Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exame de Qualificação de Mestrado em Artes Visuais - Felipe José Mendonça Ferreira

publicado: 19/07/2016 08h41, última modificação: 14/11/2022 08h05

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS

DATA: 30.07.2016

HORA: 10h

LOCAL: Sala 214 CCTA UFPB

DISCENTE: José Felipe Mendonça Ferreira

Título: Teorizando intuições /ENTRE/ realidades uma investigação imaginal da realidade mediada

RESUMO

O presente texto apresenta a técnica de light painting como instrumental rudimentar na investigação da Realidade Mediada (MANN; NIEDZVIECKI, 2001) por permitir a manipulação do quali-signo icônico (PEIRCE, 2010), tentando refletir sobre o campo onde o pesquisador se coloca durante sua abordagem a/r/tográfica (DIAS; IRWIN, 2013). Através da história da fotografia, procuramos estabelecer uma relação direta entre o desenvolvimento psíquico humano e a criação de tecnologias ópticas e dissertamos sobre a corporificação do sagrado – racionalização de mitos – através do acesso à realidade imaginal (WUNEN-BURGER, 2003) que serviria ao pesquisador como um espaço investigativo, cujo construtos teoréticos são constantemente (re)formulados pela possibilidade de manuseio de quali-signos icônicos e cuja materialização sempre estar porvir, sendo realizada por um criador.

PALAVRAS CHAVE: light painting, fotografia, Realidade Mediada, A/r/tografia.

BANCA EXAMINADORA

Presidente - Dr. Guilherme Barbosa Schulze - UFPB