Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > “Ferinhas” realizam visita técnica ao Hospital Universitário Lauro Wanderley

“Ferinhas” realizam visita técnica ao Hospital Universitário Lauro Wanderley

publicado: 07/11/2023 14h31, última modificação: 07/11/2023 14h31

Na última quinta-feira, 26 de outubro de 2023, os alunos do 1º período de Relações Públicas realizaram uma visita técnica ao HULW acompanhados da professora e vice-coordenadora de curso, profa. Josilene Ribeiro. A atividade faz parte de um estudo dirigido realizado para disciplina Sociologia das Organizações, com objetivo de aplicar e refletir sobre os conceitos discutidos ao longo do período letivo 2023.1.

O Hospital Universitário Lauro Wanderley fica localizado no Campus I e pertence à UFPB, sendo gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A principal atividade do HULW é o atendimento hospitalar, com exceção de pronto-socorro e unidades para atendimento à urgências. Funcionando também como espaço de formação para médicos residentes, estudantes da área de saúde e comunicação, dentre outras, o hospital-escola conta com mais de 2000 colaboradores das áreas médica, assistencial e administrativa e atende pacientes de todo estado da Paraíba, via regulação do SUS.

Inicialmente, os discentes foram recepcionados pelo Relações Públicas do complexo hospitalar, Gustavo Freire, que se formou pela UFPB. Os estudantes conheceram diversos setores do hospital, tais como o CPC (Centro de Pesquisas Clínicas), apresentados pela chefe da unidade - Dra. Annelissa Andrade. Também tiveram a oportunidade de conhecer o CSS (Centro de Simulação em Saúde) guiados por Pablo Leone, chefe do setor. Acompanhados da enfermeira Kellyane Morais, eles conheceram de perto o setor de Serviço de Oftalmologia, e por último, Gustavo Freire os conduziu até o auditório, onde apresentou um breve histórico da organização, como também os demais setores, os seus planejamentos e quais as suas atribuições como Relações Públicas do HULW.

“É essencial podermos observar como funciona a comunicação interna, como é feita a divisão das tarefas. Foi muito legal porque conseguimos ver com os nossos próprios olhos, não apenas de maneira didática”, disse Ana Clara, estudante do primeiro período do curso de Relações Públicas.

Para a profa. Josilene Ribeiro, além de permitir aos “ferinhas” conhecerem o funcionamento de uma organização e o andamento de sua comunicação, visitas técnicas contribuem para articular teoria e prática, ajudando a fixar e ampliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula.