Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora de Jornalismo da UFPB está organizando evento de fotografia
conteúdo

Notícias

Professora de Jornalismo da UFPB está organizando evento de fotografia

“Grão Fino Semana de Fotografia” será organizado em Campina Grande, mas também terá conteúdos transmitidos de forma online.
publicado: 03/11/2023 13h55, última modificação: 03/11/2023 13h56

Professora Agda Aquino, recém-chegada ao DEJOR, está organizando juntamente com outros quatro professores de fora da UFPB a sexta edição do evento “Grão Fino Semana de Fotografia”, que acontecerá na UFCG e na UEPB, ambas em Campina Grande, entre os dias 07/11 e 10/11. Para saber mais sobre a Semana de Fotografia, o DEJOR falou com Agda, segue a entrevista: 

 

DEJOR: Nos conta mais detalhes sobre esse evento que a senhora está promovendo, professora.

AGDA: O evento acontece todos os anos, no mesmo período, no segundo semestre do ano de forma gratuita. É uma semana de atividades que envolvem principalmente palestras, mesas, oficinas e os GTs, ou grupos de trabalhos que aceitam as pesquisas acadêmicas, artigos e relatos de experiência. Tudo sobre fotografia. Ele é vinculado ao grupo de pesquisa GPDF, Grupo de Pesquisa e Documentação em Fotografia. Os GTs acontecem pela manhã, os prazos a essa altura do campeonato já passaram, mas ainda é possível se inscrever para assistir às palestras e mesas.

 

DEJOR: Nas oficinas que terão durante o evento, quais serão os temas abordados?

AGDA: A gente, esse ano, tem umas cinco oficinas. São duas de produção de imagens com inteligência artificial, uma de fitotipia, que é fotografia feita com clorofila e folhas, que é uma experiência artística bem interessante. Temos uma de estúdio fotográfico, temos de iluminação e temos uma de representatividade diante das câmeras e na postura de representatividade do fazer fotográfico. Toda a edição tem um tema, o tema desse ano é a fotografia em transformação e a gente traz palestrantes de todo o Brasil e de fora. Esse ano a abertura vai ser na terça-feira, dia 7, à noite, no auditório da UEPB em Campina Grande e será transmitida ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, é o canal da instituição, com o pesquisador-fotógrafo francês Marc Lenoux. E nos GTs, a gente teve 24 trabalhos esse ano aprovados e eles estão distribuídos em três grupos de trabalho, que é um sobre fotografia documental - tanto a fotografia fixa, a imagem fixa, como a imagem em movimento - a cinematografia, a videografia. A gente tem o GT2, que é o GT de fotografia contemporânea, que é o universo mais vinculado à arte, à experimentação, e a gente tem o GT3, que é o que eu coordeno, que é o de fotografia e educação, que versa sobre relatos de experiências, práticas pedagógicas, processos de ensino-aprendizagem vinculados à fotografia. Esse ano temos uma mesa sobre fotografia contemporânea, temos, na quinta-feira à noite, também na UEPB, no auditório 3 da Central de Aulas, uma mesa sobre inteligência artificial e, na sexta-feira à noite, encerrando o evento, uma mesa que eu vou mediar, que comemora os 50 anos do curso de jornalismo da UEPB, que é o curso de comunicação mais antigo do Estado, e está comemorando o seu cinquentenário esse ano, e nós vamos conversar com fotógrafos e fotógrafas que são egressos do curso, como Augusto Pessoa e Neucina. A gente tem grandes nomes lá para a gente comemorar. À tarde acontecem as oficinas, a maioria nos laboratórios da UFCG e também temos uma oficina realizada nos estúdios da Mega Álbum, temos também exposições com curadoria estrangeira, temos ocupação do espaço, tudo isso dentro de um grande evento que tem atrações culturais, feira e é um evento que nos deixa muito orgulhosos porque a gente consegue fortalecer o campo da fotografia na formação de profissionais e na reflexão da pesquisa acadêmica também e fortalece a importância de estarmos juntos vivenciando as Universidades Públicas e gratuitas de qualidade.

 

DEJOR: O evento terá duração de quanto tempo, onde irá acontecer e quem poderá participar?

AGDA: O evento é voltado para a comunidade em geral, ele acontece do dia 7 ao dia 10 desse mês, esse ano, e ele acontece todos os anos. A gente também tem transmissão ao vivo de todas as mesas à noite pelo canal Rede UEPB, a apresentação dos trabalhos e discussão das pesquisas acontecem pela manhã via Google Meet, então é um evento híbrido e as oficinas este ano, todas elas são presenciais na UFCG e no estúdio da Mega Álbum, a essa altura do campeonato, ontem a gente encerrou as inscrições das oficinas e a essa altura do campeonato a gente tem apenas possibilidade de se inscrever como ouvintes.

 

Para saber mais informações sobre o evento, você pode acessar o Instagram dele clicando aqui.