Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > LandScapes - gravuras em relevo

LandScapes - gravuras em relevo

publicado: 12/12/2022 11h15, última modificação: 12/12/2022 11h15

A partir da disciplina de Gravura 1, ministrada pelo professor Daniel da Hora, os estudantes do Departamento de Artes Visuais (DAV) produziram trabalhos criativos e montaram a mostra “Landscapes”, onde expõem gravuras em relevo feitas como atividade final da disciplina.

Na mostra, cada estudantes apresenta um trabalho sobre o tema das “paisagens”, explorando as possibilidades do uso dos equipamentos e da técnica do linóleo.

O resultado está sendo apresentado, a partir desta semana, no Laboratório de Artes Gráficas do DAV, que fica na sala 201. Ao todo, são 18 trabalhos, que dialogam com outros materiais, como as próprias matrizes do linóleo, onde o público pode ver a partir de onde se conseguiu imprimir a imagem, além de outros exercícios feitos na disciplina, como obras de gravura em monotipia e gravura a partir de E.V.A., entregando um panorama completo sobre as atividades desenvolvidas ao longo do semestre.

A mostra fica aberta a visitação da comunidade da UFPB, durante os expedientes da manhã e da tarde, respeitando os dias letivos em nossa universidade. Ao final, a mostra ganhará um catálogo virtual.

Serviço:

Thuania Silva

Yasmin Formiga

Texto curatorial - Prof. Daniel da Hora

Paisagem é um conceito que tem sido utilizado nas artes e na ciência, principalmente na pintura, na geografia, na ecologia e na arquitetura paisagista. De acordo com a Convenção Europeia da Paisagem, "designa uma parte do território, tal como é apreendida pelas populações, cujo caráter resulta da ação e da interação de fatores da natureza e / ou humanos”. Para nós, a paisagem pode ser aquilo que nos cerca, ou aquilo para onde escapamos. Território, terra, lugar de ida e de vinda, seja natural ou cultural. Mas, sobretudo, um lugar lúdico e imaginado. Landscapes é a mostra de gravura em relevo feita pelos alunos do curso de Artes Visuais, para a disciplina de Gravura 1. Nela, a técnica do linóleo é experimentada a partir da sua capacidade de ser uma matriz que apresenta um ótimo acabamento quando impressa, mas também permite ao artista em formação testar suas habilidades na técnica e no uso dos equipamentos. Convidamos o público a olhar, perceber quais são estes lugares e territórios concebidos, e entrar nessa nossa viagem rumo ao desconhecido e imaginado, onde o traço do artista apresenta uma nova visão sobre aquilo que pode ser um local de fuga ou de chegada.

Landscapes 7Landscapes 1Landscapes 2Landscapes 3Landscapes 4Landscapes 5Landscapes 6