Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Ficha docentes > MARCELO FARIAS COUTINHO
conteúdo

MARCELO FARIAS COUTINHO

por PPGAV publicado 23/03/2020 19h55, última modificação 14/11/2022 08h06

PROFESSOR COLABORADOR

 

Marcelo Coutinho é artista e escritor. Graduado em Artes Visuais pela UFPE, é mestre em Teoria da Comunicação pela UFPE e doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Por 20 anos, entre os anos de 1997 e 2017, Coutinho foi professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE. Em 2017 foi convidado para lecionar no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba onde hoje atua. É professor do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB, coordena o Grupo de Pesquisas em Poiésis e Autopoiésis onde desenvolve e orienta pesquisas teóricas e poiéticas a partir das relações entre arte e vida, através do encontro de linguagens diversas.
Marcelo Coutinho foi um dos artistas convidados em 2012 para a 30ª Bienal Internacional de São Paulo. Integrou várias edições do Panorama da Arte Brasileira, produzido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Esteve presente em Caminhos do Contemporâneo: Arte Brasileira de 1952-2002, ampla mostra retrospectiva dos últimos 50 anos de arte brasileira, produzida pelo Paço Imperial do Rio de Janeiro; em 1998.
Em 1998 foi premiado no XVI Salão Nacional de Artes Plásticas, promovido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e pela Funarte.
Em 2001 ganhou a Bolsa Artista-Pesquisador e recebeu menção honrosa na mostra O Artista Pesquisador, promovida pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Em 2004 foi contemplado com o prêmio Bolsa Vitae Artes Visuais, da Fundação Vitae, São Paulo, SP. Em 2005 ganhou a Bolsa de Pesquisa em Artes, do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e Fundarpe, PE. Foi um dos artistas convidados para o projeto Novos Rumos Visuais, do Instituto Cultural Itaú, SP, além de participar de várias edições do Salão Pernambucano de Arte.
Em 2011 ganhou o Prêmio Fundaj Videoarte-2011 realizando o filme Soarsso.
Em 2010 seu filme Ô foi indicado para premiação como melhor curta metragem de ficção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2010 pela Academia Brasileira de Cinema, RJ. Ô também foi premiado em 2010 no XIX Festival de Vídeo do Recife, recebeu indicação para o Prêmio Caríssima Liberdade na Mostra do Filme Livre, RJ e participou de diversos festivais nacionais de cinema.
Em 2014 foi convidado para a coletiva nacional Grande Área Funarte, Funarte - MinC. Representou o Brasil na exposição Mistura + Confronto, na Cidade do Porto, Portugal, na exposição Ampazonas, organizada pelo Ministério de Cultura da Bavária, Alemanha e na Exposição Territoires Transitoires, no Palais de la Porte Dorée, Paris, França.
Em 2007 foi premiado no Edital Arte e Patrimônio Petrobras/ Minc /Paço Imperial com Projeto Dois Vazios, realizando o filme Ô.
Em 2016 foi indicado para o Prêmio Pipa de Arte Contemporânea, organizado pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e o Instituto Pipa.
Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo-SP, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-RJ, Museu de Arte Moderna da Bahia-BA, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife-PE, Fundação Bienal de São Paulo-SP, Fundação Joaquim Nabuco-Recife, PE, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa-PB.

 Interesses de Pesquisa: Artes Visuais, Abordagens da Complexidade; Interações entre linguagens artísticas; Cinema Experimental; Processos de Criação em Arte Contemporânea.

E-mail: nosfate@gmail.com 

  

CURRÍCULO LATTES

ORCID

PROJETOS DE PESQUISA

GRUPOS DE PESQUISA - 1

GRUPOS DE PESQUISA - 2