Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dejor dá boas vindas a dois novos professores

Dejor dá boas vindas a dois novos professores

Professores Agda Aquino e Marcelo Rodrigo comentam sobre a vinda deles ao DEJOR
publicado: 14/09/2023 17h43, última modificação: 14/09/2023 23h47

Após a aposentadoria da professora Joana Belarmino, uma vaga para docente surgiu no departamento de jornalismo, e ela foi bem ocupada por dois novos professores, Agda Aquino e Marcelo Rodrigo. A primeira já era efetiva da UFPB há nove anos, mas só esse semestre fez a mudança do Departamento de Comunicação-Decom para o Dejor. O segundo,  professor Marcelo Rodrigo, entrou recentemente por redistribuição da Universidade Federal do Amazonas. Ambos se mostraram muito felizes em integrar o Departamento de Jornalismo, Agda Aquino fala de sua missão e também de como se sente em finalmente trabalhar no curso de jornalismo:

Prof Agda aula.jpg“Eu estou muito feliz em resolver a questão da minha locação de departamento porque o meu lugar é no jornalismo, a minha pesquisa, minha atuação profissional. Então estou realmente muito contente. É a missão que eu escolhi para mim, trabalhar no jornalismo”

Professora Agda Aquino

Além dela, o professor Marcelo também falou - com muito sentimento - sobre sua vinda ao Dejor, como a realização de um sonho dele: morar na Paraíba e ensinar na UFPB.

Prof Marcelo aula.jpg“Fazer parte do curso de Jornalismo da UFPB é a realização de um sonho e a concretização de um projeto de vida. Quando saí de casa, em Limoeiro do Norte-CE, eu tinha acabado de fazer 17 anos e cheguei a Campina Grande-PB com uma frase na cabeça que sempre ouvia dos meus pais: “um dia meu filho ainda vai ser doutor!” [...] A Paraíba é o melhor lugar que conheço para se viver neste mundo. [...] Integrar o corpo docente do Dejor/CCTA/UFPB é ter a oportunidade de ter ao meu lado os principais intelectuais do campo do Jornalismo do nosso Estado.”

Professor Marcelo Rodrigo

E é com toda esse clima de alegria que o DEJOR dá boas vindas aos dois novos professores. A chefe do DEJOR, professora Suzane Barros, expressou felicidade em poder contar com os dois novos docentes: “Sim, estou muito feliz! São excelentes professores e agregam valor ao curso de Jornalismo!”, disse.

Por último, porém não menos importante, cada um dos novos docentes teve uma oportunidade de falar para o corpo discente o que cada um pode agregar ao curso, e Agda Aquino falou principalmente da importância do jornalismo visual.

“Meu objetivo é que agora a gente possa fortalecer a formação dos alunos e alunas no que se refere principalmente ao jornalismo visual; o jornalismo fotográfico, gráfico, visual e a gente capacitar melhor os alunos técnica, estética e teoricamente para que a gente tenha cada vez mais profissionais capacitados e habilitados para o exercício do bom jornalismo”

Marcelo, por sua vez, tocou em vários pontos relevantes, dentre eles está o prazer em fazer docência em jornalismo:

“E para todas as pessoas que pararam alguns minutos para ler esta matéria, posso garantir que o curso de Jornalismo e a UFPB terão, até o final dos meus dias de trabalho, um professor grato e dedicado a contribuir com a formação intelectual, profissional e humanística de cada ser humano que se aproximar. Mais do que multiplicar saberes e práticas nas diversas disciplinas, acredito que o conhecimento floresce mais facilmente quando regado por afetos, empatia e respeito. O campo do Jornalismo, como sempre, está passando por muitas transformações e precisamos estar atentos e dispostos para, juntos, absorvermos o melhor de cada uma delas", concluiu.