Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCTA participa de painel no IV Simpósio Nacional do Rádio
conteúdo

Notícias

Professora do CCTA participa de painel no IV Simpósio Nacional do Rádio

Evento acontece esta semana e será transmitido pelo YouTube
publicado: 02/05/2021 16h10, última modificação: 04/05/2021 11h19

A professora e coordenadora do curso de Radialismo do CCTA, Norma Meireles, participa, esta semana, do IV Simpósio Nacional do Rádio, evento do qual é a idealizadora.

O painel que integrará, juntamente com pesquisadoras de outras universidades federais, abordará a pesquisa e o ensino de rádio de forma remota.

O Encontro, que, nesta edição, tem como tema ‘100 anos de rádio: democracia e cidadania nas ondas sonoras’, surgiu em 2013.

Este ano, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, o evento acontece de 5 a 7 deste mês e será transmitido pelo YouTube.

O objetivo é congregar a excelência em pesquisa acadêmica dentro de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas a respeito do rádio e da mídia sonora em distintas formas de manifestação, sejam emissoras comerciais, estatais ou públicas, educativas ou comunitárias. Além disso, é uma oportunidade para diálogos e proposições de parcerias entre ensino, pesquisa, extensão e os cotidianos profissionais e de mercado nas emissoras radiofônicas.

De acordo com a professora Norma, partiu dela a inquietação por ter um evento específico para pensar e discutir o rádio, como acontecia com a televisão: “primeiro eu pensei um evento local; porém, vi a possibilidade de que ele fosse um evento maior e realizamos o I Simpósio Nacional de Rádio em julho de 2013, na UFPB. Foi então que, dois meses depois do I Simpósio, levei a proposta para o encontro do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do qual faço parte. A proposta foi aprovada e o Grupo passou a realizar o evento".

Vale ressaltar que as inscrições para ouvintes continuam abertas até o dia do evento no link: https://www.sympla.com.br/iv-simposio-nacional-do-radio-2021__875369

Você pode acompanhar as atividades na página do Facebook do GP Rádio e Mídia Sonora ou no canal do IV Simpósio Nacional do Rádio no Youtube. Abaixo a lista das mesas e painéis da edição 2021 do evento:

Solenidade de Abertura, 5 de maio, 9h (horário de Brasília): https://www.youtube.com/watch?v=9t0Rz1YtLmw 

Painel 100 anos do rádio: ensino, pesquisa e os desafios no cenário de pandemia, 5 de maio, às 10h: https://www.youtube.com/watch?v=SpNNWy08Rmw  

Painel Pesquisa e ensino de rádio de forma remota, 6 de maio às 9h: https://www.youtube.com/watch?v=dc65-r5vVrk 

Painel O que será do Rádio pós-pandemia?, 7 de maio, às 9h: https://www.youtube.com/watch?v=Qu9ZWjT5Gm0 

Encontro da Rede de Rádios Universitárias do Brasil – Rede Rubra, 7 de maio às 14h: https://www.youtube.com/watch?v=ppRP9TiWjTU 

Painel 30 anos da primeira tese em Rádio: Gisela Ortriwano e a pesquisa radiofônica atual, 7 de maio às 15h: https://www.youtube.com/watch?v=ggd8WLtlZlg 

Lançamento de Livros IV Simpósio Nacional do Rádio, 7 de maio às 18h: https://www.youtube.com/watch?v=3hDjtE544K8 

Página do IV Simpósio Nacional do Rádio https://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/simposionacionaldoradio/simpnacradio .

 

Reportagem: Débora Freire