Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGAV UFPB - Defesa de Mestrado em Artes Visuais - Janaina Lucene Mendonza Barreto

publicado: 22/06/2017 10h37, última modificação: 14/11/2022 08h06

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS UFPB/UFPE

BANCA DE DEFESA DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS

DISCENTE:  JANAINA LUCENE MENDONZA BARRETO

LOCAL: Sala 214 CCTA UFPB

DIA: 30.06.2017

HORA: 10:30h

TÍTULO

OS ELEMENTOS VISUAIS DO COCO DE RODA DO NOVO QUILOMBO DO IPIRANGA.

RESUMO

Esta pesquisa objetiva identificar e analisar, a partir de uma abordagem fenomenológica bem como de entrevistas realizadas, alguns elementos visuais do Coco de Roda do Novo Quilombo do Ipiranga, manifestação artístico e cultural que ocorre no município do Conde, Paraíba. Os elementos que identificamos no percurso de pesquisa e que serão abordados são: o bombo; a roda de coco; a umbigada e as vestimentas. Importa considerar que o Coco de Roda aqui estudado e debatido, em seus elementos visuais, e uma forma de resistência e expressão artístico e cultural de grande relevância para a sociedade paraibana e para o pais, tendo em vista sua tradição e riqueza musical, de dança, dos elementos visuais, enfim, de toda a cultura viva e em latência. Assim, ao ressaltar e discutir os elementos visuais pretende-se contribuir, por um lado, para os conhecimentos científicos e saberes presentes na Universidade, em particular para os campos das artes visuais, cultura e antropologia e, por outro, para o fortalecimento da ideia e convicção de que trata-se de uma manifestação cultural significativa para a sociedade e, desde logo, para as politicas publicas culturais em âmbito local, regional e nacional.

PALAVRAS-CHAVECoco de Roda; Elementos Visuais; Círculo; Coco de Roda do Novo Quilombo do Ipiranga; Cultura paraibana

BANCA EXAMINADORA

Presidente/ orientador - PROF. DR. GUILHERME BARBOSA SCHULZE (UFPB)
Examinador interno - PROF.ª DR.ª MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL (UFPE)