Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por danielrocha publicado 19/01/2016 08h46, última modificação 31/10/2023 18h04

O Curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é considerado um dos mais tradicionais da região Norte/Nordeste. Iniciado no final da década de 1970, como uma das Habilitações do antigo Curso de Bacharelado em Comunicação Social, teve um papel preponderante na formação de centenas de Profissionais de Relações Públicas, até então reconhecidos como Bacharéis em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas, que, ao longo das últimas décadas, foram capazes de ocupar cargos e desenvolver atividades importantes em organizações de economia pública e/ou privada sediadas em diferentes regiões do país.

A partir de 2011, de modo a atender as demandas específicas do campo de atuação profissional e do campo acadêmico da Comunicação Social, o Curso de Relações Públicas da UFPB, assim como os demais cursos vinculados ao Departamento de Comunicação (DECOM) (Jornalismo, Radio e TV, Cinema e Audiovisual), foi desmembrado do Curso de Bacharelado em Comunicação Social. Consequentemente, o curso deixou de ser concebido na modalidade de Habilitação e passou a ser estruturado e ofertado como Curso de Bacharelado em Relações Públicas. 

Atualmente, o Curso de Bacharelado em Relações Públicas da UFPB está vinculado ao DECOM do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). Sua estrutura curricular segue alinhada com as tendências da comunicação organizacional no mercado global do século XXI, pautadas no planejamento estratégico, na ação empreendedora e, principalmente, nas ferramentas digitais que emergem da constante evolução das Tecnologias de Informação Comunicação. Além disso, o curso conta com um corpo docente em constante aprimoramento e atualização, composto por 13 (treze) mestres e doutores especialistas em diversas áreas da comunicação organizacional.     

 

Avaliação do MEC: O curso de Relações Públicas foi avaliado como conceito 3, em 2017; E com conceito 4, em 2023.