Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Escolas Vivas realiza residência artístico-pedagógica junto à comunidade do Buraco d'Água, em Alagoa Nova (PB)
conteúdo

Notícias

Projeto Escolas Vivas realiza residência artístico-pedagógica junto à comunidade do Buraco d'Água, em Alagoa Nova (PB)

publicado: 20/03/2024 13h33, última modificação: 20/03/2024 16h06

Nos dias 22 e 23 de março, a comunidade do Buraco d’Água receberá mais uma vez a equipe de pesquisa do projeto “Escolas Vivas: pedagogias territorializadas e materiais didáticos diferenciados para promoção da interculturalidade como política de educação pública”. A pesquisa-ação é realizada pela atuação em rede das universidades UFPB, UFBA, UFNT, UFSB e UFAC e viabilizada pelo edital Pró-Humanidades (nº 40/2022).  

Desta vez, a visita à comunidade localizada na zona rural de Alagoa Nova (PB) se estenderá por um final de semana inteiro, com uma programação que envolve a comunidade do Buraco d´Água e a cidade. Na ocasião, haverá a apresentação de materiais didáticos e artísticos produzidos durante o projeto, em coautoria com a comunidade e seus mestres. Entre esses materiais, estão o cordel “Zabumba Adormecida” e o documentário “Escolas Vivas do Buraco d’Água”, que registram e acompanham uma transmigração de conhecimentos em um território repleto de estórias e histórias marcadas pela resistência da cultura originária e afro-diaspórica que pulsam no brejo da Paraíba. 

A etapa, desenvolvida pela UFPB em parceria com o grupo de pesquisa Tessituras Negras, teve início em 2023 e é coordenada pelas professoras Dra. Carolina Fonseca, do Departamento de Artes Visuais, e Dra. Fabiana Carneiro, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, que assim descrevem essa relação com a comunidade 

“Num entrever e não ver o Buraco d'Água, ver e sentir, sentir e não ver, como lições apreendidas no contato com a imensidão das afrografias inscritas como gesto e palavra, explícitos, e também codificados, pela exigência sempre alerta e em vigília, de que contar, partilhar e revelar os seus saberes é feito de risco. Os riscos cintilam, assim, como constitutivos da natureza de cada escola viva. E das alianças com elas. O curso das águas do Buraco d'Água nos diz das aporias e constrições da universidade-instituição em face a essas epistemologias, reconhecidas sob a rubrica de 'outras'.” 

Segundo Thaís Lira, estudante e bolsista do projeto, as vivências despertaram o olhar para a ancestralidade e ampliaram seus conhecimentos acadêmicos. “Reconhecer e aprender com as Escolas Vivas nos afeta de forma a reacender memórias e sensações. Aprendi sobre a terra e sobre um território, sobre histórias que atravessam minha ancestralidade. E isso eu não poderia aprender em nenhuma sala de aula. Escolas Vivas são vivências pela oralidade e pelo sentir”, relata. 

Matheus Ferreira, estudante de história, liderança jovem da Comunidade do Buraco d´Água e bolsista de Iniciação Científica do projeto, também compartilhou sua visão sobre a importância da iniciativa: 

“Assim como as outras cidades daquela região, Alagoa Nova vem passando por um processo de fechamento de escolas do campo muito agressivo. E antes, quando as escolas ainda estavam abertas, a educação institucional não dialogava com os saberes tradicionais. E muitos saberes foram se perdendo. Então, o projeto tem essa importância de colocar os mestres e mestras dos saberes populares em comunicação com a comunidade, a sociedade em geral e a escola tradicional”.  

Confira a programação completa abaixo:  

22/03/2024 (Sexta-feira):  

8h30 - Chegada em Dona Zezé - Café da manhã 
9h - Abertura da Residência: apresentação da programação, combinados sobre o Cine-Escola Viva 
9h30 - Vivência de produção do Estandarte 
12h - Almoço em Dona Zezé 
15h30 - Evento: Cine-Escola Viva no Teatro Municipal Otávio Leite
Roteiro:
Leitura do cordel “Zabumba adormecido”
Fala de boas-vindas e apresentação da atividade
Exibição do filme “Escolas Vivas do Buraco D´água"
Fala sobre o processo de composição do filme por Thaís e Marilayne
Roda de conversa e cantoria com o Mestre Severino e demais mestres convidados
Cortejo final até a praça
19h - Acomodação na ACAJAMAN e preparação para nova exibição do filme                                                             
20h30 - Exibição do filme “Escolas Vivas do Buraco D'água” na ACAJAMAN

23/03/2024 (Sábado): 

7h às 8h - Café da manhã 
9h - Vivência Patuá  
11h - Vivência bombo  
12h - Almoço  
15h - Subida do Buraco D’água e retorno para UFPB 
18h30 - Previsão de chegada na UFPB  

Para mais informações, entrar em contato através do e-mail: caca.fonseca@gmail.com ou perfil do Instagram @tessiturasnegras.

***

Texto: Carolina Fonseca e Thaís Lira (coordenadora e bolsista do projeto, respectivamente)  

Edição: Hugo Ximenes e Valentina Rocha (bolsistas da Assessoria)