Você está aqui: Página Inicial > Contents > Títulos > Artes Visuais > Triangulações da artista, crítica, educadora pernambucana Ladjane Bandeira

Triangulações da artista, crítica, educadora pernambucana Ladjane Bandeira

publicado: 15/02/2024 15h41, última modificação: 05/03/2024 11h04

Download aqui

Autoras: Raquel Nascimento de Brito e Maria Emilia Sardelich.

Mês e ano de publicação: Fevereiro de 2024.

Área: Artes Visuais.

Palavras-chave: Ladjane Bandeira, Crítica de Arte, Mulheres artistas, Mulheres educadoras.

Sinopse: O livro apresenta o trabalho da artista pernambuca Ladjane Bandeira (1927-1999) como crítica de arte, no jornal Diário da Noite, entre os anos de 1952 e 1955, a partir de um olhar educativo.  A pesquisa de caráter histórico-documental contribui para uma percpeção mais complexa sobre as Artes Visuais e seus processos educacionais, culturais e criativos. O pensamento multifacetado de Ladjane Bandeira, e seu entendimento de educação visual, veiculado na imprensa pernambucana da segunda metade do século XX, ainda é capaz de articular questões para pensarmos os processos educacionais no século XXI. O livro se insere em uma estratégia revisionista da História da Arte Brasileira, bem como da História do Ensino de Arte no Brasil, devido a sua proposta de retomar nomes de mulheres artistas e educadoras quase apagados da História, como o de Ladjane Bandeira, pois a carencia desse conhecimento pode nos induzir a leituras simplificadoras de experiências passadas, que se deram fora do âmbito acadêmico, mas que têm, igualmente, pensado sobre a formação artística da população brasileira.

ISBN: 978-65-5621-386-6

Sobre as autoras:

Raquel Nascimento de Brito, Mestra em Artes Visuais, pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), da UFPB. Em suas experiências artística, docente e investigadora compromete-se com o ativismo feminista para evidenciar as inaceitáveis desigualdades de gênero e gestar ambientes de aprendizagem paritários.

Maria Emilia Sardelich, Doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento de Metodologia da Educação (DME). Pesquisadora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua atividade como docente e pesquisadora problematiza a performatividade dos atos visuais como atuações reiteradas que promovem, legitimam e sancionam normas relacionadas com o gênero, raça, classe social e diferença cultural.