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O projeto “Clube de Leitura Narradoras do Tempo” divulga chamada pública para seleção de bolsista
O projeto “Clube de Leitura Narradoras do Tempo: crônicas, reportagens em quadrinhos e livros-reportagem feito por mulheres”, coordenado pela professora Sandra Raquew dos Santos Azevêdo, do Departamento de Jornalismo, por meio do Edital “UFPB no seu Município e Responsabilidade Social – 2025”, abriu processo seletivo para preenchimento de uma vaga de bolsa de extensão.
A iniciativa atua na promoção da leitura e da produção jornalística em comunidades indígenas e municípios paraibanos, com foco na valorização de narrativas produzidas por mulheres.
Vaga e valor da bolsa
Está sendo ofertada uma bolsa no valor de R$ 700,00 mensais, com duração de até seis meses, destinada exclusivamente a estudantes do curso de Jornalismo da UFPB, a partir do 4º período.
Período de inscrição
As inscrições ocorrem entre os dias 1º e 3 de julho de 2025, por meio da plataforma SIGAA. O(a) candidato(a) deve acessar o sistema, selecionar o tipo de bolsa “Extensão” e buscar pelo projeto coordenado pela professora Sandra Azevêdo.
Além disso, é obrigatório o envio da documentação exigida para o e-mail sandra.azevedo@academico.ufpb.br até o dia 4 de julho.
Documentação exigida
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Histórico escolar atualizado;
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Currículo Lattes com documentação comprobatória.
Etapas do processo seletivo
A seleção será realizada em duas etapas:
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Etapa 1: Análise do histórico escolar e do currículo Lattes;
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Etapa 2: Entrevista com os(as) pré-selecionados(as), a ser realizada via Google Meet, entre os dias 5 e 9 de julho.
Critérios para participação
Para concorrer à bolsa, é necessário:
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Estar regularmente matriculado(a) no curso de Jornalismo da UFPB (a partir do 4º período);
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Ter disponibilidade de 20 horas semanais;
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Não acumular com outra bolsa acadêmica;
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Não estar em período de conclusão do curso;
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Apresentar CRA satisfatório;
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Ter submetido trabalho no XXV ENEX, caso tenha sido bolsista em 2024.
Atribuições do bolsista
O(a) estudante selecionado(a) atuará em diversas atividades vinculadas ao projeto, incluindo:
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Participar das reuniões semanais de planejamento das atividades online e presenciais
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Fazer pesquisa e levantamento bibliográfico das obras jornalísticas, de jornalismo literário, reportagens em quadrinhos e crônicas para fins de curadoria e organização de acervo
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Atuar no planejamento, organização e realização dos encontros temáticos e oficinas
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Realizar pesquisa documental e jornalística sobre a atuação de mulheres cronistas, autoras de livros reportagens e quadrinistas para organização de uma cartografia da participação feminina na imprensa e portais
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Produção de textos jornalísticos e material audiovisual para divulgação do conteúdo do projeto em diferentes plataformas
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Criação do site do projeto, e gestão de conteúdo em diferentes plataformas digitais do Clube de Leitura para fins de divulgação do projeto junto aos seus públicos
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Elaboração de relatório mensal do projeto; elaboração do relatório parcial e final; e participação no ENEX.
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Participar das atividades de estudo e elaboração/produção de trabalhos acadêmicos (comunicações, artigos e livros).
Divulgação do resultado
O resultado final será divulgado no dia 11 de julho de 2025, no perfil do Instagram do Observatório do Jornalismo no Semiárido @objorsemiarido e no site da Assessoria de Extensão do CCTA (www.ccta.ufpb.br).
Os discentes selecionados deverão encaminhar ao coordenador do projeto, impreterivelmente até o dia 11 de julho de 2025:
● Termo de Compromisso (Anexo I ao EDITAL PROEX Nº 08/2025) em 1 (uma) única via
devidamente assinado, é recomendado ser assinatura eletrônica;
● Histórico escolar atualizado emitido pelo SIGAA;
● Cópias de CPF e RG;
● Comprovante de conta corrente de qualquer banco físico do nosso país ou conta corrente dos bancos digitais NUBANK e INTER ou conta poupança da Caixa Econômica Federal. O comprovante citado deverá ser cópia do cartão, extrato ou print de tela de bolsista deverá ser o titular da conta.
Texto por: Pedro Quaresma (bolsista), com auxilio da coordenadora Sandra Raquew dos Santos Azevêdo