Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Internacionalização > Internacionalização
conteúdo

Internacionalização

por PPGAV publicado 21/05/2020 11h35, última modificação 21/05/2020 11h35

O PPGAV UFPB/UFPE tem dado ênfase, desde sua implantação, ao impacto regional e na consolidação dos contatos nacionais entre grupos de pesquisa, sobretudo com países de língua neolatinas, buscando um maior diálogo, buscando minimizar a produção endógena, essas ações estão relacionadas ao contexto contemporâneo onde às fronteiras se encontram em um acentuado processo de dissolução.

O Programa estimula, portanto, o trânsito nacional e quando possível internacional de docentes e discentes, de modo a fortalecer uma visão de mundo coerente com o processo de globalização cultural, considerando as realidades regionais e locais.

Em 2018 o PPGAV UFPB/UFPE assinou convênio de cooperação internacional com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal, para a realização de mobilidades docente e discente e possibilitando a realização de período sanduíche do mestrado em Portugal, bem como, o ingresso de egressos do programa no Doutoramento em Educação Artística na FBAUP e em outras instituições portuguesas.

Em 2020 o PPGAV UFPB/UFPE está em processo de assinatura de convênio de cooperação acadêmica entre a Universidade Nacional do Rosário (UNR, Argentina) e a Universidade Federal da Paraíba. As negociações foram iniciadas em 2019 a previsão é que o convênio será firmado em 2020. A inciativa faz parte das estratégias de internacionalização da UFPB e está sendo coordenado na UFPB pela Profª. Drª. Fabíola Cristina Alves (Professora Visitante Nacional do PPGAV UFPB/UFPE) e na UNR pela Profª. Drª. Laura Utera, professora do Instituto de Investigações Críticas e Humanas da UNR, possibilitando pesquisas conjuntas e mobilidade docente e discente.

Em 2020 o PPGAV UFPB/UFPE está em processo de assinatura de convênio específico de mobilidade e parceria com o Doutoramento em Arte y Patrimonio da Universidad de Sevilla, Espanha, sob a Coordenação no Brasil do Prof. Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) e da Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) e na Faculdad de Bellas Artes da Universidad de Sevilla do Prof. Dr. Francisco José Lara-Barranco, a previsão é que o convênio seja firmado em 2020. O convênio possibilitará o credenciamento de docentes do PPGAV UFPB/UFPE como professores do doutoramento em Arte Y Patrimônio da Universidad de Sevilla, motivando a mobilidade docente e discente entre as duas universidades e países.

Em 2020 o PPGAV UFPB/UFPE iniciou a construção de uma proposta de assinatura de um convênio de mobilidade entre o programa e a M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo e São Vicente, em Cabo Verde, África, a previsão é que o convênio seja assinado em 2020, sob a Coordenação no Brasil do Prof. Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB) e da Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) e na M_EIA do Prof. Dr. Leão Lopes. O convênio possibilitará a mobilidade docente e discente entre as duas universidades e países.

Nesse sentido, em seus 10 anos de existência, o Programa tem organizado encontros como o “Seminário Internacional em Artes Visuais: diálogos com Paul Duncun” realizado em 2011, o “Colóquio Internacional Educação e Visualidades: incômodos”, também em 2011, ambos realizados na UFPB, etc.

O Programa realizou o I, II, III, IV e V Diálogos Internacionais em Artes Visuais:

1.            Em 2018 o Dr. Robson Xavier (UFPB) organizou o 1º e 2º Congressos Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (CIAMI) na UFPB, em 2016 e 2018, contando com a participação de conferencistas internacionais, como a Drª. Olga Lúcia Olaya Parra – Colômbia e com o Dr. José Paiva da FBAUP – Porto – Portugal.

2.            Em 2016 os/as Professores/as Drª Luciana Borre (UFPE), Drª. Madalena Zaccara (UFPE), Drª. Renata Wilner (UFPE) e Drª. Vitória Amaral (UFPE), organizaram o V Diálogos Internacionais (2016 na UFPE), com a presença dos conferencistas: Profª. Drª. Patrícia Raquimán da Pontifícia Universidad Católica do Chile e a Profª. Drª. Lucimar Bello, professora titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia, o Prof. Jomar Muniz de Brito, professor aposentado da UFPB e a Profª. Drª. Joana D’Arc Lima, da UFPE, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

3.            Em 2015 os/as Professores/as Dr. Robson Xavier (UFPB), a Drª Lívia Marques (UFPB), a Drª Madalena Zaccara (UFPE) e a Drª. Maria Betânia (UFPE) organizaram do IV Diálogos Internacionais em Artes Visuais e I Encontro Regional da ANPAP (2015, na UFPB) com a presença de Leão Lopes (Cabo Verde/África), Afonso Medeiros (Universidade Federal do Pará, Daniel Santiago (artista plástico/Recife), Fábio Rodrigues (Universidade Regional do Cariri/CE), e do Curador Moacir dos Anjos (FUNDAJ), o evento foi realizado com apoio da CAPES.

4.            Em 2014 os/as Professores/as Dr. Robson Xavier e a Drª Lívia Marques (UFPB), a Drª Madalena Zaccara (UFPE) e a Drª. Maria Betânia (UFPE) organizaram o III Diálogos Internacionais em Artes Visuais (2014, na UFPB), com a presença das professoras/pesquisadoras Clara Mégias (Universidad de La Rioja/Espanha) e a Lêda Guimarães Universidade Federal de Goiás onde os debates se centraram nas pesquisas e metodologias em Artes Visuais, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

5.            As Professoras Drª. Madalena Zacarra e a Drª. Maria Betânia e Silva (UFPE) organizaram o II Diálogos Internacionais em Artes Visuais (2013) - Processos de criação em artes visuais - que reuniu durante três dias no Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pesquisadores de várias universidades. O evento contou com a participação dos conferencistas: Dra. Marie Christiane (Université de Laval Quebec – Canadá) e a Drª. Bia Medeiros (PPGAV - UNB), pesquisadora da área de performance e arte contemporânea. O evento constou de conferências das duas pesquisadoras e debate com os alunos da pós-graduação e da graduação em artes visuais da UFPE/UFPB, aberto também a comunidade universitária, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

6.            Em 2012 as professoras Drª. Madalena Zaccara e a Drª. Maria Betânia e Silva (UFPE) e a Drª. Lívia Carvalho (UFPB) organizaram em 2012 o I Diálogos Internacionais em Artes Visuais na UFPE, com a participação do conferencista Dr. José Paiva da FBAUP, Porto – Portugal em diálogo com a Drª. Bia Medeiros (PPGAV UNB).

Esses eventos reforçam e intensificam o intercâmbio nacional e a internacionalização do PPGAV UFPB/UFPE que tem primado pela promoção do diálogo entre pesquisadores/professores/artistas nacionais e internacionais, ampliando a rede de conexões de pesquisa, socialização e produção do conhecimento em Artes Visuais envolvendo os estudantes da pós-graduação, da graduação e da comunidade acadêmica e interessados no campo das Artes Visuais.

O processo de internacionalização do PPGAV UFPB/UFPE se configura também com a presença de docentes e discentes do programa em eventos internacionais para socialização das suas pesquisas e como pareceristas Ad Hoc e/ou membros do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Essas ações proporcionam intercâmbios produtivos no sentido do deslocamento de docentes e discentes para realizarem seus processos de estudos doutorais e pós-doutorais ou mesmo a vinda de docentes de outros países para apresentarem e debaterem seus processos de pesquisa nos eventos organizados pelo programa.

Além disso, temos observado a presença de candidatos estrangeiros nos processos seletivos do PPGAV UFPB/UFPE, a exemplo do Chile, da Argentina, de Portugal, da França, da Colômbia, da Bélgica, bem como de discentes franceses que cursaram o mestrado no programa. Esse interesse ressalta a importância do programa no cenário nacional e sua inserção internacional.

O projeto político-pedagógico do PPGAV UFPB/UFPE tem buscado atualizar modelos transversais de produção do conhecimento, envolvendo ações regionais e nacionais, integrando em suas disciplinas e atividades professores de outras instituições nacionais objetivando promover o debate de ideias e projetos diversos.

O PPGAV UFPB/UFPE convida regularmente professores/artistas de outras instituições para proferirem aulas inaugurais ou palestras no âmbito de suas pesquisas quando convidados para bancas ou outras atividades relativas ao Programa. Uma das consequências interessantes dessa prática é a ampliação da comunicação e do referencial teórico-prático de cada discente/docente, possibilitando uma partilha de experiências acadêmicas e artísticas.

Outro exemplo a ser destacado, no processo de internacionalização do PPGAV UFPB/UFPE, se refere a ações desenvolvidas por professores docentes permanentes do Programa. Assim, o Projeto de Licenciaturas Internacionais (PLI), estabelecido entre a UFPE e a Universidade de Évora (entre 2013 e 2015), estruturado a partir da iniciativa da professora Drª. Renata Wilner (UFPE) que funcionou até 2015. Essa ação possibilitou e viabilizou as experiências de intercâmbio internacionais integrando a pós-graduação com a graduação.

É importante destacar o regime de co-tutela doutoral, desenvolvidos pela Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) com a estudante Mariana Protázio, da Universidade de Barcelona e da Drª. Renata Wilner (UFPE) com a egressa Drª. Flávia Maria de Brito Pedrosa de Vasconcelos no Doutorado em Educação Artística da FBAUP - Porto.

A internacionalização também está contemplada no Projeto de criação da residência multiprofissional em arte (RMA) na UFPB em 2018, Coordenada pelo Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB), projeto já aprovado pelo Conselho do CCTA UFPB e em análise pelo CONSEPE e pela PRPG UFPB.

A internacionalização do PPGAV UFPE/UFPB se reflete na residência artística realizada pelo Dr. José Augusto Costa de Almeida (José Rufino – PPGAV UFPB) no ano de 2015 em Porto – Portugal, gerando uma exposição individual e a participação em exposições coletivas.

A Profª. Drª Madalena Zaccara (UFPE) fez estágio pós-doutoral (como professora visitante) na Universidade Paris-Sorbonne IV (2018-2019), com bolsa CAPES, sob a supervisão do Prof. Dr. Michel Maffesoli e estágio pós-doutoral da na FBAUP, Portugal sob supervisão do Dr. José Carlos Paiva (2014-2015), com bolsa CAPES.

A mobilidade como professor brasileiro do Dr. Robson Xavier (UFPB) junto a Universidade de Granada, Espanha, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, com bolsa da Fundación Carolina, da Espanha, sob supervisão da Drª. Maria Bellido Gant.

As parcerias internacionais efetivados tem se consolidado por meio de seminários, encontros com pesquisadores de universidades internacionais e a participação dos docentes em eventos e pesquisas internacionais, o processo de internacionalização do PPGAV UFPB/UFPE se reflete nas parcerias dos docentes com as seguintes instituições:

Faculdade de Belas Artes do Porto (PORTUGAL) – Convênio de Mobilidade Internacional - Drª. Madalena Zaccara (UFPE); Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (UFPE) e Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB).

Faculdade de Belas Artes de Évora (PORTUGAL) – Projeto Licenciaturas Internacionais - Drª. Renata Wilner (UFPE).

Universidade do Uruguai (URUGUAI) – Participação em Organização de Congresso Internacional - Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB).

Universidade do Minho, Guimarães (PORTUGAL) – diálogo para estabelecer convênio de mobilidade internacional - Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB).

Universidade de Barcelona (ESPANHA) – Realização de mobilidade - Dr. Erinaldo Alves do Nascimento (UFPB) e Drª. Maria Emília Sardelich (UFPB).

Universidad de Sevilha (Espanha) e Universidad de Granada (Espanha) – estabelecimento de convênios internacionais em curso - Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB).

Universidad Nacional de Rosário (Argentina) – estabelecimento de convênio internacional em curso - Drª. Fabíola Cristina Alves (UFPB) e Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB).

Universidade de Utrecht (Holanda) – estágio pós-doutoral - Drª. Roberta Ramos Marques (UFPE).

Universidad Complutense de Madrid (Espanha) – estágio pós-doutoral – Drª. Maria Emília Sardelich (UFPB).

Universidade de Cabo Verde (África) – estabelecimento de convênio internacional em curso -  Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB).

Ampliando a internacionalização outros professores/as e a participação de professores de outras instituições estrangeiras presentes no corpo editorial da Revista Cartema e demais publicações e eventos organizados pela equipe do PPGAV UFPB/UFPE.

 

Eventos Internacionais

Foram organizados pela equipe do PPGAV UFPB/UFPE os seguintes eventos internacionais:

1.            Em 2018 o Dr. Robson Xavier (PPGAV UFPB) organizou o 2º Congressos Intersaberes em Arte, Museus e Inclusão (CIAMI) na UFPB, contando com a participação do conferencista internacional Dr. José Carlos de Paiva, da FBAUP – Porto – Portugal.

2.            Em 2016 o professor Dr. Robson Xavier (PPGAV UFPB) e o Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão, organizou o I CONGRESSO IBEROAMERICANO (INTERSABERES) EM ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO (1º CIAMI) e a 9ª Bienal Internacional de Arte Postal no CCTA UFPB, com a participação de vários Pesquisadores, entre eles: Drª. Olga Olaya Parra, da Universidade da Colômbia; Drª. Ângela Philippini da Clínica Pomar RJ; a Drª. Lúcia Helena Reily da UNICAMP, o evento foi realizado com apoio da UFPB.

3.            Em 2016 as professoras Drª. Luciana Borre (PPGAV UFPE), a Drª. Madalena Zaccara (PPGAV UFPE), a Drª. Renata Wilner (PPGAV UFPE) e a Drª. Vitória Amaral (PPGAV UFPE), organizaram o V Diálogos Internacionais (em 2016, na UFPE), com a presença dos conferencistas: Drª. Patrícia Raquimán da Pontifícia Universidad Católica do Chile e a Drª. Lucimar Bello, professora titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia, o Prof. Jomar Muniz de Brito, professor aposentado da UFPB e a Drª. Joana D’Arc Lima, da UFPE, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

4.            Em 2015 os professores Dr. Robson Xavier (PPGAV UFPB), a Drª Lívia Marques (PPGAV UFPB), a Drª Madalena Zaccara (PPGAV UFPE) e a Drª. Maria Betânia (PPGAV UFPE) organizaram do IV Diálogos Internacionais em Artes Visuais e o I Encontro Regional da ANPAP (2015, na UFPB) com a presença do Dr. Leão Lopes (Cabo Verde/África), Dr. Afonso Medeiros (Universidade Federal do Pará, Daniel Santiago (artista plástico/Recife), Dr. Fábio Rodrigues (Universidade Regional do Cariri/CE), e do Curador Dr. Moacir dos Anjos (FUNDAJ), o evento foi realizado com apoio da CAPES.

5.            Em 2014 os professores Dr. Robson Xavier (PPGAV UFPB), a Drª Lívia Marques (PPGAV UFPB), a Drª.  Madalena Zaccara (PPGAV UFPE) e a Drª. Maria Betânia (PPGAV UFPE) organizaram o III Diálogos Internacionais em Artes Visuais (2014, na UFPB), com a presença das professoras/pesquisadoras Drª. Clara Mégias (Universidad de La Rioja/Espanha) e a Drª. Lêda Guimarães, Universidade Federal de Goiás onde os debates se centraram nas pesquisas e metodologias em Artes Visuais, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

6.            Em 2013 as professoras Drª. Madalena Zacarra e a Drª. Maria Betânia e Silva (PPGAV UFPE) organizaram o II Diálogos Internacionais em Artes Visuais (2013) - Processos de criação em artes visuais, que se processou durante três dias de palestras no Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento contou com a participação dos convidados: Profª. Dra. Marie Christiane (Université de Laval Quebec – Canadá) e a Profª. Drª. Bia Medeiros (PPGAV, da Universidade de Brasília - UNB), pesquisadora da área de performance e arte contemporânea. O evento constou de conferências das duas pesquisadoras e debate com os alunos da pós graduação e da graduação em artes visuais da UFPE/UFPB, aberto também a comunidade universitária, o evento foi realizado com apoio da CAPES.

7.            Em 2012 as professoras Drª. Madalena Zaccara e a Drª. Maria Betânia e Silva (PPGAV UFPE) e a Drª. Lívia Carvalho (PPGAV UFPB) organizaram em 2012 o I Diálogos Internacionais em Artes Visuais na UFPE, com a participação do conferencista Dr. José Paiva da FBAUP, Porto – Portugal em diálogo com a Drª. Bia Medeiros (PPGAV UNB).

Intercâmbios

Mobilidade de Docentes Permanentes do PPGAV UFPB/UFPE

1.            Em 2019 a Profª. Drª. Maria Emília Sardelich (UFPB) iniciou seu estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid – Espanha (2019-2020) sob supervisão da Profª. Drª. Marián Lopes Cao.

2.            Entre 2018 e 2019 a Drª. Madalena Zaccara (PPGAV UFPE) fez mobilidade como Professora Visitante na Universidade de Paris IV- Sorbonne, em Paris, França, sob supervisão do Prof. Dr. Michel Maffesoli.

3.            Em 2018 a Drª. Roberta Marques (PPGAV UFPE) realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Utrecht/Holanda.

4.            Como fruto da parceria Internacional do PPGAV UFPB/UFPE com a Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal, a Drª. Madalena de Fátima Zaccara (UFPE) realizou seu estágio pós-doutoral entre setembro de 2013, e setembro de 2014, sob a orientação do Prof. Dr. José Paiva. Em 2018 o PPGAV UFPB/UFPE assinou convênio internacional específico de mobilidade com a FBAUP.

5.            O Dr. Robson Xavier (UFPB) realizou seu estágio pós-doutoral no período de setembro de 2015 a setembro de 2017, no PGEHA MAC USP, sob a supervisão da Drª. Lisbeth Rebollo Gonçalves.

6.            O Dr. Carlos Newton Junior (UFPE) fez seu estágio pós-doutoral entre agosto de 2015 e agosto de 2016, no PPGAV DA UFRJ.