Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB aprova período suplementar 2021.1 com início das aulas em agosto
conteúdo

Notícias

UFPB aprova período suplementar 2021.1 com início das aulas em agosto

publicado: 10/06/2021 10h18, última modificação: 10/06/2021 10h18

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), da UFPB, aprovou a realização do período suplementar 2021.1, que continuará de maneira remota. Excepcionalmente, os departamentos poderão ofertar componentes curriculares também em modalidade presencial, desde que devidamente garantidas as condições de biossegurança pela Administração Superior, ouvida previamente a Comissão de Biossegurança do respectivo Centro de Ensino. 

A previsão é de que as aulas comecem em 9 de agosto e se estendam até próximo dia 16 de dezembro. 

A decisão foi tomada em reuniões extraordinárias do Consepe nos dias 1, 4 e 7 deste mês. 

O objetivo do período suplementar é fortalecer o vínculo institucional e possibilitar a aprendizagem dos estudantes com a oferta de componentes curriculares e de outras atividades de ensino.

As matrículas tanto de veteranos como de novos estudantes de cursos presenciais ocorrerá on-line, de 26 a 30 de julho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA).  

Importante lembrar que o período suplementar será realizado em caráter excepcional e não implica na oferta de todos os componentes curriculares obrigatórios e optativos regularmente oferecidos. Além disso, o período não é contabilizado para o prazo máximo para conclusão de curso. 

É facultativo aos alunos cursar as atividades oferecidas no período suplementar 2021.1 e também é dispensado o cumprimento da carga horária mínima ou o número de créditos mínimos, por período letivo. 

A gestão das atividades acadêmicas serão feitas pelas plataformas Turma Virtual do SIGAA e/ou Moodle Classes, disponibilizadas pela UFPB, devendo as notas e o registro de frequência serem realizados no SIGAA. Os componentes curriculares deverão ser ofertados no horário de funcionamento do curso. 

O atual semestre letivo suplementar (2020.2) se encerra no próximo dia 19 de julho, e o início do período letivo 2021.2 está previsto para 21 de fevereiro de 2022.  

O Consepe também aprovou resolução que regulamenta os encargos docentes, em caráter excepcional e temporário, durante a execução do Período Suplementar 2021.1. 

O calendário acadêmico 2021.1 da UFPB pode ser conferido no link http://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/processos-seletivos/CALENDRIOACADMICOSUPLEMENTAR2021.1.pdf.

 

Reportagem: Débora Freire