Projetos de Pesquisa
Linha 1:PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES VISUAIS |
Objetiva investigar aspectos relativos à Educação em Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. A linha de pesquisa volta-se para os fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos educativos em Artes Visuais, entendendo a educação em sua concepção mais ampla que envolve diferentes situações educativas para além da instituição escolar. Contempla investigações em espaços formais, não-formais e informais de ensino/aprendizagem. Objetiva refletir sobre os processos e percursos de formação docente, artística e criativa dos profissionais que atuam nos espaços educativos em Artes Visuais, possibilitando também aprofundar os conhecimentos acerca dos processos e percursos de aprendizagens significativas e inclusivas de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Intenciona investigar as práticas artísticas e criativas dos docentes e da docência e as memórias relativas ao campo. |
Dr. ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
Educação da Cultura Visual - subjetivações em imagens, resistência e processos de aprendizagem na educação em diferentes contextos | 2017- Atual |
RESUMO | |
Descrição: Esta pesquisa trata dos efeitos de subjetivação provocados por imagens, gerando atitudes de resistência e outros processos de aprendizagem em diferentes contextos educacionais.. Integrantes: Geane Angélica Barreto Gomes - Integrante / Edilania Vívian Silva dos Santos - Integrante / Julie Alexandra Vieira de Lima - Integrante / Clayton Araújo da Silva - Integrante. DOCENTES COLABORADORES: Erinaldo Alves do Nascimento - Coordenador / Maria Emília Sardelich - Integrante / Milton Silva dos Santos (Bolsista PNPD) - Integrante |
Drª. FABIANA SOUTO LIMA VIDAL - UFPE |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação - GPECAE | 2016- Atual |
RESUMO | |
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação, formalizado em maio de 2016 reúne pesquisadores(as) dedicados(as) ao debate sobre os Estudos Culturais em Educação partindo do entendimento de que estudar educação não é somente olhar para dentro dos muros da escola, mas sim, dar ênfase ao conjunto de produção cultural de uma sociedade, com sua diversidade de textos e práticas. Trata-se de pensar, sobretudo, sobre os modos pelos quais os artefatos, instituições e espaços têm atuado na constituição de sujeitos, na medida em que produzem e fazem circular saberes e práticas e, portanto, pedagogias que implicam em modos de ser e estar na cultura. Comungando com estes pressupostos buscamos também fortalecer uma rede de pesquisadores(as) que transitam no campo epistêmico da Arte/Educação em suas diferentes linguagens: Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.. |
TÍTULO DO PROJETO 02 | PERÍODO |
Formação Docente com e em artes/culturas | 2022- Atual |
RESUMO | |
Descrição: Partindo do pressuposto de que estudantes em formação do curso de Pedagogia (ou similares) têm explorado pouco a ampla e diversa bagagem artística/cultural glocal, considerando a importância das Artes e das Culturas na formação de professores, para o trabalho e para a vida, e valorizando as vozes dessas(es) estudantes, esta pesquisa tem como base as perguntas: quais são as bagagens artísticas/culturais de estudantes do curso de Pedagogia ou similares? O que revelam? A perspectiva metodológica da pesquisa envolve a a/r/tografia, a cartografia e a sócio-poética. O projeto é coordenado pelos grupos de pesquisa: GPAP - Arte na Pedagogia e GPeMC - Mediação Cultural: contaminações e provocações estésicas ambos inscritos no Diretório de Pesquisa no CNPq e com a liderança de Mirian Celeste Martins e vice-lideranças de Jéssica Makino e Estela Maria de Oliveira Bonci. Respectivamente envolve muitos outros docentes e grupos de pesquisa de universidades de várias regiões do Brasil, da Colômbia e do Chile. Integrantes: Profa. Mirian Celeste Martins- Coordenadora, Fabiana Souto Lima Vidal - Integrante |
Drª. LUCIANA BORRE NUNES - UFPE |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
FNARRATIVAS TÊXTEIS E DOCÊNCIA ARTISTA | 2020- Atual |
RESUMO | |
Descrição: A pesquisa a/r/tográfica “Narrativas Têxteis e Docência Artista” investiga processos de criação artístico/pedagógicos com estudantes de Artes Visuais em formação docente, da Universidade Federal de Pernambuco. Busca entender como o cenário das práticas contemporâneas em arte têxtil tem sido pensado e vivenciado na formação inicial da/o professora/r artista e como processos de criação têm sido desenvolvidos em uma perspectiva educacional. É um estudo ancorado na abordagem da Educação da Cultura Visual, com aporte aos processos de criação no campo das artes têxteis. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . |
Drª. MARIA BETÂNIA E SILVA - UFPE |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
Memórias e Narrativas de Formação em Artes Visuais
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2019- Atual |
RESUMO | |
Descrição: O projeto de pesquisa tem o objetivo principal de investigar o que a memória registra nas trajetórias de formação em artes visuais e como esses registros se materializam em narrativas. O estudo se organiza em três etapas e tempos distintos intencionando se debruçar sobre três grupos diferentes de pessoas: professoras/es de artes visuais; estudantes de artes visuais; pessoas comuns da sociedade.. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . |
Drª. MARIA EMÍLIA SARDELICH - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
ARTES VISUAIS E FEMINISMOS: INTERCONEXÕES ENTRE A CRÍTICA, HISTÓRIA DA ARTE E FORMAÇÃO | 2020 Atual |
RESUMO | |
Descrição: Historicamente vinculado às ações das trabalhadoras anarquistas, comunistas, socialistas e sufragistas de finais do século XIX, o feminismo tem sido adjetivado de afrolatinoamericano, branco, burguês, camponês, ciber, comunitário, decolonial, eco, expandido, indígena, institucional, interseccional, liberal, marxista, negro, popular, pós-colonial, pós-humano, radical, trans, entre tantos outros, a depender das necessidades das diversas mulheres do planeta. É por essas muitas diferenças que utilizamos o termo no plural, feminismos, como conjunto dos movimentos de ideias, denúncias, proposições, reivindicações, ações autônomas e institucionais, para a transformação das relações de um sistema social que trata desigualmente pessoas em virtude de seu sexo/gênero/raça/classe, gerando discriminação, exclusão, iniquidade, opressão, subalternidade, epistemicídios, genocídios, memoricídios da alteridade. Este projeto tem por objetivo analisar e discutir as contribuições, apropriações e atravessamentos entre os feminismos, a crítica, história da arte e o ensino das Artes Visuais no Brasil, a partir da segunda metade do século XX. Busca sistematizar e compreender a diversidade de questionamentos teóricos/poéticos que coexistem no debate sobre criação, recepção artística, formação e produção de subjetividades insubmissas. Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa |
Linha 2:
PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS
Objetiva investigar aspectos relativos às teorias e histórias e suas múltiplas relações com as Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. Dedica-se a incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico em/sobre/com as Artes Visuais frente às mudanças nos modos de conhecer e se relacionar com as imagens nos tempos históricos e, particularmente, com as influências culturais da contemporaneidade.
Drª. CAROLINA FERREIRA DA FONSECA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
ARQUIVO-ORÁCULO: POR UMA ARQUEOLOGIA DA IGNORÂNCIA | 2022- Atual |
RESUMO | |
Descrição: A presente pesquisa tem caráter teórico-prático e se dedica à aprofundar nos tensionamentos entre imagens da violência da modernidade e da colonialidade versus contra imagens de resistência, que passam pela tensão entre escolas fechadas no campo, como índices dessas violências e escolas vivas no campo como pistas dessas resistências. Até o momento, a pesquisa reuniu um vasto arquivo imagético e documental dessas duas naturezas de imagens e a presente pesquisa pretende mobilizar ativações de sentidos dessas imagens, a partir de práticas de leituras cartográficas, oraculares e arqueológicas como estratégias poéticas de criação de outro regime de visibilidade dessas imagens. A pesquisa é articulada em torno das dimensões poético-conceituais do arquivo, do oráculo, da cartografia e da arqueologia apontando para a prática de leituras oraculares como modo de interrogar processos no contra fluxo das violências da modernidade e da colonialidade. Esta proposta de pesquisa objetiva criar um campo de ações e de ativação a partir de outra pesquisa iniciada em 2016 no âmbito do projeto "Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância". A "Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância" configurou-se como um processo de pesquisa e criação para confrontar o seguinte dado estatístico: no Brasil foram fechadas 8 escolas públicas rurais por dia ao longo de 21 anos, ou mais de 60 mil escolas fechadas entre 1995 e 2016. O projeto "Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância" se estruturou a partir de três etapas: 1. expedições para desenvolver a pesquisa de campo nas escolas rurais fechadas nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia; 2. processo criativo, que culminou no trabalho intitulado Torre de Transmissão e desenvolvido em setembro de 2017; 3. publicação homônima ao projeto. Essa primeira etapa (2016- 2018) abriu uma vastidão de possibilidades, que seguiram mobilizando pesquisas poético-conceituais. A primeira etapa revelou uma fertilidade estética e sensível, que engendrou em 2018 o desenvolvimento de novos trabalhos, configurados como objetos, instalações, vídeos, ações performativas e formativas, desdobradas do repertório magético levantado nas pesquisas de campo. O processo em curso desde 2016 tem revelado pulsões insistentes do material levantado, um tipo de força própria inerente às práticas criativas de efetiva potência, àquelas aptas a desencadearem incessantes inquietações e perguntas. Estas matérias expressivas compostas por fotografias, vídeos, livros, textos, vozes, objetos estão agrupadas em um arquivo, que detém uma força agregadora e amplificadora de sentidos e que agora convergem para esta proposta multidisciplinar. Em 2019, as pesquisas foram retomadas para o desenvolvimento da exposição Arqueologia da Ignorância e da oficina Vocabulário para Catástrofes. Estas duas ações, executadas entre 2019 e 2021 geraram outro vasto conjunto de arquivos, onde se reúnem imagens, documentos e relatos de diversas mestras e mestres dos saberes e lideranças políticas de escolas vivas, ligadas à territorialidades indígenas, quilombolas e de movimentos sociais de luta por terra e território. Foi um momento em que a pesquisa por escolas fechadas foi tensionada pela pesquisa por escolas vivas. A presente pesquisa teórico- prática pretende portanto, dedicar-se a um processo criativo em artes visuais com foco no aprofundamento metodológico operado pelas intersecções entre antropologia, artes visuais e estudos decoloniais; e, no aprofundamento poético mobilizado pelo arquivo reunido desde 2016 como material de pesquisa para novas obras, exposições, textos críticos e ações formativas em pedagogia das artes. Sobretudo, este arquivo coloca-se como campo ampliado dos estudos decoloniais no confrontamento entre as dimensões rurais e urbanas dos territórios brasileiros.. |
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TÍTULO DO PROJETO 02 |
PERÍODO |
DO PERDÃO, DA MULHER E DA ÁRVORE: ESTUDOS DOS PROCESSOS CRIATIVOS E PERFORMANCE DO ESPETÁCULO NÃO POSSO ESQU CER |
2016 - Atual |
RESUMO |
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Descrição: Esta pesquisa desenvolve um estudo acerca do processo de pesquisa, investigação e criação que fundamentaram a construção da performance Não posso esqu cer (grafia propositalmente incorreta), sob a direção e encenação de Prof. Ms. Valéria Braga, interpretado pela Prof. Dra. Maria Ângela de Ambrosis, estreado em 2016 e reestreado em 2018. Durante todo o período de concepção e ensaio do espetáculo, em 2016 e em 2018, foram registrados em vídeos e diários de bordo os processos desenvolvidos. Nas apresentações, foi possível registrar alguns debates realizados após a performance. Para esta pesquisa estes materiais são estudados com o objetivo de delinear os procedimentos de pesquisa e criação artística e seus fundamentos teóricos e práticos, considerando um diálogo interdisciplinar entre Design e Artes da cena. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Carolina Ferreira da Fonseca - Integrante / MARIA ANGELA DE AMBROSIS PINHEIRO MACHADO - Coordenador. Financiador(es): Fundo de Arte e Cultura de Goias - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 |
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TITULO DO PROJETO 03 |
PERÍODO |
ENTRÓPICOS |
2015 - Atual |
RESUMO |
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Descrição: O campo temático do projeto Entrópicos é delimitado pelas políticas de subjetivação contemporâneas, pelos processos colaborativos e autogeridos, pelas intervenções em espaços urbanos, pelas trocas com espaços educacionais institucionais (escolas públicas, CMEIs, grupos de teatro e dança). Trata-se de uma pesquisa - intervenção, que parte do diálogo entre artes visuais, design, antropologia, arquitetura e urbanismo. A perspectiva metodológica resulta em narrativas intermidiáticas que entrelaçam a as artes visuais, a literatura, a arquitetura e o urbanismo como saberes potentes na produção de leituras em diferentes suportes das experiências subjetivas contemporâneas. Nesse espectro, problematizamos os regimes de legitimidade, de visibilidade e de ação que constituem diferentes modos de existência das territorialidades e dos sujeitos no mundo contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carolina Ferreira da Fonseca - Integrante / Pedro Dultra Britto - Coordenador / Lucas Felício - Integrante / Simone Buiate Brandão - Integrante / Rafael Oliveira - Integrante / Fernando Henrique Oliveira Lima - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14 |
Drª. LUCIANA FERREIRA DA COSTA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO | PERÍODO |
REDE DE PESQUISA E (IN)FORMAÇÃO EM MUSEOLOGIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO | 2014- Atual |
RESUMO | |
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Emeide Nobrega Duarte em 11/05/2014. Descrição: A Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMUS) foi criada na interlocução e cooperação entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como instituição nucleadora, do Brasil, e a Universidade de Évora (UE), de Portugal, através do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento da UFPB e do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da UE. Dedica-se a promover a investigação, formação e divulgação científica sobre a área da Museologia em perspectiva transdisciplinar/transnacional/transcontinental, tendo como eixo transversal as múltiplas práticas (in)formacionais sobre saberes/espaços museológicos. Em suas ações, contribui como associada ao Observatório Transdisciplinar de Pesquisa em Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Participam desta Rede pesquisadores de instituições de ensino superior e de instituições museológicas, além de pesquisadores em formação, em nível Stricto Sensu (3º ciclo) atualmente através do Programa de Doutoramento em História e Filosofia da Ciência com Especialidade em Museologia do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UE..
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Dr. ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
FORA DO EIXO: ANÁLISE DA HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS NO NORDESTE BRASILEIRO (2020-2023) |
2017- Atual |
RESUMO | |
Descrição: As exposições fazem parte do complexo sistema da arte e refletem discursos específicos anunciados pela curadoria e crítica de arte, seus produtos são publicizados por meio dos documentos do processo, catálogos, registros imagéticos, etc. Esses eventos são veículos para divulgação e apresentação junto ao público da produção artística, crítica e curatorial, definindo processos históricos e estabelecendo sentidos para a arte e os acervos de determinadas instituições ou regiões. Como área de conhecimento a história das exposições de arte (Glicenstein, 2009) , possibilita a análise dos projetos e processos da pré-produção, produção e pós-produção das mostras e exposições, individuais ou coletivas, tornando-se um instrumento fundamental para a compreensão e divulgação das práticas institucionais e/ou subversivas diante da institucionalização da arte na Paraíba. A cadeia operatória do processo museológico compreende duas frentes centrais; a salvaguarda e a Comunicação. A Salvaguarda é composta pela Documentação e a Conservação. A Documentação compreende a Pesquisa que insere as ações de comunicação, exposições, catálogos, publicações, pesquisas de público. A organização e o conhecimento dos acervos museológicos são essenciais para uma boa comunicação com o público e para a realização da prática expográfica. Portanto, exposição e acervo caminham juntos na cadeia operatória da museologia. Esta pesquisa qualitativa documental objetiva dar visibilidade às inúmeras exposições realizadas fora do eixo hegemônico da arte brasileira, da América Latina e do mundo, possibilitando o estudo das práticas curatoriais, expográficas, de mediações e formação de acervos de arte na Paraíba (Montaner, 1995, 2009; Crimp, 2015), articulando diferentes abordagens a partir de concepções pós-colonialistas e de-colonialistas da Arte Latino Americana (Mata, 2016; Costa, 2006; Gant, 2001; Anjos, 2005) Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Maria Helena Mousinho Magalhães - Integrante / Leandro Alves Garcia - Integrante / PERES DIAS, CRISTIANE - Integrante / LOHANNA LETICIA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / ALYNNE CAVALCANTE BEZERRA DA SILVA - Integrante / LUCAS ALVES DOS SANTOS - Integrante. |
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TÍTULO DO PROJETO 02 |
PERÍODO |
Artes Visuais & Inclusão |
2014-Atual |
RESUMO |
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Descrição: Este projeto objetiva fomentar o desenvolvimento de ações de pesquisa/investigação na área de ensino de artes visuais inclusivo, a partir da elaboração e implantação de oficinas criativas permanentes em instituições de educação inclusiva da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. O trabalho pretende atender crianças e jovens, adultos com deficiências, adultos e idosos nas instituições beneficiárias e na UFPB, possibilitando o desbloqueio do potencial criativo dos sujeitos envolvidos e a valorização das habilidades artísticas. Estas ações articula-se com o currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, a partir da disciplina obrigatória ''Ensino de Artes e Educação Inclusiva'', considerando que a área de educação em artes visuais é uma das mais importantes na educação de pessoas com deficiências e que nem sempre as instituições locais dispõem de profissionais habilitados para ministrar as oficinas. Este projeto pretende aproximar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes na formação acadêmica inicial em artes visuais com a necessidade institucional local e promover a aplicação prática dos conteúdos apreendidos no curso de graduação em Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, permitindo ao graduando exercitar técnicas e métodos de ensino enquanto aplica ações de pesquisa/investigação na área de educação inclusiva. Por acreditarmos na capacidade de transformação da arte no contexto da inclusão sociocultural, propomos a criação e implantação deste projeto, como uma ação permanente, ligada ao Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs) e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/UFPB/CNPq), do CCTA - UFPB.. DOCENTES COLABORADORES: Alberto Ricardo Pessoa - Integrante Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa. |
Dr. ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 03 | PERÍODO |
IMAGENS DISSIDENTES NA ARTE CONTEMPORÂNEA
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2022- Atual |
RESUMO | |
Descrição: Este projeto de pesquisa em Artes Visuais tem como objetivo aprofundar a pesquisa de estudantes de artes visuais a partir da temática dos corpos dissidentes, junto aos estudantes dos Cursos de Artes Visuais da UFPB (licenciatura e bacharelado) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB/UFPE, trabalhando coletivamente com grupos de pessoas com deficiências com o propósito resignificar as representações das imagens dos corpos na arte. Acreditamos que esta pesquisa possa auxiliar na estruturação de aportes teóricos e artísticos para o enfrentamento do apagamento da representação de corpos com deficiências na arte. Trabalhamos com os arcabouços teóricos de Judith Butler, Hannah Arendt, Giorgio Agamben e, fundamentalmente, Michel Foucault, afim de nos munirmos com ferramentas conceituais para analisar as práticas não hegemônicas e dissidentes dos múltiplos corpos existentes. No que tange a poética trabalharemos com arte relacional com pessoas com deficiências, no intuito de explicitar a dimensão estética de seus corpos e com expressões humanas possibilitando outras visualidades.. Integrantes: Robson Xavier da Costa - Coordenador / Fábio Abreu dos Passos - Integrante / Jayse Antonio da Silva Ferreira - Integrante / Ana Gabriela do Vale Gomes - Integrante. |
Dra. Madalena Zaccara - UFPE |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
HISTÓRIA DA ARTE E PODER: MULHERES ARTISTAS EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS DE RECIFE |
2018- Atual |
RESUMO Partindo de uma perspectiva que integra história da arte, sociomuseologia e gênero em espaços sociais não hegemônicos, pretendemos identificar e analisar os trabalhos de artistas mulheres presentes em coleções de museus pernambucanos. Para tanto propomos a priori investigar dois museus: o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães que conta com cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas e o do Museu do Estado de Pernambuco que possui mais de 14 mil itens, agregando importantes coleções em seu patrimônio tendo em vista que se as desigualdades e mesmo de violência contra a mulher persistem no trabalho, nas relações pessoais, na vida enfim, por que seria diferente nas artes visuais e em seus espaços de conservação e difusão: o museu. |
Dra. Madalena Zaccara e Dra. Sabrina Fernandes Melo |
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TÍTULO DO PROJETO 02 | PERÍODO |
MULHERES ARTISTAS NA PARAÍBA |
2022- Atual |
RESUMO O projeto tem como objetivo pesquisar sobre o papel da mulher nas artes visuais paraibanas com levantamento das artistas nascidas ou atuantes no Estado a partir da década de 1970 do século XX e publicar seus resultados sob a forma de livro de história da arte baseado no levantamento efetuado. O produto final será a publicação de um livro on line composto de uma introdução didática sobre as questões de gênero na História da Arte, com ênfase para a Paraíba, bem como de um levantamento de artistas nascidas no Estado ou que aqui trabalharam ou trabalham juntando informações sobre suas vidas e obras. O levantamento gerará a execução de um perfil de cada artista pesquisada contendo um resumo biográfico, uma cronologia de exposições realizadas, sua inserção ou ausência nos acervos de artes e museus, fortuna crítica e um comentário crítico. Pretende-se assim registrar o universo artístico feminino que atuou e atua na Paraíba contribuindo dessa forma para a memória das Artes Visuais no Estado. |
Drª. SICÍLIA CALADO FREITAS |
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PERÍODO | |||
Arte e política nos acervos da Pinacoteca e do NAC da UFPB | 2020- Atual | ||
RESUMO | |||
Descrição: As relações entre arte e política constituem-se, no campo artístico, em dimensões imagéticas e estéticas de grande carga contextual, atreladas a narrativas históricas e identitárias dos grupos sociais e artísticos que as produzem, desdobrando-se em articulações para além dos objetos artísticos. Buscando compreender os possíveis diálogos entre arte e política na arte contemporânea brasileira, esta proposta de pesquisa visa examinar, a partir dos acervos do Núcleo de Arte Contemporânea ? NAC e da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba, como parte dessa produção vem questionando e revelando aspectos da condição social e política do país, considerando trabalhos produzidos por artistas nordestinos que compõem este acervo. Assim, esta proposta busca compreender estratégias poéticas e estéticas que elaboram uma crítica/reflexão sobre a sociedade brasileira contemporânea, destacando perspectivas da produção nordestina e suas peculiaridades nesse universo das relações possíveis entre arte e política.. Integrantes: Sicília Calado Freitas - Coordenador / Gabriel Bechara Filho - Integrante / Vitória Lemos Formighieri - Integrante. |
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TÍTULO DO PROJETO 02 |
PERÍODO | ||
Arte e política na América Latina |
2019-Atual | ||
RESUMO |
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Descrição: Este projeto iniciou-se no estágio pós doutoral na University of Texas at Austin, no LLilas - Institute for Latin American Studies, realizado entre junho de 2019 e agosto de 2020. Tem como objetivo geral compreender como produções contemporâneas de artistas latino-americanos têm dialogado e incorporado dimensões políticas e crítico-sociais de narrativas históricas e identitárias que caracterizam seus contextos culturais. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa visa verificar características e tendências que têm constituído a produção artística contemporânea na América Latina numa vertente que vincula arte e política em suas distintas expressões..
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Dra. Sabrina Fernandes Melo - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 02 | PERÍODO |
Arte, História e Museologia: entre aproximações poéticas e inquietações estéticas | 2022- Atual |
RESUMO | |
A Museologia é um campo do conhecimento que agrega aspectos científicos e aplicados. Pode ser entendida também como forma de percepção do mundo com atenção direcionada, principalmente, para os aspectos da comunicação e preservação de bens culturais. Já a História da Arte é entendida aqui para além do campo disciplinar, mas de uma forma expandida que engloba o sistema da arte. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e documental e tem como objetivo pesquisar e aprofundar conceitos, definições, abordagens e temáticas que perpassam a História da Arte em diálogo com paradigmas teóricos e práticos da Museologia. Para além dos diálogos, a pesquisa busca perceber os embates e questões levantadas pela história da arte e pelas poéticas contemporâneas diante das relações com os espaços museais. Nesta aproximação entre arte e museologia há pontos de convergência entre os temas como: curadorias, exposições, acervos, imagens, narrativas, memória/ esquecimento. A articulação entre diferentes campos do saber , como História da Arte e Museologia, é capaz de transformar a compreensão da realidade social, incitando novas formas de ação e de vivência cotidiana. Neste sentido, este Projeto de Pesquisa busca problematizar os territórios da História da Arte e da Museologia, viabilizando ações que se desejam contributivas no processo de construção e de socialização do conhecimento em que este não seja meramente assimilado, mas apropriado e fruído pela sociedade com equidade, despertando seu potencial crítico e criativo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
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Linha 3:
PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES VISUAIS
Objetiva investigar aspectos relativos à criação em Artes Visuais, com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. A linha de pesquisa visa englobar investigações sobre o pensamento artístico, criador e estético. As pesquisas vinculadas a esta linha visam considerar os processos inter e transdisciplinares em Artes Visuais, considerando o emprego de meios tecnológicos e digitais em processos híbridos, envolvendo ampla gama de possibilidades, desde os procedimentos em suportes tradicionais aos campos expandidos.
Dr. ALBERTO RICARDO PESSOA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 02 | PERÍODO |
Criação de conteúdo em mídias digitais baseado na literatura de cordel: Uma proposta complementar na formação cidadã de crianças em comunidades periférica | 2021- Atual |
RESUMO | |
O projeto de iniciação científica pretende contribuir na formação de pesquisadores habilitados na concepção, planificação, prototipação e aplicação de projetos de conteúdo em mídias digitais com ênfase na Literatura de Cordel e voltadas para o público de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em comunidades periféricas. Partimos da concepção da pedagogia de projetos (SANTOS, LEAL, 2018), do ensino remoto (OLIVEIRA, SILVA,DA SILVA, 2020) e processos de criação em grupo (SALLES, 2017) entendemos que a compreensão, leitura e a produção autoral da literatura e arte em cordel pode ser uma estratégia complementar de possibilidades de expressão artística, literária e de resgate social por meio da compreensão do ser cidadão que a oralidade popular apresenta ao seu leitor. A concepção do projeto de iniciação científica é baseada nas questões norteadoras de ofício como docente do curso de comunicação em Mídias Digitais e como coordenador no projeto de extensão Narrativas em Cordel, da qual atende a comunidade do bairro São José, em João Pessoa, Paraíba, desde 2017 e que reúne alunos das graduações e mestrados da Universidade Federal da Paraíba. A proposta de iniciação científica visa orientar um grupo específico de alunos oriundos do Curso de Comunicação em Mídias Digitais em período de realização de Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto, do qual em um período de 03 semestres devem produzir um conteúdo midiático como pré requisito parcial para conclusão de curso. O projeto dessa forma, visa orientar alunos a pensarem nos seus projetos como um meio de reflexão social, e não apenas como um objeto técnico de entretenimento. O percurso do projeto consiste na orientação de graduandos, instrumentalização na criação de conteúdos midiáticos em literatura de cordel, sensibilização e aplicação de projetos na comunidade São José e discussão dos resultados obtidos. Integrantes: Alberto Ricardo Pessoa - Coordenador / Filipe Augusto de Oliveira - Integrante. |
Drª. ANA ELISABETE DE GOUVEIA - UFPB |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
LABORATÓRIO DE PIGMENTOS DA NATUREZA | 2019- Atual |
RESUMO | |
O projeto Laboratório de Pigmentos da Natureza tem como objetivo principal a implantação de um laboratório para o estudo e a exploração de terras e solos para a produção de pigmentos para fins artísticos.. INTEGRANTES DO PROJETO |
Dr.ª FLORA ROMANELLI ASSUMPÇÃO - UFPE |
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TÍTULO DO PROJETO 01 | PERÍODO |
REVISTA TÊMPERA - Projeto do Grupo Têmpera de Pesquisa em Artes Visuais | 2019- Atual |
RESUMO | |
Descrição: Através da publicação da REVISTA TÊMPERA (online e impressa), o Grupo Têmpera busca abordar arte e cultura, com ênfase em artes visuais e fotografia, de modo acessível, e em prol da ampliação da divulgação do conhecimento. A REVISTA TÊMPERA cria uma plataforma de exposição de suas produções artísticas autorais, além de proporcionar espaço para diálogo com artistas e pesquisadores de arte e cultura visual que dialoguem com nossas propostas de debates nesta área. A REVISTA TÊMPERA é uma revista que se configura como um objeto de arte, não apenas uma publicação sobre arte. O projeto Têmpera atua dentro das área de artes visuais e defende a fotografia enquanto arte (não apenas da área de comunicação), como uma nova tecnologia para desenhar, a partir da crença de que a fotografia é uma herdeira natural da pintura, em um tempo em que a pintura não morre. Trazendo o nome Têmpera para publicações com ênfase em fotografia, buscamos evidenciar nosso interesse por esta relação entre pintura e fotografia, bem como defender que quem desenha é o olho. Os projetos do Têmpera são um posicionamento e um exercício reflexivo de construção de um viés curatorial sobre arte, cultura e sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Integrantes: Flora Romanelli Assumpção - Coordenador / Elizabeth de Carvalho Simplício - Integrante / Alícia Cohim Lucena - Integrante.
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TÍTULO DO PROJETO 02 | PERÍODO |
Estética do cinema documentário | 2018- Atual |
RESUMO | |
Descrição: A partir de uma tradição de produções e estudos, o grupo almeja a partir do NUDOC consolidar pesquisas relacionadas à categoria do filme documentário. Também participar em redes de pesquisas com afinidades ao cinema documentário.. |
Dr. EDSON RODRIGUES MACALINI |
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TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA | PERÍODO |
Formas de narrar: Entre desenho, fotografia e escrita | 2020- Atual |
RESUMO | |
Descrição: Neste projeto de pesquisa Formas de narrar: entre desenho, fotografia e escrita, são desenvolvidos tópicos de vivência prática e teórica, de leituras e exercícios de escrita ficcional, desenho e fotografia. Através de uma abordagem da experiência dos limites e dos cruzamentos das narrativas, tanto as pessoais quanto as de outros artistas, sejam elas do documental com a ficção, da crônica com o testemunho, da imagem com o texto, da fotografia com o desenho, tratamos de estabelecer contatos e identificar as articulações entre fazer-dizer nas artes visuais e na literatura; entre o próprio fazer artístico e a prática docente na Graduação e na Pós-Graduação. Outrossim, busca-se uma articulação coerente entre essas duas faces do saber artístico: o processo artístico da pesquisadora (em fotografia, desenho e escrita) e sua prática docente: Na Graduação nas disciplinas obrigatórias de Introdução ao desenho, Desenho como expressão e Poéticas do desenho, nas eletivas Fundamentos do desenho e Pensamento plástico, ficção e crítica e na Pós-Graduação no seminário ?A fotografia de rua como experiência do sensível e na disciplina Formas de narrar: entre desenho, fotografia e escrita.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Edson Macalini - Integrante / marta lúcia pereira martins - Coordenador / cyntia werner - Integrante / Letícia Cardoso - Integrante / Silmar Pereira - Integrante. |
Dr. ANDRÉ ANTÔNIO BARBOSA |
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TÍTULO DO PROJETO |
PERÍODO |
CAPTURANDO SONHOS COM UMA CÂMERA: experimentos com a imagem em movimento
antes e depois do digital
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2022-ATUAL |
RESUMO
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Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo trazer para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais da UFPE, de forma sistemática, a discussão do vídeo como linguagem artística. O senso comum tende a enxergar o vídeo como uma espécie de medium transparente, que serviria apenas para registrar algo. Porém, no contexto da formação em Artes Visuais de docentes e artistas, o vídeo deve deixar de ser usado só para documentar processos de outras linguagens (performance, pintura, desenho, escultura, etc) ou como mero recurso didático que apresenta conteúdos. Deve começar a ser entendido como uma linguagem própria, com uma história e dimensões estéticas tão válidas quanto às dos meios tradicionais das artes. Esta pesquisa pretende mergulhar na história e na estética do assim chamado "cinema experimental" e suas várias encarnações - a videoarte, o cinema de artista, o cinema expandido, a videoinstalação, etc - e pretende, também, se aproveitar da facilidade de acesso que a tecnologia digital possibilita à produção de imagens em movimento para a construção de poéticas. A pesquisa será desenvolvida em 2022, 2023 e 2024 nos âmbitos tanto dos referidos cursos de graduação quanto do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB e em cursos de extensão promovidos pelo Departamento de Artes da UFPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Antônio Barbosa - Coordenador. |