Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão do CCTA inscreve até esta segunda (13) para Oficinas de produção e difusão de Podcast
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão do CCTA inscreve até esta segunda (13) para Oficinas de produção e difusão de Podcast

publicado: 13/09/2021 12h21, última modificação: 13/09/2021 12h21

O Projeto de Extensão ‘ComSonoridades’, do CCTA, está com inscrições abertas até esta segunda (13) para Oficinas de produção e difusão de Podcast. 

As oficinas serão realizadas amanhã (14), e nos dias 16 e 30 deste mês, de maneira remota, no horário das 19h às 21h. 

Que desejar participar deve realizar a inscrição no endereço https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf. Está disponível um tutorial para realização da inscrição. 

Para receber o link de acesso às oficinas, bem como a declaração de participação, é necessária fazer a inscrição em cada uma das três oficinas oferecidas. As vagas são limitadas. 

Podem se inscrever estudantes de comunicação da UFPB e interessados que atuem na área. 

As três oficinas compreendem as etapas do processo de desenvolvimento de um Podcast: pré-produção (pesquisa, planejamento e roteirização), produção (captação de áudios e outras atividades) e pós-produção (edição e difusão do conteúdo na internet). Vale ressaltar que elas podem ser cursadas de forma independente. 

Além das oficinas, os inscritos contarão com assistência para produzir seu Podcast até o final do projeto, por meio da utilização de grupos de WhatsApp, Instagram (https://www.instagram.com/comsonoridades/) e da criação de uma página na plataforma Padlet, que funcionará como repositório do conteúdo e espaço de compartilhamento de materiais e experiências. 

Os participantes receberão certificado por cada Oficina realizada, totalizando até 20h de atividades, caso participem de todas as oficinas, produzam um Podcast e estejam presentes na Mesa Redonda Virtual, que ocorrerá ao final do projeto. 

Importante destacar que no dia 25 de novembro está prevista uma mesa redonda com o objetivo de refletir sobre a utilização do Podcast como mídia cidadã e incluirá o lançamento dos produtos desenvolvidos durante o projeto ComSonoridades. 

Esta ação de extensão está sendo organizada pelas professoras Lídia Herculano e Josilene Ribeiro, ambas lotadas no Departamento de Comunicação do CCTA, com a colaboração direta de profissionais e alunos do Curso de Radialismo da Instituição de ensino da UFPB. 

De acordo com as docentes, o Projeto atende uma demanda não apenas dos alunos do Curso de Relações Públicas, ao qual estão vinculadas, mas também de profissionais de comunicação em geral, já que o Podcast tornou-se uma mídia popular e de baixo custo de produção, invertendo a lógica de consumo de conteúdo em áudio, ao ir ao encontro do ouvinte a partir de softwares de rastreamento e atualização automática. Elas ressaltaram ainda que o uso do Podcast como ferramenta para difusão do conhecimento científico está assentado nos princípios da comunicação pública, contemplando o objetivo de aproximar a universidade e a ciência do cotidiano das pessoas. Assim, para as professoras, uma das contribuições desta ação é promover a interação entre a Universidade e a Sociedade, através da promoção de reflexões e da divulgação das produções desenvolvidas pelos alunos, usando o Podcast como mídia para despertar o interesse público pela pesquisa científica.

 

Programação – Oficinas

 

14/09 - Oficina 1: Pesquisa e roteirização do Podcast

16/09 - Oficina 2: Da captação de áudios à edição

30/09 - Oficina 3: Identidade e distribuição do Podcast

25/11 (previsto) - Mesa redonda virtual com convidados 

 

Sobre Podcast 

Os podcasts são programas de áudio sob demanda, e o ouvinte pode escutá-los na hora que quiser, ao contrário dos programas de rádio tradicionais. Podem ser baixados da internet ou reproduzidos em serviços de streaming. Organizados em uma série de episódios, os podcasts podem tratar de diversos temas, desde política, entretenimento e esportes até sexualidade. É possível ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que geralmente é gratuito.

 

Reportagem: Débora Freire c/ assessoria projeto ComSonoridades