Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Discentes realizam aula de campo na comunidade Caiana dos Crioulos

Discentes realizam aula de campo na comunidade Caiana dos Crioulos

RPs em campo
publicado: 25/03/2024 17h02, última modificação: 26/03/2024 15h17
Exibir carrossel de imagens Edinalva, empreendedora da comunidade Caiana dos Crioulos, e familiares

Edinalva, empreendedora da comunidade Caiana dos Crioulos, e familiares

No último sábado, dia 23 de março, os alunos das turmas de Comunicação e Identidade Cultural e Seminários Étnico-Raciais, ministradas respectivamente pela Prof.ª Josilene Ribeiro e pelo Prof. André Luiz, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a cultura dos moradores da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos.

O principal objetivo da visita foi promover a compreensão do contexto histórico de desenvolvimento da luta pelo fim da escravidão na microregião do Brejo Paraibano, em articulação com o conceito de identidade cultural. Além de estimular os discentes a refletir sobre os desafios enfrentados pela população quilombola na busca do direito ao seu território e as estratégias de desenvolvimento local, a partir da experiência, das tradições, costumes e formas de organização social de Caiana dos Crioulos.

Situada no área de serra, no município de Alagoa Grande, Caiana dos Crioulos tem uma história profundamente enraizada na resistência e na preservação de tradições afro-brasileiras. Fundada por descendentes de povos escravizados, a comunidade guarda uma memória ativa da luta pela liberdade e valorização da cultura negra.

Durante a visita, os estudantes de Relações Públicas e Rádio e TV participaram de uma roda de conversa sobre história e ancestralidade e da apresentação de coco de roda, muito tradicional na comunidade. Como parte da vivência, todos desfrutaram de um almoço no Restaurante “Rita de Chicó”, onde puderam saborear pratos típicos preparados com ingredientes frescos e receitas transmitidas de geração em geração.

Antes do retorno à João Pessoa, os alunos fizeram uma parada na cidade de Alagoa Grande, onde visitaram o Theatro Santa Ignêz e o Museu Margarida Maria Alves. Assim, a aula de campo complementou os conteúdos abordados em sala de aula, despertando nos alunos uma maior consciência sobre a importância da preservação das tradições culturais e do respeito à diversidade étnico-racial, bem como uma visão mais ampla da história e da cultura da região.

A Coordenação de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba continua comprometida em proporcionar vivências que estimulem o conhecimento e a reflexão sobre questões socioambientais e culturais.