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Mestrado

por José Augusto publicado 19/09/2016 14h47, última modificação 05/03/2020 16h28

    ESTRUTURA ACADÊMICA

 

    A estrutura curricular do PPGM é composta por disciplinas obrigatórias de tronco comum, para todas as áreas de concentração; disciplinas obrigatórias específicas para cada área de concentração; disciplinas optativas; e atividades obrigatórias para todas as áreas de concentração.

    O número mínimo de créditos para integralização do curso de Mestrado é de 24, distribuídos da seguinte forma:

Disciplinas Obrigatórias Comuns 5 créditos
Estágio Docência Orientado 2 créditos
Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração 9 créditos
Disciplinas Optativas 6 créditos

    Obs.: Cada crédito corresponde a 15 horas-aula teóricas ou a 30 horas-aula práticas.

 

    A) Disciplinas Obrigatórias Comuns a Todas as Áreas de Concentração:

 

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Metodologia de pesquisa em música 03 45h/a
  Estudos Avançados em Música
  Pré-requisito: Metodologia de Pesquisa em Música
02 30h/a

   

    B – Atividade Obrigatória para Todas as Áreas de Concentração:

 

    O aluno deverá cumprir, no Curso de Mestrado, 2 créditos referentes à atividade de Estágio Docência, nos termos da Resolução nº 26/99 do CONSEPE:

   DisciplinaCréditosCarga Horária
  Estágio docente orientado I 02 60h/a

 

    C – Disciplinas Obrigatórias por Área de Concentração:

 

    – Área de Composição

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Tutorial em criação musical I 03 45h/a
  Tutorial em criação musical II
  Pré-requisito: Tutorial de criação musical I
03 45h/a
  Tutorial em criação musical III
  Pré-requisito: Tutorial de composição II
03 45h/a
   

    – Área de Educação musical

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Fundamentos da educação musical I 03 45h/a
  Fundamentos da educação musical II
  Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
03 45h/a
  Pesquisa em educação musical
  Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
03 45h/a

    – Área de Etnomusicologia

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Etnomusicologia I 03 45h/a
  Etnomusicologia II
  Pré-requisito: Etnomusicologia I
03 45h/a
  Pesquisa aplicada à etnomusicologia
  Pré-requisito: Etnomusicologia I
03 45h/a

    – Área de Musicologia

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Musicologia I 03 45h/a
  Musicologia II
  Pré-requisito: Musicologia I
03 45h/a
  Pesquisa em musicologia
  Pré-requisito: Musicologia I
03 45h/a

     – Área de Práticas Interpretativas

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Instrumento I 03 45h/a
  Instrumento II
  Pré-requisito: Instrumento I
03 45h/a
  Instrumento III
  Pré-requisito: Instrumento II
03

45h/a

 

     D – Disciplinas Optativas:

 

DisciplinaCréditosCarga Horária
  Computação aplicada à música
03 45h/a
  Educação musical, cultura e sociedade 03 45h/a
  Fisiologia e ciência da voz 03 45h/a
  Fundamentos psicológicos da educação musical
03 45h/a
  Instrumento IV
  Pré-Requisito: Instrumento III
03 45h/a
  Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção 03 45h/a
  Metodologia do Ensino Superior
03 45h/a
  Música de câmera I 03 45h/a
  Música de câmera II
  Pré-requisito: Música de Câmera I
03 45h/a
  Música popular urbana 03 45h/a
  Músicas do Brasil 03 45h/a
  Músicas do mundo 03 45h/a
  Prática de orquestra I
03 45h/a
  Prática de orquestra II
  Pré-requisito: prática de orquestra I
03 45h/a
  Procedimentos composicionais do século XX e XXI 03 45h/a
  Tecnologia aplicada à educação musical 03 45h/a
  Tópicos em análise musical 03 45h/a
  Tópicos em educação musical 03 45h/a
  Tópicos em história e literatura musical I
03 45h/a
  Tópicos em história e Literatura Musical II 03 45h/a
  Tópicos em música brasileira 03 45h/a
  Tópicos em pedagogia Instrumental/Vocal 03 45h/a
  Tópicos em práticas interpretativas 03 45h/a
  Tópicos em etnomusicologia 03 45h/a
  Tópicos especiais em música 03 45h/a

 

     E - Ementário das disciplinas

 

    Disciplinas obrigatórias comuns a todas as áreas de concentração:

 

    Metodologia de Pesquisa em Música: a pesquisa em música na atualidade, considerando suas bases epistêmicas e metodológicas, a partir da diretrizes da ciência em geral e de especificidades da área.

 

    Estudos Avançados em Música: tópicos em epistemologia e em abordagens metodológicas da pesquisa em música a partir das especificidades do trabalho final dos alunos.

 

    Atividade obrigatória para todas as áreas de concentração:

 

    Estágio docente orientado I: observação e docência em disciplina e/ou atividade indicada pelo orientador acadêmico, nos cursos de graduação em música. O estágio docente será realizado pelo aluno de pós-graduação em uma disciplina/atividade ministrada por um professor do departamento (ou órgão equivalente) responsável pela sua oferta, e supervisionada pelo orientador do mestrando ou doutorando. A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar quatro horas semanais.

 

    Disciplinas obrigatórias por área de concentração:

 

    Área de Composição:

 

    Tutorial de Composição I: O estudo de materiais, técnicas e procedimentos composicionais, tendo como base o projeto de pesquisa e o trabalho final dos alunos.

 

    Tutorial de Composição II: A prática da composição musical com base em diferentes recursos e procedimentos composicionais, definidos a partir do projeto de pesquisa e do trabalho final do estudante.

 

    Tutorial de Composição II: A definição e estruturação da composição musical do mestrando, a partir do seu projeto de pesquisa e das definições para a elaboração da dissertação.

 

    Educação musical:

 

    Fundamentos da Educação Musical I: as bases epistemológicas da educação musical, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática pedagógica e científica da área na contemporaneidade.

 

    Fundamentos da Educação Musical II: o estudo das tendências e inovações no campo da educação musical, abrangendo os espaços e as demandas profissionais, o uso e a aplicação de recursos pedagógicos contemporâneos, bem como as perspectivas e objetivos da área na atualidade.

 

    Pesquisa em Educação Musical: os métodos e técnicas de pesquisa em educação musical desenvolvidos a partir da compreensão dos aspectos gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área.

 

    Etnomusicologia:

 

    Etnomusicologia I: os fundamentos históricos e conceituais da área de etnomusicologia, enfocando o seu campo de estudo e suas perspectivas de atuação.

 

    Etnomusicologia II: os aspectos essenciais dos estudos da etnomusicologia na contemporaneidade, dando ênfase às perspectivas de atuação profissional, ao campo de abordagem, e aos problemas metodológicos da área.

 

    Pesquisa aplicada à etnomusicologia: os métodos e técnicas de pesquisa aplicada ao campo específico da etnomusicologia, enfatizando os processos de obtenção, análise e sistematização de dados, bem como os demais aspectos característicos dos estudos etnomusicológicos em suas distintas ramificações.

 

    Musicologia:

 

    Musicologia I: As bases epistemológicas da musicologia, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática musical e científica da área na contemporaneidade.

 

    Musicologia II: O estudo das tendências e inovações no campo da musicologia, abrangendo teorias e procedimentos composicionais e estilísticos, bem como o uso e a aplicação de recursos analíticos a partir de perspectivas e objetivos da área na atualidade.

 

    Pesquisa em musicologia: Os métodos e técnicas de pesquisa em musicologia desenvolvidos a partir da compreensão de características gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Práticas Interpretativas:

 

    Instrumento/Canto I: discussão dos aspectos relacionados à técnica, literatura, e pedagogia instrumental. Definição de procedimentos técnicos e artísticos na preparação para performance pública.

 

    Instrumento/Canto II: consolidação e aplicação consciente de conceitos técnico-interpretativos, levando em consideração aspectos de ordem estilística. Abordagem de elementos relevantes na preparação para performances públicas: técnicas de estudo e aprendizagem.

 

    Instrumento/Canto III: reflexão sobre o texto musical, com ênfase na abordagem de obras representativas da literatura instrumental, aplicando técnicas essenciais de ensaio, estudo e aprendizagem, visando a preparação de performance pública.

 

    Disciplinas optativas:

 

    Computação aplicada à música: introduzir os princípios teóricos e práticos da computação e do áudio-digital aplicados a música, dando uma visão panorâmica dos domínios de interação, a saber: auxílio à composição, à análise e ao ensino da música; editoração de partituras; processamento de dados Midi e áudio; gravação e pós-produção digital.

 

    Educação musical, cultura e sociedade: a compreensão da educação musical a partir da sua ralação com a cultura e a sociedade, abrangendo as principais dimensões que configuram as práticas de ensino e aprendizagem da música como processos sociais e culturais.

 

    Fisiologia e ciência da voz: estudo sobre a fisiologia do aparelho fonador e seus órgãos; teorias do funcionamento da prega vocal; peculiaridades físicas, técnicas e sonoras da voz humana em suas diferentes categorias; saúde vocal.

 

    Fundamentos psicológicos da educação musical: o estudo acerca do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem humana aplicados ao campo específico da educação musical.

 

    Instrumento IV: estudo aprofundado de elementos técnicos e interpretativos, visando o entendimento e abordagem de repertório avançado do instrumento.

 

    Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção: estudo de caráter geral sobre as lesões dos membros superiores dos músicos instrumentistas. Aspectos epidemiológicos e ergonômicos. Estratégias psicológicas, posturais e de preparação da musculatura com finalidade preventiva. Abordagem atualizada dos tratamentos aplicados. Oficinas de exercícios preventivos.

 

    Metodologia do ensino superior: o ensino como processo de comunicação. Objetivos do ensino. Conteúdo da matéria de ensino. Diferentes abordagens da metodologia de ensino. Procedimentos do ensino. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Planificação do ensino: limitações e alternativas. Diferenciação dos métodos e técnicas de ensino e dos objetivos educacionais. Pedagogia do ensino de III grau. O processo educacional como fator de transformação social e pessoal.

 

    Música de câmera I: técnicas básicas de preparação e performance em grupos de câmera. Abordagem da problemática específica de cada formação instrumental: duos, trios, quartetos e quintetos. Repertório escolhido de acordo com a formação camerística, com vistas à apresentação pública das obras estudadas.

 

    Música de câmera II: aprimoramento das técnicas de preparação e atuação em grupos de câmera. Abordagem dos elementos estilísticos e interpretativos. Repertório escolhido de acordo com a formação instrumental: duos, trios, quartetos ou quintetos.

 

    Música popular urbana: abordagem teórica e reflexiva sobre manifestações da cultura musical popular urbana, enfatizando suas bases históricas, socioculturais e estruturais.

 

    Músicas do Brasil: o estudo de manifestações musicais do Brasil, compreendendo expressões de diferentes contextos do nosso território, a partir dos seus aspectos culturais e de suas estruturações performáticas.

 

    Músicas do mundo: apreciação e análise de diferentes linguagens musicais do mundo, compreendendo suas dimensões estético-estruturais e socioculturais, a partir da contextualização dessas expressões com características mais amplas de cada cultura.

 

    Prática de orquestra I: estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.

 

    Prática de orquestra II: o aprofundamento no estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.

 

    Procedimentos composicionais do século XX e XXI: exploração dos materiais e dos diversos sistemas e linguagens musicais utilizados nas músicas dos séculos XX e XXI, a partir do exame das relações destes métodos com as práticas musicais anteriores, com ênfase a processos composicionais individuais de compositores importantes dos Séculos XX e XXI.

 

    Tecnologia aplicada à educação musical: as diferentes perspectivas para a utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas de educação musical, considerando os principais recursos da atualidade e suas inter-relações com o campo de ensino da música.

 

    Tópicos em análise musical: estudos de técnicas e procedimentos de análise aplicados a repertórios musicais distintos, definidos de acordo com as especialidade do professor responsável pela disciplina e pelas especificidades dos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Tópicos em educação musical: análise dos processos e problemas envolvidos no ensino de música, tanto na escola especializada quanto nas escolas de educação básica. Fundamentos para o ensino de música. Conhecimento e análise crítica de propostas metodológicas para o ensino de música.

 

    Tópicos em etnomusicologia: tópicos relacionados ao campo da etnomusicologia, definidos a partir dos projetos de pesquisa dos alunos e do perfil do docente responsável pela disciplina, contemplando elementos diversos da música e suas inter-relações com a sociedade e a cultura.

 

    Tópicos em história e literatura musical I: estudo de tópicos variados da história da música, considerando diferentes períodos, gêneros e estilos musicais.

 

    Tópicos em história e literatura musical II: estudo intensivo da literatura musical de áreas ou tópicos definidos. Ênfase nos estudos analíticos e comparativos, desenvolvendo o senso crítico do alunado.

 

    Tópicos em música brasileira: estudo da evolução e desenvolvimento da música de compositores brasileiros, através da análise de estilos e técnicas composicionais empregadas.

 

    Tópicos em pedagogia instrumental: estudos das principais propostas metodológicas e sua aplicação no contexto do ensino musical brasileiro. Técnicas e procedimentos no ensino do instrumento.

 

    Tópicos em práticas interpretativas: tópicos relevantes relacionados à performance e/ou a elementos técnico-interpretativos.

    Tópicos especiais em música: abordagens sobre aspectos diversos da música, práticos e/ou teóricos, definidos a partir da formação e atuação do professor ministrante e/ou dos projetos de pesquisa dos alunos.