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DEFESA de MESTRADO em ARTES VISUAIS - PPGAV UFPB/UFPE - DISCENTE: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA

DEFESA de MESTRADO EM ARTES VISUAIS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE - DISCENTE: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA

publicado: 03/02/2017 17h19, última modificação: 14/11/2022 08h05

DEFESA de MESTRADO EM ARTES VISUAIS - PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

DISCENTE: MARIA DAS GRACAS LEITE DE SOUZA
DATA: 22/02/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS I
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Inclusão. Ensino de Artes Visuais. Deficiências Visuais. Ensino Universitário.
PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO:

A Educação Inclusiva (MITLLER,2013), como politica educacional, esta presente no ensino universitário brasileiro, buscando proporcionar e valorizar as diferenças sociais, politicas, econômicas e de gênero dos educandos com deficiência visual e incluí-los no processo coletivo de construção de conhecimentos, nas diversas áreas, ampliando as possibilidades e o respeito as diferenças. Nosso objetivo neste estudo e analisar o processo de inclusão de educandos com deficiência visual (cegueira) nos cursos de Educação Artística e Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, CAMPUS I.Buscamos identificar como os docentes, dos referidos cursos, adequam suas estrategias de ensino para trabalhar com esses discentes em sala de aula, na Universidade Federal da Paraíba, CAMPUS I e observar como os discentes absorvem o conhecimento por meio das estrategias utilizadas pelos docentes.A metodologia que elegemos para guiar nossa pesquisa foi a abordagem qualitativa com estudo de caso (MINAIO, 1993 e YIN, 2005) a partir da utilização de multimétodos, tais como: entrevistas semiestruturadas (YIN, 2005) considera as entrevistas fontes essenciais de informação para o estudo de caso. Estas entrevistas foram aplicadas aos discentes e docentes, selecionados pela amostra. Esta pesquisa contribuiu, para uma melhor compreensão de como podemos utilizar estrategias de ensino diferenciadas para atender as necessidades do educando com DV, dentro de sala de aula inclusiva, tornando possível a aquisição de conhecimento de maneira a atender as diferenças, por meio de aulas expositivas, descrições de imagens, recursos da Tecnologia Assistiva como: computador de voz, tornando mais rápido o acesso as informações e fomentando a autonomia do educando com DV, scanner em Braille para produção de texto em tempo real, obtendo assim uma melhor relação no processo de inclusão dos educandos com DV. 


MEMBROS DA BANCA: 

Presidente - Dr. ROBSON XAVIER DA COSTA

Interno - Drª. LÍVIA MARQUES CARVALHO
Externo ao Programa - Drª. NORMA MARIA DE LIMA - CE UFPB