Você está aqui: Página Inicial > Contents > Títulos > Letras > (Re)pensando o ensino de literatura: contribuição do PROFLETRAS
conteúdo

Notícias

(Re)pensando o ensino de literatura: contribuição do PROFLETRAS

publicado: 08/09/2023 15h58, última modificação: 08/09/2023 15h59

Download aqui

Autores:

Michelle Bianca Santos Dantas

Moama Lorena de Lacerda Marques

Sávio Roberto Fonseca de Freitas

Mês e ano de publicação: setembro de 2023

Área: Literatura

Palavras-chave: Letramento literário; Ensino fundamental; Profletras.

Sinopse: A concepção deste livro se deve, em grande parte, ao movimento nacional de formação continuada desencadeado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras, em um momento feliz da nossa história. O surgimento de tal movimento permitiu e incentivou a leitura e a análise permanentes de textos literários, verificando possibilidades de aplicação no ensino de literatura. Do ponto de vista docente, esse ensino implica, nos doze capítulos deste livro, uma tomada de consciência profissional, o que pressupõe uma formação continuada, uma reflexão permanente. A exposição de aspectos da experiência adquirida é realizada a partir de um posicionamento social sobre o papel da licenciatura e sobre as condições de ensino, bem como sobre a necessidade de superação dos problemas existentes. Para o leitor interessado no ensino de literatura na Educação Básica, eis alguns relatos sobre as possibilidades de alcance da autonomia docente, diante do planejamento e da execução de projetos de letramento literário.

ISBN: 978-65-981106-2-8