Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e UnB lançam livro sobre trajetória acadêmica do professor-pesquisador do CCTA Pedro Nunes
conteúdo

Notícias

UFPB e UnB lançam livro sobre trajetória acadêmica do professor-pesquisador do CCTA Pedro Nunes

publicado: 18/11/2021 10h47, última modificação: 18/11/2021 10h47

Será lançado, nesta quinta-feira (18), o livro ‘Mestre da UTOPIA: fragmentos de uma caminhada polifônica’, obra que reúne 48 textos-relatos sobre a trajetória acadêmica e análise das principais produções do professor-pesquisador do CCTA/UFPB, Pedro Nunes Filho. 

O lançamento previsto pra hoje ocorre de forma mais livre pelas redes sociodigitais e, posteriormente, através de uma série de lives que serão realizadas por perfis de entidades organizadoras e apoiadoras do livro (UFPB, UnB e UFAL). A primeira, como parte do lançamento, acontecerá no próximo dia 22, às 15h. O livro, porém, já está disponível para download no endereço https://mestredautopia.wordpress.com/.

Pedro Nunes tem uma carreira com mais de 40 anos dedicada à docência, transitando pelo Ensino, Pesquisa e Extensão na UFPB e em outras universidades pelas quais passou, como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

A coletânea reúne pesquisadores, jornalistas e cineastas do Brasil e países da América Latina que celebram a caminhada e a conquista do título de Professor Emérito da UFPB, concedido a Pedro Nunes em 2020, maior honraria entregue a um servidor da universidade. 

Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB em parceria com o Núcleo de Estudos e Produção Digital e Inovação em Linguagem Sonora da Universidade de Brasília (UnB), associados aos Grupos de Pesquisa Jornalismo Audiovisual e Expandido, Jornalismo, Mídia Acessibilidade e Cidadania da UFPB e, ainda, ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação e o Grupo de Pesquisa Acesso Livre, ambos da UnB, decidiram convidar 40 pesquisadores, jornalistas e cineastas de diferentes universidades brasileiras e do exterior. 

O professor Elton Bruno Pinheiro, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, é o responsável por assinar a organização de ‘Mestre da UTOPIA’, que também contou com a supervisão e o cotejo de informações do professor Pedro Nunes.

"As várias contribuições – em forma de artigos-relatos, depoimentos, matérias jornalísticas sobre o seu trabalho intelectual e entrevistas presentes no livro eletrônico ‘Mestre da UTOPIA’ – revelam o perfil híbrido de um professor-pesquisador irrequieto, sério, persistente, com experiências teórico-aplicadas inovadoras, sintonizado com os movimentos sociais e com lutas constantes por uma Universidade Pública com diferenciais no ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão administrativa", explica Elton Bruno, que também assina o texto prefácio e um capítulo do livro. 

A obra retrata as diferentes contribuições sobre as marcas acadêmicas partilhadas em comum com Pedro Nunes, colocando em relevo os principais livros com repercussão nas universidades, ou obras autorais que circularam fora do ambiente universitário. A conjunção dessas vozes de pesquisadores e de pesquisadoras, em forma de memórias coletivas que constituem ‘Mestre da UTOPIA’, revelam o trabalho de um educador irrequieto que adotou metodologias inovadoras em seu trabalho universitário, trânsito entre universidades brasileiras e estrangeiras, compromissos com causas e projetos sociais e traçam diálogos com diferentes obras do educador Paulo Freire que neste anos de 2021 completou cem anos. "Tive a honra de integrar a equipe editorial na condição de supervisor, fazer checagens de documentos, cotejo de informações e atualizar dados de uma obra que trata, sensivelmente, aspectos da minha caminhada acadêmica", atesta o professor Pedro Nunes, que foi criador do Projeto Xiquexique – espaço socioeducativo localizado no município de Catolé do Rocha (PB) e que tinha como objetivo promover ações cidadãs relacionadas com a cultura, meio ambiente e comunicação comunitária com crianças, adolescentes e adultos da região. 

Com base nesses segmentos acadêmicos e artísticos, o livro trata de temas relevantes e presentes nos debates sobre a vida, das questões políticas e redes de informação. Gênero, sexualidade, diversidade na educação estão presentes em análises sobre o filme “Closes” (1982), e nos vídeodocumentários “Escola sem PREconceitos” (2012) e “Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade” (2015). Outras iniciativas são também destacadas, a exemplo projeto multimídia “Visualidades Urbanas” (2008), que documenta intervenções em graffiti no espaço urbano da cidade de João Pessoa. 

O leitor da obra também poderá contemplar fotografias, como também um conjunto de séries fotográficas autorais de Pedro Nunes – que estão distribuídas entre as páginas dos capítulos do livro, unidas por frases do Professor Emérito homenageado. “Azuis”, “Barcelona Espelhada” e “Janela Lateral” são algumas das séries que foram realizadas antes e durante da pandemia pelo pesquisador presentes, também, no início de cada capítulo. 

O organizador do livro também selecionou um conjunto de frases de pesquisadores que versam sobre a caminhada acadêmica e as obras de Pedro Nunes. 

O desafio de recuperar as memórias é uma constante nesta coletânea, pois, para além de registrar as ações e as iniciativas prestadas pelo professor Pedro Nunes em muitos dos espaços pelos quais passou, é a história sendo contada pelos olhares de outras pessoas. Por isso, pode-se afirmar que nesse cuidadoso livro constam experiências compartilhadas que atravessam o trabalho do Professor Pedro Nunes. 

‘Mestre da UTOPIA’ – em seu amplo espectro – não é somente um livro biográfico sobre Pedro Nunes, em que apresenta os fatos marcantes e o arco temporal em que narra a sua trajetória de vida acadêmica. A obra transcende essa perspectiva do gênero biográfico com quebras da linearidade, estabelecimento de correlações teóricas que fundamentam determinadas obras, perspectivas teórico-metodológicas de determinados projetos, análise de fragmentos de obras dentre outros. 

 

Professor Emérito da UFPB e Premiações

Em novembro de 2020, em plena pandemia da Covid-19, Pedro Nunes recebeu a informação quanto a aprovação pelo Conselho Universitário do Título de Professor Emérito da UFPB. O título de Professor Emérito é considerado a maior honraria acadêmica que uma Universidade pode oferecer a um integrante de sua própria casa, por seu trabalho universitário e relevante atuação no campo do ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa e notadamente, a sua contribuição científica e cultural no âmbito das instituições universitárias do Brasil e do exterior. Logo em seguida, o professor Pedro Nunes figurou entre os quatro finalistas do Prêmio Intercom Luiz Beltrão Maturidade Acadêmica (2020) com o respaldo de 28 instituições acadêmicas, dentre elas Universidades, Programas de Pós-graduação, Entidades Associativas e Grupos de Pesquisa. 

Vale salientar, que no decorrer de sua carreira profissional, o professor Pedro Nunes acumulou diferentes Prêmios e Votos de Aplauso por sua performance enquanto docente-pesquisador, autor de livros e vídeos. Dentre essas premiações, Pedro Nunes costuma destacar o simbolismo do Prêmio Graciliano Ramos (UFAL) pelo livro "As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico" (1996), a placa de Honra ao Mérito outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pelo vídeo didático "Escola sem PREconceitos" (2012). O livro, com sua pluralidade de vozes interpretativas, avalia essas distintas contribuições que conquistaram prêmios, ou não, mas que conseguiram marcar a vida de diferentes pessoas em projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica. 

Por fim, Elton Bruno Pinheiro, organizador do livro, ressalta que “Pedro Nunes é, de fato e de direito, um acadêmico destacado. Um pensador que extrai lições dos seus erros, acertos e dos fatos cotidianos. É um educador inusual. Um cineasta meticuloso e realizador audiovisual com senso estético inovador. É um artista, um ser humano capaz de se incomodar com a dor do outro. É um cidadão do mundo assentado na humildade”.

 

Sobre Pedro Nunes

Atuou como um dos professores fundadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor em Comunicação Digital pela Universidade Autônoma de Barcelona, onde também atuou como professor-pesquisador convidado. Dirigiu 20 filmes e vídeos (curtas, médias e longa-metragem). Autor e organizador de 18 livros sobre Jornalismo, Ciências da Comunicação, Cinema e Audiovisual.

 

Reportagem: Débora Freire c/ PPJ-UFPB