Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Percussão e Rítmica

Laboratório de Percussão e Rítmica

LAPER

Núcleo de pesquisa, ensino e práticas ligadas à percussão e rítmica ligado ao DEM e ao DeMús UFPB.
por DEM publicado: 02/07/2020 12h42, última modificação: 02/07/2020 12h41

logo LAPER.003 cópia.jpeg

O Laboratório de Percussão e Rítmica da UFPB (LAPER) é um núcleo dedicado à pesquisa, ensino e práticas ligadas à percussão e rítmica. Ligado ao Departamento de Educação Musical e Departamento de Música do CCTA, ele promove um trabalho conjunto entre corpo docente e discente da UFPB, pesquisadores de diversos contextos (nacionais e internacionais), além de comunidade não acadêmica, articulando ações no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão universitária. O LAPER é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Santana Mestrinel (Chico Santana).

O trabalho do Laboratório fundamenta-se sobre: (i) inter/transdiciplinaridade; (ii) práxis multidimensional - vinculação entre as práticas artísticas, docentes e investigativas, tendo (iii) criatividade, diversidade e integração como pilares.

O LAPER está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes (CNPq), com duas linhas-guias de pesquisa, que se desdobram em diversas temáticas e atividades:

1. Percussão Popular Brasileira - com objetivo geral de desenvolver pesquisas sobre ensino e práxis de Percussão Popular Brasileira, considerando sua ampla diversidade de estéticas e contextos sócio-históricos, com vistas à criação de um campo de estudos acadêmicos nesta linha.

2. Pedagogias Decoloniais em Música - com objetivo de desenvolver novos caminhos e propostas para o ensino e aprendizagem de música, sob perspectiva decolonial.

Esperamos que o LAPER contribua para o desenvolvimento da área da Percussão Popular na academia, através de um diálogo constante com diversas manifestações culturais, criando uma ponte entre a universidade e a sociedade, entre o conhecimento científico e os saberes populares.