Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INTERCOM NORDESTE 2023

INTERCOM NORDESTE 2023

Universidade Federal de Campina Grande sediou o congresso regional

publicado: 27/06/2023 14h27, última modificação: 27/06/2023 14h35

O INTERCOM, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, é um dos eventos mais relevantes e aguardados pelos estudantes e profissionais da área de Comunicação no Brasil. Nele, pesquisadores e acadêmicos têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos, apresentar estudos inovadores e debater tendências. Nos últimos dias 20, 21 e 22 de junho aconteceu o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Imbuídos no clima dos festejos juninos, na terra do maior São João do mundo, a comunicação teve encontro proveitoso, além da programação com diversas sessões das divisões temáticas (DTs), Expocom, Intercom Júnior (IJs), oficinas e minicursos.

Na sessão IJ03 - Relações Públicas e Comunicação Organizacional, que consiste no espaço destinado a acolher os trabalhos de pesquisa elaborados nos cursos de graduação, coordenada pela Professora Dra. Maria Lívia Pachêco (UFPB), dois trabalhos representaram o curso de RP da UFPB: "Comunicação Pública Governamental: Uma Análise do Planejamento de Comunicação nas Prefeituras da Região Metropolitana de João Pessoa" de autoria de Senilson Fernandes de Morais, e "A Experiência da Produção de Artigos por Discentes da Disciplina de Comunicação Organizacional" de Erivaldo Jônatas Silva Lima, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na pesquisa de Erivaldo Jônatas Silva Lima, o autor explorou a experiência da produção de artigos científicos por discentes da disciplina de Comunicação Organizacional. Já o estudo de Senilson Fernandes de Morais concentrou-se na área de Comunicação Pública Governamental, mais especificamente no planejamento de comunicação nas prefeituras da região metropolitana de João Pessoa.

“Minha experiência no congresso foi positiva, pude apresentar o trabalho e gerou um debate propositivo acerca da gestão de comunicação pública nas cidades dos que estavam presentes no evento. Ouvi elogios sobre o trabalho e como ele é também uma denúncia sobre como a comunicação é feita em algumas cidades e como temos que avançar sobre a comunicação pública para que seja mais efetiva e fomente a participação popular, ouvindo as demandas da população”, conta Senilson.

Ambos trabalhos reforçam a importância da pesquisa e do compartilhamento de conhecimentos na área das Relações Públicas. O INTERCOM, ao proporcionar um espaço para a apresentação e discussão dessas pesquisas, estimula o avanço teórico e prático, além de promover a integração da comunidade acadêmica de comunicação na região. Por isso é significativa e necessária a participação dos discentes do nosso curso, em encontros como o INTERCOM, elevando assim a construção de espaços que disseminam as Relações Públicas e sua relevância na Comunicação Organizacional.

Os trabalhos estarão disponíveis em breve na página do INTERCOM.

______________________________________________________________________________________________________________

Texto dos estagiários(as): Aldenir Júnior, Anne Soares e Maiara Barbosa.