Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Discente do PPGM-UFPB é premiada em concurso na Itália

Discente do PPGM-UFPB é premiada em concurso na Itália

A discente Isabelle Azevedo foi premiada em uma competição internacional realizada de maneira remota de música clássica promovida pela Associazione Musicale Dionisio, da cidade de Savona, na Itália.
publicado: 12/07/2021 11h27, última modificação: 12/07/2021 11h27

A discente Isabelle Azevedo, mestranda em violoncelo no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, obteve o primeiro prêmio na categoria Música de Câmara no International Classic Web Competition 2021, competição internacional realizada de maneira remota de música clássica promovida pela Associazione Musicale Dionisio, da cidade de Savona, na Itália.

FOTO APRESENTAÇÃO ISABELLE AZEVEDO.jpeg

Isabelle Azevedo se apresentou em duo camerístico de violoncelo e piano ao lado do pianista paraibano Glauco Tassio Fernandes, interpretando repertório dedicado a Ludwig van Beethoven. Isabelle é discente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, na subárea de Práticas Interpretativas, onde recebe orientação artístico-acadêmica do Prof. Felipe Avellar de Aquino. No PPGM, ela desenvolve pesquisa sobre a obra do compositor brasileiro José Vieira Brandão. Glauco Tassio Fernandes é egresso do Bacharelado em Música da UFPB e leciona da Escola de Música Anthenor Navarro. Seguindo os parâmetros estabelecidos pela CAPES, a atuação artística faz parte dos trabalhos desenvolvidos na área de Práticas Interpretativas dos Programas de Pós-Graduação na área de artes-música.

A segunda edição do International Classic Web Competition foi realizad entre os dias 25 de junho e 7 de julho, dividido nas categorias piano, violino, canto e música de câmara (de duo a quintetos) e contou com membros do júri da cidade de Gênova, incluindo instrumentistas do Teatro Carlo Felice e do Conservatório Nicolo Paganini. Dentre os membros do júri estavam Roberto Mingarini (presidente), Cinzia Bartoli, Roberto Sechi, Claudio Ottino e Susanna Bongiovanni.
O evento tem o objetivo de oferecer visibilidade a jovens musicistas, notadamente durante este momento de pandemia e as dificuldades de realização plena das atividades artístico-culturais. O concurso contou com participantes italianos e de outros países e já faz parte do calendário artístico da região da Ligúria, na Itália.