Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão ‘Pipocantos’ do CCTA realiza primeiras atividades músico-educativas para crianças
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão ‘Pipocantos’ do CCTA realiza primeiras atividades músico-educativas para crianças

publicado: 14/09/2022 10h25, última modificação: 14/09/2022 10h25

O projeto ‘Pipocantos: coro infantil’, do CCTA, aprovado no Edital Probex 2022-2023 da UFPB, realizou as primeiras atividades propostas pela ação que tem o objetivo de desenvolver o lado músico-educativas de crianças por meio da prática de coro infantil. 

O projeto tem como público-alvo direto crianças de 6 a 11 anos e licenciandos/as em Música da UFPB. 

Fundamentada em metodologias contemporâneas de ensino da música, a ação extensionista propõe atividades semanais, promovendo experiências musicais relacionadas ao tripé execução, apreciação e criação musical. Os ensaios são alicerçados nas perspectivas contemporâneas do fazer musical que abrangem, em síntese, a ludicidade e a significação no ensino e aprendizado por valorizar as experiências socioculturais dos participantes. 

O cronograma de ensino e aprendizagem abarca reuniões de planejamento (com alunos/as bolsista e voluntários/as), ensaios corais (crianças e com alunos/as bolsista e voluntários/as) e apresentações públicas (com todos participantes). 

As ações do projeto articulam os eixos ensino, pesquisa e extensão no que se refere aos estudos da regência e prática de canto coral, pois se constituem como ambiente de ensino e aprendizagem para os/as licenciandos/as em música, campo empírico de pesquisas desenvolvidas por docentes e estudantes da UFPB (graduação e pós-graduação) e extensão por estabelecer o diálogo com a comunidade local.

 

Equipe do projeto ‘Pipocantos: coro infantil’:

Coordenação:

Profa. do Departamento de Educação Musical do CCTA, Klesia Garcia Andrade

 

Licenciandos/as em Música:

Barbara Stephanie Gomes de Souza

Hermano Henrique Cabral de Paula

Julia Ellen Sabino Santos

Myartt da Silva Brito

Semmuth Bezerra de Almeida

 

Redação: Débora Freire c/ informações do Projeto Pipocantos