Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Release do 5º de Festival Internacional de Música de Câmara

Release do 5º de Festival Internacional de Música de Câmara

Quatro compositoras mulheres, 9 compositores brasileiros, 9 filósofos, 18 formações instrumentais, 30 músicos cameristas, cinco convidados internacionais, Orquestra Sinfônica da UFPB. Este é o Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB. De 12-20 de agosto, na UFPB.
publicado: 27/07/2022 08h43, última modificação: 09/08/2022 12h22

Programa de Pós-Graduação em Música promove 5º de Festival Internacional de Música de Câmara

Após a grande repercussão das quatro edições do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, cuja proposta tem sido amplamente abraçada pelo público pessoense, o Programa de Pós-Graduação em Música dá continuidade a este relevante trabalho de fomento à produção artística docente da área de música da UFPB, com a realização da quinta edição do evento.

Esta é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música, envolvendo os docentes das subáreas de piano, cordas, sopros e metais, com a finalidade de fortalecer e promover o PPGM, estimulando a produção artística de seu corpo docente, como também da área de música da UFPB como um todo. A proposta tem também forte cunho pedagógico, através da realização de dez masterclasses para os alunos da o UFPB, como também de outras instituições musicais da nossa região.

O evento busca fortalecer o intercâmbio artístico com instituições de ponta na área de música do Brasil e do exterior, como parte do processo de internacionalização do Programa, trazendo importantes musicistas para a UFPB, ao mesmo tempo em que se desdobra em amplos projetos artísticos e de pesquisa, com parcerias e fomento internacional. Da mesma forma, o Festival busca valorizar a produção artística docente da UFPB, além de oferecer novas oportunidades para nosso corpo discente. O 5º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM com apoio da Reitoria da UFPB, Direção do CCTA, da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, além da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE e da Clínica FisioCorpore.

Sobre o Festival:

O Festival é realizado graças a ação conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba e as instituições dos docentes convidados, que se tornam pares na promoção deste evento artístico cultural. Além disso, este ano o Festival repete a parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), através de sua coordenação, que realizará o concerto de abertura do Festival, sob a regência do maestro e violinista norte-americano Paul Hsung-Ling Chou, Maestro da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. Além deste, já confirmaram presença a violinista virtuosechinesa Weiwei Le (University of Nevada Las Vegas), a renomada violista Kate Hamilton (Universityof Nevada Las Vegas), co-diretora artística do Festival, além dos importantes pianistas Solungga Liu (Bowling Green StateUniversity) e David Witten (MontclairStateUniversity). Estes se juntam a músicos da UFPB, UFPE, EMAN e conjuntos como o Sexteto Brassil, Fórmula Duo e OSUFPB para a realização do evento.Este ano são 18 formações camerísticas diferentes - entre duos, trios, quartetos e quintetos -, além da Orquestra Sinfônica da UFPB, que se apresentam ao longo de uma semana de intenso diálogo entre a música e a filosofia.

Este ano o Festival estabelecerá um diálogo entre a música e a filosofia, com a presença filósofos residentes em nossa cidade, incluindo Ana Thereza Dürmaier, Maria das Neves Franca, Gilfranco Lucena dos Santos, Marcus Alves, Marcone Pequeno, Gabriel Rezende, Rainer Patriota, Marcílio Franca e Eduardo Rabenhorst. Segundo os organizadores, “este ano, teremos músicos convidados oriundos daChina, Taiwan e Estados Unidos, para uma semana de muita música de câmara, realizada em parceria com docentes da UFPB, além de masterclasses para nossos alunos e alunos da comunidade musical paraibana”. Cada concerto é precedido por uma breve palestra que estimula as percepções entre a música e a filosofia, estabelecendo uma relação do texto filosófico com o repertório apresentado a cada noite. Todos os concertos acontecem na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, da UFPB, sempre às 20:00 horas. A lista completa dos artistas convidados pode ser visualizada no site do festival:https://festivalufpb2022.homesteadcloud.com