Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB abre temporada 2020 com concerto de carnaval
conteúdo

Notícias

OSUFPB abre temporada 2020 com concerto de carnaval

Apresentação será no Theatro Santa Roza e terá a participação da banda Aquariana e Coro de Câmara Villa-Lobos
publicado: 13/02/2020 10h29, última modificação: 13/02/2020 10h29

A Orquestra Sinfônica da UFPB abre temporada com grande concerto de carnaval 2020. A proposta, surgida em 2019, entra como mais uma atração do calendário cultural do carnaval de João Pessoa. Desta vez, excepcionalmente, a apresentação acontecerá no Theatro Santa Roza e contará com a participação especial da Banda Aquariana e do Coro de Câmara Villa-Lobos. O evento acontece nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, com início às 20:00 horas e a entrada é gratuita, aberta para todas as idades.

O repertório do concerto foi criteriosamente escolhido para o deleite dos amantes da cultura carnavalesca, onde poderão escutar grandes clássicos de frevo em suas diversas modalidades. A participação da Banda Aquariana traz a força dos festejos de Momo, traduzido em seus metais e percussão que, somados às vinte e uma cordas da Orquestra, promovem uma sonoridade emocionante que foi criada por arranjadores primorosos como Emanoel Barros, Marcelo Vilô, Maestro Chiquito e o compositor e arranjador Carlos Anísio, que também regerá o concerto. A presença do Coro de Câmara Villa-Lobos garante o lirismo poético dos frevos de bloco e frevos canção, tradicionais do carnaval pernambucano, mas que encanta todo o país com a obra de compositores como Capiba e Nelson Ferreira.

Mas o concerto não se limitará à apresentação musical, pois resolveram contemplar a dança como elemento indissociável do carnaval, sobretudo quando se fala do frevo e seus passos tradicionais que conduzem os pés de quem traz esta festa no coração, em acrobacias emocionantes e emocionadas, não só para quem dança, mas também para quem assiste a esse espetáculo popular. Para isso, a direção do concerto convidou as bailarinas Valéria Vicente e Thaismary Ribeiro, que trarão esses movimentos para a noite sinfônica de folia.