Você está aqui: Página Inicial > Contents > Títulos > Letras > Letramentos, multimodalidades e ensino: relatos de experiência no Profletras
conteúdo

Notícias

Letramentos, multimodalidades e ensino: relatos de experiência no Profletras

publicado: 14/08/2023 14h36, última modificação: 16/08/2023 09h44

Download aqui

Organizadores:

João Wandemberg Gonçalves Maciel

Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti

Carla Alecsandra de Melo Bonifácio

Laurênia Souto Sales

Mês e ano de publicação:  agosto de 2023

Área: Linguística e literatura

Palavras-chave: Educação. Letramento. Leitor/formação. Educação de jovens e adultos.

Sinopse: O material reunido neste livro apresenta práticas propostas e colocadas em prática por alunos e professores pesquisadores do ProfLetras. Os capítulos trazem reflexões sobre temas e aspectos relevantes da educação, como o letramento, a leitura, a produção de textos, a multimodalidade, a formação do leitor literário, a educação de jovens e adultos, o uso de equipamentos eletrônicos, como o celular e os computadores, juntamente com os livros nessas práticas. Nessa direção, os autores apresentam as teorias nas quais se apoiam e trazem autores renomados como Angela Kleiman, Isabel Solé, Luiz Marcuschi, Ingedore Koch, Ana Elisa Ribeiro, Rildo Cosson, entre outros, que nos emprestam suas teorias e reflexões e que inspiram trabalhos e práticas como os reunidos aqui. Além disso, mostram diversas propostas de ensino, que foram planejadas levando essas teorias em consideração e que foram aplicadas, trazendo bons resultados. Essas propostas fogem ao ensino tradicional, normalmente conteudista e centrado no professor, e apresentam práticas situadas nas quais os estudantes são colocados como protagonistas, como sujeitos históricos capazes de intervir nas situações sociais, praticando, assim, diversas formas de exercer a cidadania em situações reais e cotidianas.

ISBN: 978-65-5621-346-0