Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Internacionalização > Intercâmbios Internacionais
conteúdo

Intercâmbios Internacionais

por PPGAV publicado 21/05/2020 11h37, última modificação 21/05/2020 11h37

Os Intercâmbios internacionais tem se ampliado significativamente no PPGAV UFPB/UFPE com a participação de pesquisadores de pelo menos seis países diferentes, México (2019), Argentina (2019 e 2015), Cabo Verde (2015), Colômbia (2019), Espanha (2014), Canadá (2013), Portugal (2012), Estados Unidos (2011) e Uruguai (2011). 

Essas trocas são realizadas por meio da mobilidade de docentes/discentes para participarem de eventos; na realização de doutorados no exterior dos egressos; na realização de estágios pós-doutorais dos docentes em universidades estrangeiras; nos Diálogos Internacionais em Artes Visuais, evento promovido regularmente pelo Programa; na participação de docentes do programa no Conselho Editorial de revistas internacionais; na participação de docentes/pesquisadores/artistas internacionais no Conselho Editorial da Revista Cartema; na realização de exposições individuais e participação em exposições coletivas internacionais do corpo docente do programa; na participação com textos produzidos por professores estrangeiros em coletâneas organizadas pelo PPGAV UFPB/UFPE.

Em sua primeira versão (2012) o evento Diálogos Internacionais em Artes Visuais trouxe o Prof. Dr. José Carlos Paiva da Universidade do Porto e a Profª. Drª. Maria Virgínia Gordilho do PPGAV da UFBA, para socializarem seus estudos com o tema interculturalidade. No evento também estiveram presentes pesquisadores da Argentina.

Em 2013, o II Diálogos Internacionais em Artes Visuais congregou pesquisadores por meio da temática: processos de criação em Artes Visuais. Desse modo, estavam presentes a Profª. Drª. Marie Christiane Mathieu, da Université de Laval/Québec/Canadá e a Profª. Drª. Maria Beatriz Medeiros da Universidade de Brasília.

Em sua terceira versão, no ano de 2014, o evento estabeleceu o tema: pesquisas e metodologias em Artes Visuais. Para este evento o PPGAV UFPB/UFPE convidou a Profª. Drª. Clara Mégias da Universidad de La Rioja/Madri/Espanha e a Profª. Drª. Lêda Guimarães da Universidade Federal de Goiás.

No ano de 2015, na quarta versão do Evento Diálogos Internacionais em Artes Visuais, que teve como temática: arte e política, estiveram presentes o Prof. Dr. Leão Lopes da Universidade de Cabo Verde/África e os professores Dr. Afonso Medeiros da UFPA e Dr. Fábio Rodrigues da URCA. Além disso, contamos com a participação do curador Moacir dos Anjos e dos artistas visuais Daniel Santiago e José Rufino (UFPB).

Promovendo o diálogo e estabelecendo o intercâmbio internacional entre pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, nacional e internacional, o PPGAV UFPB/UFPE prima pelo estabelecimento, fortalecimento e crescimento da rede de relações e trocas científicas no campo da pesquisa em Artes Visuais, possibilitando cada vez mais o acesso aos estudantes da pós-graduação, da graduação e da comunidade em geral.

Ressaltamos os intercâmbios internacionais realizados pelos Professores Drª. Lívia Marques (UFPB), Dr. Robson Xavier (UFPB), Drª. Madalena Zaccara (UFPE), Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE), Drª. Renata Wilner (UFPE), em visitas técnicas aos programas de pós-graduação internacionais e suas participações em eventos internacionais, socializando e difundindo suas investigações e resultados de pesquisa no campo das Artes Visuais em países como França, Canadá, Espanha, Portugal, Argentina e Cabo Verde.

Além dessas iniciativas duas docentes Drª. Renata Wilner (UFPE) e a Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE), em 2013, desenvolveram atividades de co-tutela doutoral de estudantes em Programas de Pós-graduação estrangeiro, Portugal e Espanha, respectivamente.

Outro aspecto relativo aos intercâmbios internacionais foi desenvolvido nos estudos pós-doutorais e na mobilidade como professor brasileiro no exterior:

1.            Em 2019 a Profª. Drª. Maria Emília Sardelich (UFPB) iniciou seu estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid – Espanha (2019-2020) sob supervisão da Profª. Drª. Marián Lopes Cao.

2.            Entre 2018 e 2019 a Drª. Madalena Zaccara (UFPE) realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paris-Sorbonne IV, sob a supervisão do Dr. Michel Maffesoli – em curso, com bolsa da CAPES.

3.            O Prof. Dr. Robson Xavier da Costa, realizou mobilidade como professor brasileiro junto a Universidad de Granada e a Universidad de Sevilha, com bolsa da Fundación Carolina, entre os meses de dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, desenvolvendo a pesquisa “Wayfinding em MACs e Centros Culturais avaliados pelo público/visitante: estudo de caso no Nordeste do Brasil e na Andaluzia, Espanha”, cujo artigo foi apresentado e publicado, nos anais do 26º Encontro Nacional da ANPAP, em 2017.

4.            No ano de 2015, o Prof. Dr. José Augusto de Almeida (José Rufino) realizou residência artística no Porto/Portugal, onde desenvolveu e participou de exposições internacionais.

5.            A Drª. Madalena Zaccara (UFPE) realizou estágio pós-doutoral na FBAUP – Portugal (2013-2014), Sob a supervisão do Dr. José Paiva, com bolsa da CAPES.

6.            2013 da Drª Madalena Zaccara (UFPE) no Porto/Portugal e em Cabo Verde/África - concluído em 2014.

7.            A Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) realizou estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid – Espanha (2011-2012), sob supervisão da Profª. Drª. Marián Lopes Cao.

Projetos e convênios internacionais

Em 2020 o Prof. Robson Xavier da Costa (UFPB) está em processo de estabelecimento de convênios específicos internacionais entre o Programa de Doutorado em Arte y Patrimônio, da Escuela de Bellas Artes, da Universidad de Sevilla (US) e o PPGAV UFPB/UFPE. O convênio internacional foi assiando pela Reitoria da US e está em trâmite junto as Reitorias da UFPB e UFPE.

O PPGAV UFPB/UFPE assinou em 2018 o convênio internacional específico para mobilidade entre o Programa e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), sob a coordenação dos Professores Dr. Robson Xavier (UFPB) e Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE).

Em 2018 o Prof. Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) elaborou um projeto de criação do Programa Residência Multiprofissional em Arte (RMA), aprovado em março de 2018, pelo Colegiado do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente encontra-se em processo de avaliação na Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFPB.

Em 2014 o Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) desenvolveu o Projeto de criação de residências artísticas com o Coletivo Xerém de Portugal em parceria com a Universidade do Algarve e o Centro Internacional de Arte e Cultura (CIAC), daquela instituição. O mesmo foi aprovado pelo Projeto Mais Cultura nas Universidades (MinC e MEC).

Em 2018 o Núcleo de Estudos do Imaginário na UFPE, sob vice-coordenação da Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) foi instalado um acervo específico na Biblioteca Central da UFPE, chamado Danielle Perin Rocha Pitta e fizemos um Symposium Création-Créativité, no período entre 20 e 22 de novembro em Paris, do qual participaram as professoras Drª. Ana Mae Barbosa (USP), Drª. Rejane Coutinho (UNESP) e seu orientando de doutorado Sidney Peterson, Drª. Lêda Guimarães (UFG), Dr. Afonso Medeiros (UFPA) e a Dra. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) e da França Apollinie Torregrosa, membro do Centre d´Estudes surl´Actuel e le Quotidien, o CEAQ, tendo o Dr. Michel Maffesoli como mentor.

Os professores do PPGAV UFPB/UFPE mantêm diálogos com docentes da Universidade de Cincinnati e Illinois (EUA); Faculdade de Belas Artes do Porto (PORTUGAL); Faculdade de Belas Artes de Évora (PORTUGAL); Universidade de Lisboa (PORTUGAL); Universidad do Uruguai (URUGUAI); Universidad de Havana (CUBA); Universidad de Múrcia (ESPANHA); Université de Laval (CANADÁ); Universidade do Minho - Guimarães (PORTUGAL); Universidad de Barcelona (ESPANHA); Universidad de La Rioja (ESPANHA); Universidade do Algarve (PORTUGAL); Universidad Nacional de La Plata (ARGENTINA);Universidad de Granada (ESPANHA); Universidad Complutense de Madrid (Espanha);  Universidad Nacional Autónoma de México (México); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad Nacional da Colômbia (Colômbia) e Universidad de Sevilla (ESPANHA).

Pareceristas Ad Hoc de Periódicos Internacionais:

Revista Interamericana de Bibliotecología (Medellín), Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Lima), Biblionline (UFPB), African Journal of Library, Archives and Information Science (ÁFRICA DO SUL) e Revista Iberoamericana de Turismo (RITUR - UFAL).

Membros de Corpo Editorial Internacional: Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Lima) e RBBD. Revista Iberoamericana de Turismo (UFAL).

Ampliando a rede de relações com outros pesquisadores/as e outras instituições promotoras de produção e divulgação do conhecimento produzido no campo das Artes Visuais fora do país.

Projetos e convênios internacionais

Em 2020 o Prof. Robson Xavier da Costa (UFPB) está em processo de estabelecimento de convênios específicos internacionais entre o Programa de Doutorado em Arte y Patrimônio, da Escuela de Bellas Artes, da Universidad de Sevilla (US) e o PPGAV UFPB/UFPE. O processo está em avaliação pelo setor jurídico da US.

O PPGAV UFPB/UFPE assinou em 2018 o convênio internacional específico para mobilidade entre o Programa e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), sob a coordenação dos Professores Dr. Robson Xavier (UFPB) e Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE).

Em 2018 o Prof. Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) elaborou um projeto de criação do Programa Residência Multiprofissional em Arte (RMA), aprovado em março de 2018, pelo Colegiado do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atualmente encontra-se em processo de avaliação na Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFPB.

Em 2014 o Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) desenvolveu o Projeto de criação de residências artísticas com o Coletivo Xerém de Portugal em parceria com a Universidade do Algarve e o Centro Internacional de Arte e Cultura (CIAC), daquela instituição. O mesmo foi aprovado pelo Projeto Mais Cultura nas Universidades (MinC e MEC).

Em 2018 o Núcleo de Estudos do Imaginário na UFPE, sob coordenação da Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) foi instalado um acervo específico na Biblioteca Central da UFPE, chamado Danielle Perin Rocha Pitta e fizemos um Symposium Création-Créativité, no período entre 20 e 22 de novembro em Paris, do qual participaram as professoras Drª. Ana Mae Barbosa (USP), Drª. Rejane Coutinho (UNESP) e seu orientando de doutorado Sidiney Peterson, Drª. Lêda Guimarães (UFG), Dr. Afonso Medeiros (UFPA) e a Dra. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) e da França ApollinieTorregrosa, membro do Centre d´Estudes surl´Actuel e leQuotidien, o CEAQ, tendo o Dr. Michel Maffesoli como mentor.

Os professores do PPGAV UFPB/UFPE mantêm diálogos com docentes da Universidade de Cincinnati e Illinois (EUA); Faculdade de Belas Artes do Porto (PORTUGAL); Faculdade de Belas Artes de Évora (PORTUGAL); Universidade de Lisboa (PORTUGAL); Universidad do Uruguai (URUGUAI); Universidad de Havana (CUBA); Universidad de Múrcia (ESPANHA); Université de Laval (CANADÁ); Universidade do Minho - Guimarães (PORTUGAL); Universidad de Barcelona (ESPANHA); Universidad de La Rioja (ESPANHA); Universidade do Algarve (PORTUGAL); Universidad Nacional de La Plata (ARGENTINA);Universidad de Granada (ESPANHA); Universidad Complutense de Madrid (Espanha);  Universidad Nacional Autónoma de México (México); Universidad de Buenos Aires (Argentina); Universidad Nacional da Colômbia (Colômbia) e Universidad de Sevilla (ESPANHA).

Pareceristas Ad Hoc de Periódicos Internacionais:

Revista Interamericana de Bibliotecología (Medellín), Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Lima), Biblionline (UFPB), African Journal of Library, Archives and Information Science (ÁFRICA DO SUL) e Revista Iberoamericana de Turismo (RITUR - UFAL).

Membros de Corpo Editorial Internacional: Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información (Lima) e RBBD. Revista Iberoamericana de Turismo (UFAL).

Ampliando a rede de relações com outros pesquisadores/as e outras instituições promotoras de produção e divulgação do conhecimento produzido no campo das Artes Visuais fora do país alguns docentes do PPGAV UFPB/UFPE fizeram ou estão fazendo estágio pós-doutoral no exterior:

a)      Drª. Maria Emília Sardelich (PPGAV UFPB) afastou-se com licença para capacitação da UFPB no período de 16 de julho a 13 de outubro de 2018, para desenvolver o Projeto de Pesquisa: Narrativas de Formação em Arte de Licenciandas em Pedagogia da UFPB e atualmente está afastada para estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid (2019-2020).

b)      Profª. Drª. Luciana Borre Nunes (PPGAV UFPE) afastou-se das atividades acadêmicas na UFPE para capacitação docente na Universidad de Córdova, Argentina, entre 04 de Março até 01 de Junho de 2020. 

c)       Profª. Drª. Roberta Marques (PPGAV UFPE) fez estágio pós-doutoral na Utrecht Universiteit, Holanda (2017-2018).

d)      Profª. Drª. Madalena Zaccara (PPGAV UFPE) fez estágio pós-doutoral como Professora Visitante (2018-2019) na Universidade Paris IV - Sorbonne, sob a supervisão do Dr. Michel Maffesoli, Paris, França, com bolsa da CAPES.

e)      Destacamos a participação dos docentes em eventos e pesquisas internacionais efetuados na Universidad Nacional Autónoma de México; Universidad Nacional da Colômbia; Universidad de Buenos Aires – UBA Internacional; Universidad de Rosário; Universidade de Múrcia, Espanha; Université de Laval, Québec; Universidade do Minho em Guimarães, Portugal; Universidade de Havana, Cuba; Universidade de Évora; Universidade do Minho, Universidade do Porto; Universidade do Algarve, Portugal; Universidade de Barcelona, Espanha; Sorbone, França; Universidade de Cabo Verde, África; Universidad de Granda e Universidad de Sevilla, Espanha.

f)       Salientamos os contatos realizados pelos/as Professores/as Drª. Lívia Marques Carvalho (aposentada da UFPB) e Drª. Madalena Zaccara (UFPE), com as Universidades de Porto e de Córdoba e o contato realizado pelo Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB), com os Programas de Doutoramento em Arte y Patrimônio da Escuela de Bellas Artes da Universidad de Sevilha, Espanha e da Drª. Fabíola Cristina Alves (UFPB) com a Universidad de Rosário, na Argentina, objetivando a ampliação do processo de internacionalização do PPGAV UFPB/UFPE por meio da assinatura de convênios internacionais específicos.

g)      Como fruto destes contatos, temos a participação do Diretor da Faculdade de Belas Artes e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Porto, nos Diálogos Internacionais em Artes Visuais, no CIAMI e no Corpo Editorial da Revista Cartema.

Em 2018 o PPGAV UFPB/UFPE assinou convênio de cooperação internacional com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal, para a realização de mobilidades docente e discente e possibilitando a realização de período sanduíche do mestrado em Portugal, bem como, o ingresso de egressos do programa no Doutoramento em Educação Artística na FBAUP e em outras instituições portuguesas, a exemplo dos/as seguintes egressos:

Egressos do PPGAV UFPB/UFPE que cursaram doutorado no exterior:

  1. Dr. Carlos Henrique Romeu Cabral – Doutorado em História da Arte pela Université Toulouse II – Jean Jaurés como bolsista do governo francês. Concluído em 2019. Docente do IFPE Olinda PE.
  2. Drª. Flávia Maria de Brito Pedrosa de Vasconcelos – Doutorado em Educação Artística – FEBAUP Porto - doutorado concluído em 2017 como bolsista de doutorado pleno no exterior da CAPES. Docente do Instituto de Arte da UFSM, Santa Maria RS.
  3. Drª. Ana Elisabeth de Gouveia – Doutorado em Artes - Universidade de Lisboa, Portugal – doutorado concluído em 2019. Docente do Departamento de Arte do CAC UFPE.

Egressos do PPGAV UFPB/UFPE que estão cursando doutorado no exterior em 2019:

  1. Ma. Aline Teresinha Basso – Doutorado em Artes - Universidade de Lisboa, Portugal – ingresso em 2017 - em curso. Docente do Departamento de Design da UFCE.
  2. Ma. Marília Paes Andrade Franca - Doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal – ingresso em 2015 - em curso. Mediadora cultural independente, foi mediadora no MAMAM e no Instituto Cutltural Banco Real no Recife PE.
  3. Me. João Valdívio Lobo Maia – Doutorado em Artes - Universidade de Lisboa, Portugal – ingresso em 2015 - em curso. Artista Visual.
  4. Ma. Guilhermina Pereira da Silva – Doutorado em Educação Artística – FBAUP – Porto – ingresso em 2018 – em curso. Artista Visual.

Ma. Ana Carolina Coelho Cosentino – Doutorado em Educação Artística – FBAUP – Porto – ingresso em 2018 – em curso. Artista visual e Arteterapeuta.