Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Caroline Moreira Bacurau

PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Caroline Moreira Bacurau

publicado: 15/02/2017 15h26, última modificação: 14/11/2022 08h05

DEFESA de MESTRADO do PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS.

DISCENTE: CAROLINE MOREIRA BACURAU
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: AFLUENTES E CONFLUÊNCIAS: O DESAGUAR DOS SENTIDOS NA ARTE/EDUCAÇÃO INCLUSIVA

RESUMO:

A presente pesquisa aborda a Educação Formal em Artes Visuais numa perspectiva de Educação Inclusiva partindo de propostas que enfatizam a multissensorialidade nas Artes Visuais. O recorte do campo de pesquisa se deu em Petrolina/PE cidade as margens do Rio São Francisco, onde realizei uma pesquisa-ação no Vivencia Centro Educacional, escola da rede privada.Foram contempladas na pesquisa oito turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, duas de cada ano escolar, e as intervenções em campo aconteceram em parceria com a professora responsável pela disciplina de Arte da instituição. Trabalhos de três artistas brasileiros contemporâneos: Helio Oiticica, Lygia Clark e Ernesto Neto foram as referencias principais das acoes na sala de aula; no tocante a concepção de Inclusão Escolar apoiei-me em Carvalho (2004) e Pacheco (2007), sobre orientações metodológicas no ensino de Artes Visuais recorri a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Durante o ano de 2015 a pesquisa esteve voltada ao levantamento de informações acerca de como e realizada a educação inclusiva na região e quais concepções apresentam os profissionais do ensino; durante 2016 foram realizadas as intervenções em campo e analises dos resultados obtidos. A educação inclusiva se mostrou uma possibilidade real, onde a efetividade das acoes estão vinculadas ao fortalecimento de redes de apoio: a comunidade criada por cada turma, as relações entre família e escola, as adaptações realizadas pela escola para reduzir as barreiras a aprendizagem, e o reconhecimento da individualidade de cada estudante. No Ensino de Artes Visuais o enfoque deve estar voltado a praticas que abordem leituras e criações individuais como também acoes e trabalhos em coletivos, sendo necessário que as praticas apresentem sentido para os estudantes e partam de experiencias significativas.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Artes Visuais. Educação Inclusiva. Multissensorialidade.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Drª. MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE