Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Teve carnaval no Departamento de Artes Cênicas do CCTA!

Teve carnaval no Departamento de Artes Cênicas do CCTA!

por CCTA publicado: 15/03/2019 12h37, última modificação: 15/03/2019 12h37

No dia 26 de fevereiro, semana pré-carnaval, foi realizado o 1° desfile da Troça Carnavalesca Mista “Tem Gogó Kirida?”. A iniciativa foi do Prof. Elthon Fernandes, que neste semestre 2018.2 ministra as disciplinas Ensino-Aprendizagem do Som em Cena e Experiências Sonoras Criativas, no Departamento de Artes Cênicas (DAC) da UFPB.

Aliando a proposta de realizar ação cultural em espaço de ensino e também do uso de sonoridades para cena teatral, o desfile fez parte da atividade curricular das duas disciplinas, contando com seus estudantes matriculados, demais estudantes do departamento e de outros cursos do CCTA. Sob coordenação do Prof. Elthon Fernandes, na comissão organizadora participaram: Raana Rocha, Naiara Cavalcanti, Rayssa Medeiros, Luiza Vieira (discentes da Licenciatura em Teatro); Marcelo de Sousa (egresso da Licenciatura em Teatro, ator e produtor cultural); Tatá Ferreira (estudante do Bacharelado em Teatro); Bia Angelina (musicista e discente do curso de Rádio e TV) e Ediel Moura (artista visual e discente da Licenciatura em Artes Visuais da UFPE).

Ediel Moura foi responsável pela criação artística da camisa e estandarte da troça, que posteriormente foi produzida também com auxílio do Prof. Elthon Fernandes e comissão organizadora.

No DAC, o desfile ainda teve apoio da Profa. Paula Coelho e sua monitora Tatiana Moraes para abertura do Laboratório Permanente de Figurino (LAPEFI), local em que os estudantes puderam produzir suas fantasias. Também houve participação da Profa. Daniela Santos que em 2018.2 ministra a disciplina de Tradições Brasileiras (aos cursos de Dança e Teatro) e trouxe como convidado o regente Renato Ramos que há 20 anos comanda os batuqueiros no Maracatu Leão Coroado, em Pernambuco, e é professor de batuques populares. Ambos prepararam os estudantes da disciplina e em seguida houve uma breve apresentação de maracatu durante a concentração do bloco. Parte dos instrumentos utilizados foram cedidos pelo DAC, por meio do apoio da chefe de departamento Profa. Adriana Fernandes.

Em seguida, o frevo foi comandado pela “Orquestra Gogó de Ouro”, formada por estudantes do curso de Música da UFPB que seguiram acompanhados da passista e pesquisadora de frevo Profa. Ana Valéria Vicente. Ao final do desfile a festa continuou no Bar do Contorno (no bairro do Castelo Branco) com a discotecagem da DJ Amadonna, personagem criada pelo estudante Murilo Franco, do Bacharelado em Teatro, e que sempre está presente nas festas organizadas por discentes e docentes do departamento. Destaca-se que todo o evento foi registrado por meio de parceria com fotógrafo Marcel Vaz (instagram: @marcelvzfoto).

Link para conferir todos os registros: https://www.behance.net/gallery/77239515/Tem-Gogo-Kirida

Fonte: DAC CCTA/UFPB