Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Violadas 2017 recebe Andrea Roberto na Usina Cultural Energisa
conteúdo

Notícias

Projeto Violadas 2017 recebe Andrea Roberto na Usina Cultural Energisa

A apresentação será hoje, às 20h30min.
por CCTA publicado: 08/08/2017 08h35, última modificação: 08/08/2017 08h35

O projeto Violadas está em sua oitava temporada e há cinco temporadas tem recebido um artista internacional no mês de agosto. Isso é fruto de parceria com PIMA, associação de violão radicada na Espanha, que organiza a Competição Internacional de Violão "José Tomas" em Petrer, na Espanha. Os vencedores do concurso, além dos prêmios em dinheiro, cordas e instrumentos, saem em turnê internacional organizada pela associação. Andrea Roberto é o jovem italiano que venceu a competição em 2016 e está de malas prontas para nos brindar com seu talento em agosto deste ano.

Andrea Roberto, nascido em 1995, em Foggia (Itália), começou a tocar violão aos 4 anos de idade com seu pai. Aos 9 foi admitido no conservatório “U. Giordano”, na turma do professor Sandro Torlontano com quem iniciou sua jornada acadêmica que o levou a obter, aos 14 anos, diploma de conclusão com honras especiais. Em seguida passa a trabalhar junto com o professor e reconhecido violonista Aniello Desiderio, tanto em Nápoles quanto na Academia Internacional de Koblenz, Alemanha. Finalmente, concluiu seus estudos conservatoriais no conservatório de Maastricht (Holanda) com o também renomado professor Carlo Marchione. Em sua carreira artística podem ser destacadas diversas participações e prêmios que recebeu tocando em diversos países, dentre os quais: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda, Finlândia, México, Argentina, Brasil e Estados Unidos (Para mais detalhes sobre seus prêmios, ver o currículo, abaixo).

Seu repertório, até pela demanda dos principais concurso de instrumento, é bastante focado em peças tradicionais e bastante técnicas dentro do repertório do violão. Sua apresentação, que acontecerá na Usina Cultural Energisa, palco do projeto Violadas, no dia 08 de agosto, às 20h30,  promete ser um espetáculo de muita verve, sensibilidade, e virtuosismo, além de um momento de intercâmbio e confraternização para músicos e amantes da música e do violão.

Todos os anos, além de se apresentar em João Pessoa, a PaVio busca que seus convidados internacionais também levem um pouco de seu trabalho para outras cidades de nossa região. Assim foram estabelecidas parcerias que levarão Andrea Roberto a Natal (10 e 11 de agosto), Mossoró (12 e 13) e Campina Grande (14 e 15), para somente então a turnê prosseguir para o Sul e Sudeste do Brasil.

O Violadas é uma realização da PaVio, com apoio do projeto Encontro Violonístico (UFPB), iniciativa Violão UFPB, projeto Deck Livre e Energisa.

Programa

M. Giuliani – Rossiniana No.1

F. Tarrega – Carnevale di Venezia

J. Rodrigo – Trez Piezas Espanolas
M. Castelnuovo‐Tedesco – Sonata
M. Castelnuovo‐Tedesco – Capriccio Diabolico

Serviço:

Recital de Violão – Andrea Roberto (Itália)

Data: 08/08

Hora: 20:30

Local: Usina Cultural Energisa

Ingressos: 20,00/10,00 (inteira/meia)

Currículo

Em sua carreira artística enumeramos diversas participações e prêmios que recebeu tocando em diversos países, dentre os quais: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Holanda, Finlândia, México, Argentina, Brasil e Estados Unidos.

Em maio de 2006 Andre Roberto recebeu o “INNER WHEEL ITALY” como melhor estudante de Foggia.

Em junho de 2010 venceu o 11º concurso nacional “Valter Cococcia” para os graduados de todos os conservatórios na Itália com as notas mais altas.

Em maio de 2010 foi selecionado entre os 15 violonistas mais talentosos do mundo para participar da Parkening Competição Internacional de Violão tornando-se o mais jovem da história da competição.

Em dezembro de 2012 conquistou o primeiro prêmio na II Competição  Internaciona ldo Adriático – Pescara.

Em maio de 2013 recebeu o terceiro prêmio na 42ª Competição Internacional “Fernando Sor” – Roma.

Em julho de 2013 recebeu o segundo prêmio na 19ª Competição Internacional de Mottola.

Em outubro de 2013 conquistou o primeiro prêmio na 4ª Competição Internacional de Pisa “Stefano Strata”.

Em Novembro de 2015 obteve o segundo prêmio na competição internacional de Aachen – Alemanha.

Em fevereiro de 2016 obteve o segundo prêmio na Competição Internacional de Essen – Alemanha.

Em abril de 2016 obteve o primeiro prêmio na Competição Internacional de Twents – Holanda.

Em junho recebeu o segundo prêmio na Competição Internacional Alirio Diaz em Roma – Itália.

Em julho de 2016 venceu a Competição Internacional José Tomas – Vila de Petrer, Espanha.

Link para vídeo de Andrea Roberto: https://www.youtube.com/watch?v=Xd6pBv5LXaU

Fonte: Bruno Marinheiro - Diretor Geral da PaVio
Página da PaVio no Facebook