coco de roda, maracatu, ciranda, cavalo marinho, xaxado, xote, marcha junina, samba de latada e o forró, dão o tom deste Concerto que passeia pela música popular e erudita”.

A abertura deste concerto conta ainda com a peça "Lamento Nordestino", de autoria do compositor paraibano Arimateia de Melo. Também com passagem no movimento armorial, através do Quinteto Itacoatiara, grupo instrumental paraibano onde atuou intensamente por mais de doze anos, Arimateia nos presenteia com uma peça que tem sua estrutura melódica a partir da escala nordestina (modo mixolídio) e com ritmos onde prevalecem o baião e a toada.

OSUFPB - Estreia da Temporada 2019

“Série concertos Especiais”

Concerto para Rabeca

Com Aglaia Costa

Sala de Concertos Radegundis Feitosa (Campus I da UFPB)

Dia 15 de março de 2019 (sexta-feira)

Às 20 horas - Entrada gratuita 

Programa: 

- LAMENTO NORDESTINO (Arimateia de Melo)

- SUÍTE CAMINHO DA ROÇA (Aglaia Costa)

- XAXADO, XOTE, MARCHA JUNINA (Aglaia Costa)

- ROI COURO ( Dimas Sedícias)

- UM SAMBA PARA JACKSON (Aglaia Costa)

- COCO NA PRAIA (Aglaia Costa)

- MARACATU  RABECADO (Aglaia Costa)

- LAMENTO DO BEIJO (Aglaia Costa)

- CIRANDA MINHA (Aglaia Costa)

- BRINCADEIRAS DE MATEUS (Aglaia Costa)

- A PELEJA DA RABECA (Aglaia Costa)

Fonte: LAMUSI - Laboratório de Música Aplicada/UFPB