Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Turmas do Curso de Relações Públicas participam de aula de campo em Alagoa Grande e Areia/PB

publicado: 19/04/2023 11h12, última modificação: 19/04/2023 11h13

As viagens de campo são uma ferramenta pedagógica valiosa que podem complementar e enriquecer a aprendizagem em sala de aula. Essas experiências proporcionam aos estudantes a oportunidade de aprender de maneira prática e envolvente, permitindo que eles vejam, ouçam e experimentem o que estão aprendendo na vida real. Ao sair da sala de aula e visitar locais como museus, parques, empresas e outros locais relevantes para as disciplinas, os alunos são capazes de se conectar com o mundo ao seu redor e ganhar uma compreensão mais profunda dos tópicos que estão estudando. Além disso, as viagens de campo podem ajudar a motivar os alunos, tornando a aprendizagem mais interessante e relevante para eles.

Compreendendo a importância desses momentos fora de sala de aula, no último sábado(15/04/23),  as turmas de Seminários Étnico-Raciais e Comunicação e Identidade Cultural do Curso de Relações Públicas do CCTA/UFPB realizaram uma viagem de campo até Alagoa Grande e Areia/PB. Os professores André Luiz Dias e Josilene Ribeiro traçaram um roteiro que permitiu que os alunos mergulhassem na história escravagista do estado, que foi palco de atos contra a dignidade humana.

A Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande/PB acolheu as turmas com danças, músicas e relatos, proporcionando um contato enriquecedor com a cultura negra resistente. Em Areia, os estudantes visitaram o Museu do Brejo Paraibano/Museu da Rapadura (Campus II da UFPB), a fachada do Casarão José Rufino e a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Essa experiência permitiu que os alunos saíssem da sala de aula e se aproximassem da realidade vivida pelo povo negro, muitas vezes esquecida nos livros.

A coordenação parabeniza os professores André Luiz  e Josilene Ribeiro pela iniciativa!

______________________________________________________________________________________________________________________

Texto dos estagiários (as): Aldenir Junior, Anne Soares e Maiara Barbosa