Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jornalismo alcança a nota máxima no ENADE 2022

Jornalismo alcança a nota máxima no ENADE 2022

O curso foi um dos cinco da UFPB a conseguir a nota 5, o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
publicado: 03/11/2023 14h57, última modificação: 03/11/2023 14h57

O curso de Jornalismo foi um dos cinco cursos da UFPB, juntamente com Administração, Direito, Psicologia e Tecnologia em Gestão Pública, a receber o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) que foi divulgado na última terça-feira (31). Esse exame leva em consideração um Questionário do Estudante e uma avaliação feita por meio de um exame de desempenho dos estudantes, que consiste em itens de formação geral, que são comuns a todos os cursos, e também específicos, de cada curso.

Quem preparou os alunos de jornalismo para realizarem o teste no ano passado, foi a então coordenadora do curso Patrícia Monteiro, e foi com ela que o DEJOR conversou para destrinchar sobre as provas e sobre os resultados, segue a entrevista:

DEJOR: Como é para a senhora, professora do curso de jornalismo, poder fazer parte desse resultado?

PATRÍCIA: Desde que saiu o edital e que a gente soube que jornalismo seria um dos cursos avaliados, o nosso primeiro passo, eu falo enquanto coordenação, que eu estava na coordenação do curso no ano passado, foi identificar todos os estudantes concluintes que iriam participar do ENADE, porque essa composição tem todas as prerrogativas que é estabelecido pelo INEP, pelo MEC. Então, quando a gente identificou quem eram esses alunos, a gente fez um planejamento de ações até o dia da prova. Então, a gente envolveu os alunos, comunicou a eles que eles iam fazer parte do ENADE, que eles seriam inscritos, porque quem inscreve é a coordenação. Depois a gente teve reunião para poder orientar sobre a prova, sobre os procedimentos, sobre o questionário do estudante. Também fizemos um curso que foi ministrado pela professora Glória Rabay para poder fazer uma revisão de conteúdo de uma das etapas que era muito importante, que era jornalismo e direitos humanos. Então o sentimento é de dever cumprido, mas é um sentimento de que com espírito colaborativo, com a união do corpo docente junto com os discentes, a gente consegue fazer um curso qualificado.

DEJOR: O que essa nota máxima quer dizer para os discentes e para aqueles que desejam cursar jornalismo?

PATRÍCIA: Conscientizamos os alunos sobre a importância do engajamento deles, porque tudo isso tem que ser feito por eles, não adianta todo esse trabalho da coordenação junto com o NDE (Núcleo Docente Estruturante) e o corpo docente, se o aluno não se conscientiza que ele precisa responder o questionário do estudante, que é uma das etapas, e que ele precisa ir fazer de fato a prova. Então tivemos uma alta taxa de resposta, a grande maioria dos alunos foi realizar o teste, no dia da prova eu também estava lá acompanhando o processo e tudo mais, então o resultado foi um resultado positivo e que tem a ver com a formação, significa que eles estão tendo uma boa formação e que eles estão respondendo também de forma positiva a essa formação que eles estão tendo.

Para conferir os resultados do ENADE, clique aqui.