Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exame de Qualificação de Mestrado em Artes Visuais - Larissa Rachel Gomes Silva
conteúdo

Notícias

Exame de Qualificação de Mestrado em Artes Visuais - Larissa Rachel Gomes Silva

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS Discente: Larissa Rachel Gomes Silva Local: sala 214 CCTA Data: 06.11.2017 Hora: 11h. Título: DA PORCELANA AOS TRAPOS: DIÁLOGOS ENTRE MULHERES ARTISTAS.
publicado: 31/10/2017 11h04, última modificação: 14/11/2022 08h06

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS

Discente: Larissa Rachel Gomes Silva

Local: sala 214 CCTA

Data: 06.11.2017

Hora: 11h

Título: DA PORCELANA AOS TRAPOS: DIÁLOGOS ENTRE MULHERES ARTISTAS.

Resumo:

Da Porcelana aos Trapos: um diálogo entre mulheres/artistas é um estudo que tem com ponto de partida o diálogo do processo de criação, partindo de um objeto comum entre artista e artesãs, a boneca. O desenvolvimento dessa pesquisa, parte da história da mulher dentro da história da arte, levantando a discussão sobre seu ocultamento, porém tendo como foco a mulher/artista brasileira e o ocultamento das artistas nordestinas. Em seguida partimos para a história e relação da boneca com o universo feminino e seus significados, tanto para a criação dos meus trabalhos quanto para as bonecas que são feitas pela Associação das Bonequeiras no Pé de Manga e tenta desta forma estabelecer o diálogo entre nossas produções. Seguindo desenvolvo o diálogo focando apenas na Associação e nas mulheres que fizeram parte dela desde o início, a conversa tem como objetivo entender a relação delas com a boneca, suas memórias e mudanças na sua vida. E assim finalizo esta pesquisa com o resultado do diálogo e da troca em processo de criação, onde desenvolvo minhas próprias bonecas, partindo do que aprendi com essas mulheres. 

PALAVRAS-CHAVE: Diálogo; Mulheres; Boneca; Arte; Artesanato; Memórias.

BANCA EXAMINADORA

Professora Dr.ª Maria Betânia e Silva (Orientadora)

Professora Dr.ª Madalena Zaccara (Membro Titular Interno)

Professora Dr.ª Lêda Maria de Barros Guimarães (Membro Titular Externo)

Professora Dr.ª Fabiana Vidal (Suplente Externo)

Professora Dr.ª Luciana Borre (Suplente Interno)