Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece exame de proficiência em língua estrangeira

UFPB oferece exame de proficiência em língua estrangeira

publicado: 30/05/2018 07h59, última modificação: 14/11/2022 08h06

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital para exame de proficiência de leitura em espanhol, inglês e francês, que atendem às exigências da maioria dos processos seletivos de programas de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado.

As inscrições deverão ser realizadas de 30 de maio a 14 de junho, via internet, através de cadastro no endereço eletrônico do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.

É possível se inscrever em mais de um idioma. Para validar cada uma das inscrições, é necessário o pagamento de R$ 60, por meio da emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU), até o dia 14 de junho, em agência do Banco do Brasil.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico); membros de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135, de 2007; servidores ativos ou aposentados da UFPB; e alunos aprovados em processo seletivo e regularmente matriculados em programas de pós-graduação da UFPB têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Para obter a isenção, o candidato deverá entregar o comprovante de registro de inscrição e cópias simples da documentação exigida, todos e de uma só vez, na secretaria do DLEM, localizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, de 30 de maio a 5 de junho, das 8 às 17 horas.

O candidato que precisar de assistência especial no dia de realização do exame deverá indicar, no ato da inscrição, que tipo de assistência necessita. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade, conforme as possibilidades de atendimento dentro das condições do DLEM.

As provas terão duração de duas horas e conterão dez questões objetivas de interpretação de textos em inglês, espanhol ou francês. Cada questão valerá um ponto. Não será permitido o uso de dicionário ou de qualquer outra fonte de consulta.

As provas serão realizadas em 20 e 21 de julho, a depender da língua estrangeira, no campus I da UFPB e os locais serão divulgados no dia 11 de julho. O gabarito será publicado em 23 de julho e o resultado final em 14 de agosto, todos na página eletrônica e na secretaria do DLEM.

A organização do exame recomenda que o candidato se certifique se o exame realizado pelo DLEM será aceito no processo seletivo do programa de pós-graduação para o qual deseja candidatar-se. Na declaração do resultado emitida, constará apenas a nota obtida.