Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jornalismo esteve presente na feira de profissões do Espaço Cultural

Jornalismo esteve presente na feira de profissões do Espaço Cultural

O DEJOR falou com Gabriel Freitas, membro do Centro Acadêmico que participou do evento
publicado: 14/09/2023 17h52, última modificação: 22/09/2023 17h13

Feira de profissões CAVH.jpg

Da Esquerda para a direita: Jorge Neto, Gabriel Freitas (estudantes de jornalismo) e estudantes de outros cursos do CCTA

O Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH) esteve presente na feira de profissões ocorrida na última terça-feira (5), no Espaço Cultural à convite do SEMEP (Seminário e Exposição sobre Profissões) e enviou representantes de quatro cursos do CCTA: Jornalismo, Relações Públicas, Turismo e Hotelaria. O curso de jornalismo foi representado pelos estudantes Gabriel Freitas, integrante da Coordenação de Cultura e Eventos do CAVH, e Jorge Neto, integrante da Coordenação de Assistência e Promoção Estudantil do CAVH. Em entrevista ao DEJOR, Gabriel nos conta da experiência que para ele foi gratificante:

DEJOR: “Qual foi o principal propósito do CA, em especial de vocês, alunos de jornalismo, em se disponibilizar em uma feira de profissões para falar sobre o curso?”

Gabriel: “O CA de Jornalismo aceitou participar desse evento para apresentar o curso de Jornalismo para os alunos de forma mais direta para que eles possam conhecer a área e, para aqueles que já conhecem, tirar suas dúvidas.”

DEJOR: “O que vocês falavam do curso para os interessados que chegavam até vocês?”

Gabriel: “Na feira podemos conversar melhor sobre o curso e a área de forma geral. Apresentamos as oportunidades para seguir no mercado de trabalho e também tudo o que é possível de ser produzido. Aproveitamos o espaço para tirar dúvidas sobre a grade curricular do curso e para apresentar os produtos feitos pelos alunos nas oficinas.”

DEJOR: “Como foi a experiência de poder participar de um evento como esse?”

Gabriel: “Participar de um evento como esse foi extremamente gratificante. Quando eu estava escolhendo o curso para a graduação, tive muita dificuldade de conhecer as áreas e foi conversando com algumas pessoas do curso que eu tive a certeza. Então, ter a oportunidade de ajudar outros alunos que podem estar passando pela mesma situação que eu passei foi muito bom para mim.”

A Presidente do CA, Rebecca Narriê, também se pronunciou e falou que o comparecimento de alunos de jornalismo nessa feira de profissões aumenta as chances de mais pessoas se interessarem e falou da sua própria experiência em um  evento semelhante, no qual teve seu primeiro contato com o curso:

“Antes de entrar no curso eu tive uma experiência parecida com essa e tomei minha decisão a partir do contato que tive com estudantes de Jornalismo. Creio que a melhor forma de conhecer um curso é tendo essa conversa com pessoas que já estão na área, é bem mais fácil tirar as dúvidas e entender mais sobre, para além dos estereótipos. Espero que muitos jovens também tenham se interessado pelo curso a partir dessa oportunidade que tiveram.”