Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Técnicos do CCTA entre os 10 melhores poetas da Paraíba e poemas já estão em livro
conteúdo

Notícias

Técnicos do CCTA entre os 10 melhores poetas da Paraíba e poemas já estão em livro

publicado: 13/06/2022 11h15, última modificação: 13/06/2022 11h15

Os servidores técnico-administrativos do CCTA, Paulo Sérgio Vieira e Águia Mendes, foram escolhidos para compor o livro ANTOLOGIA POÉTICA: POEMAS DOS DEZ MELHORES POETAS DO EXTREMO ORIENTAL DAS AMÉRICAS. 

O livro, como o título traz, reúne os 10 melhores poetas da Paraíba e já está disponível para venda no formado e-book. 

Os organizadores da publicação são o poeta e professor do curso de Filosofia da UFPB, Abah Andrade, e a contista Clarissa Moura. 

 

Sobre Paulo Sérgio Vieira 

Paulo Sérgio Vieira, 63 anos, natural de Cajazeiras – PB, reside em João Pessoa, desde a década de 80. É graduado em Letras, especialista em Literatura Brasileira, revisor de textos, servidor técnico-administrativo da UFPB e professor do ensino médio da rede estadual, disciplina Língua Portuguesa. 

Publicou em suplementos e periódicos literários, entre os quais Correio das Artes (jornal A União) e O Jornal da Paixão (ADUFPB-JP); nas revistas Usina, Ler e Revista do CCHLA e também na Agenda do Professor ADUFPB-JP. Integrou os projetos “Poesia Itinerante” (parceria entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado da Paraíba e a Secretaria de Cultura e Educação do Estado da Paraíba), “Boca da Noite”, “Arte é Intriga” e “Tome Poesia”. 

Participou da exposição “Dez Poetas Paraibanos Hoje”, promovida pela Aliança Francesa – João Pessoa – PB, e da Antologia Sonora – poesia paraibana contemporânea, organizada pelo Sebo Cultural (João Pessoa – PB). 

Ministrou a “Oficina de Haicais”, no XIV Festival do Japão na Paraíba, em 2019.

É autor dos livros de poemas Cílios de Deus (Editora da UFPB, 1995), Diálogo das horas (Editora da UFPB, 2014), Plumagem do vento (Editora da UFPB, 2019), e o infantojuvenil A arte de contar estrelas (Ideia Editora, 2022). 

Venceu, em primeiro lugar na categoria Poesia, o prêmio literário Políbio Alves 2021, promovido pela Funjope, com a obra Soletrar das sombras, ora no prelo. 

 

Sobre Águia Mendes 

Águia Mendes é natural de João Pessoa (PB). É formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e integra várias antologias poéticas, entre elas Cem poemas brasileiros e a Coletânea de Poetas do Nordeste Brasileiro, editada em Portugal. 

Fez parte do Grupo Jaguaribe Carne, criado na década de 1970 pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, e do qual o cantor e compositor Chico César também era um dos seus integrantes. 

É citado no volume II da Enciclopédia de Literatura Brasileira dirigida por Afrânio Coutinho e J. Galante. 

É autor de Jardim da infância, Contos policiais, Bíblia Profana, Blue para um cadáver sonhador, O livro do adivinhão, Sol de algibeira, Asa de cigarro e Um boi pastando nas nuvens, este último de poemas infanto-juvenis. 

 

Reportagem: Débora Freire